7 chaves para ser autossuficiente e, portanto, feliz

Melhorar sua autossuficiência pode ser o início da sua felicidade.

Emma E. Sánchez

A maioria das pessoas quer ser autossuficiente, ou seja, ver a si mesma independente e sem precisar de outros. Com isso, imaginamos fazer grandes coisas, ter independência financeira, não dar explicações a ninguém e fazer o que nos agrada, escolher o trabalho dos sonhos, viajar ao redor do mundo, entre outras coisas fantásticas.

Ser autossuficiente nos permite conhecer-nos melhor, aprendendo a ver do que somos capazes. É como se fosse nosso próprio desafio de vida. No entanto, pode parecer muito simples, mas não é, porque precisamos realmente de perseverança para ser totalmente autossuficiente e saber aproveitar todas as oportunidades que surgirem na vida.

Se tivermos medos, dúvidas, insegurança ou ideologias enraizadas devido às nossas experiências dolorosas do passado e ainda não as libertamos, será difícil sermos autossuficientes e independentes. É por isso que devemos começar por nós mesmos, limpando nosso espírito, corpo e mente para que possamos alcançar nossa meta.

O caminho para ser autossuficiente

Devemos compreender que ser autossuficientes não se trata de nos afastarmos de nossos entes queridos ou de nos tornarmos seres antissociais. Pelo contrário, todas as pessoas com quem convivemos diariamente serão de muita ajuda para conquistar nossos objetivos.

Mas por onde começar? Aqui eu compartilho algumas chaves eficientes:

Advertisement

1. Limpeza do coração

Para começar, devemos ter nosso objetivo em mente e, então, fazer uma limpeza do coração, ou seja, perdoar. Perdoe a si mesmo, perdoe seus entes queridos, família, amigos, companheiros etc. Assim você curará seu coração e poderá ter um melhor começo sem acumular emoções negativas em seu ser.

Quando se sentir preparado, então comece a trabalhar em si, o que quer realmente, para que quer ser autossuficiente, que objetivos você quer alcançar. Quando responder essas perguntas, estará pronto para dar o próximo passo.

2. Mais responsabilidades

Uma maneira prática de sermos autossuficientes é delegando-nos cada vez mais responsabilidades, começando por nossos próprios hábitos. Por exemplo, seja mais proativo, evite que os outros lhe digam o que fazer, pelo contrário, faça as coisas por iniciativa própria.

Outra ideia é priorizar; aprender a fazer as coisas que mais requerem sua atenção em primeiro lugar, e não se esqueça de pensar em você, ou seja, nos benefícios ou recompensas que lhe deixarão sentir mais satisfações ao terminar com todas essas responsabilidades.

3. Mantenha-se informado

Como se diz por aí, “a informação é poder”, já que, quando estamos informados, podemos tomar decisões e ser mais independentes. Isso não só vai ajudar você a ter mais assuntos de conversa, como também será útil para ter mais oportunidades. Por exemplo: se você quer ser financeiramente independente, a informação lhe servirá para encontrar o trabalho ideal que você gosta, no qual possa explorar suas habilidades e conhecimentos.

Advertisement

Além disso, você poderá buscar ofertas educacionais que irão ajudá-lo a se preparar melhor para ter um futuro melhor, tanto pessoal quanto profissional.

4. Executar um plano financeiro

Outra chave para ser autossuficiente é conhecer bem nossos rendimentos e gastos e quanto dinheiro você precisa para se sustentar. Comece a executar um plano de ação para que possa alcançar seus objetivos. Neste ponto, o ideal é aprender a economizar e, assim, será uma pessoa autossuficiente e independente muito mais rápido.

Uma chave para economizar melhor é o investimento. Ou seja, invista o pouco ou muito dinheiro que tiver para fazê-lo multiplicar; assim poderá ver como o dinheiro renderá ainda mais.

5. Tome decisões sem consultar outros

Confie em si mesmo, tome as decisões que você acredita serem as melhores e não hesite por um instante. Lembre-se de que se você errar, isso lhe fará refletir e melhorar, já que aprenderá com seus próprios erros e não terá pretextos para culpar a outros.

Tenha em mente que você é uma pessoa capaz, inteligente, criativa, madura e totalmente autossuficiente para saber o que fazer ou não da sua vida.

Advertisement

6. Não dê tantas explicações

Este ponto está relacionado com a tomada de decisões. É importante que evite dar explicações do que faz ou deixa de fazer. Senão, não poderá ser autossuficiente. Neste caso, só recomendo compartilhar seus sucessos, mas não seus desejos, até que os veja realizados. Da mesma forma, você também pode pedir opiniões para ter mais opções em sua mente ao tomar suas decisões, mas lembre-se, não dê tantas explicações.

No fim de contas, se estiver errado, só você aprenderá com isso e não os outros.

7. Pense em você

Pode parecer um pouco egoísta, mas é importante que coloque suas prioridades e necessidades em primeiro plano para se tornar autossuficiente. Neste ponto, é importante visualizar e definir bem o caminho para chegar ao seu objetivo. Seja quem você quiser ser, seja autêntico, sem tentar aparentar ou mudar sua personalidade, ideologias ou crenças.

Por fim, ser autossuficiente será fácil se você colocar essas chaves em prática. Lembre-se de que você não tem limites e que, ao atingir seu objetivo, receberá a melhor recompensa, porque se sentirá feliz em todos os aspectos da vida.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 7 claves para ser autosuficiente y por ende, feliz

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.