Vocês podem se amar muito, mas há 8 coisas que seu amor não pode lhe dar 

Vocês podem se amar muito, mas seu amor não pode dar uma base sólida à sua existência.  Isso só você pode fazer. 

Erika Otero Romero

Se existe uma sensação maravilhosa na vida, é encontrar o amor. Junto a essa pessoa especial, você sente que pode conseguir qualquer coisa. Mas, além do amor, há muitas coisas que um relacionamento não pode fazer por você, não importa quanto você deseje. 

Ele ou ela pode complementá-lo, pode fazer você rir, ser seu apoio e consolo nos tempos difíceis, ser uma grande companhia. Mas, no final das contas,  coisas que somente você pode fazer por si mesmo, e ninguém mais fará, por mais que o queira. São elas: 

1. Alcançar a felicidade plena 

A felicidade não é um estado contínuo do ser humano, nem pode ser totalmente atribuída a ter encontrado um amor. 

Uma pessoa pode ser feliz em um momento e no outronão. Isso não precisa ser algo negativo para a ela, é apenas algo que acontece. Por esse motivo, você não pode esperar ser sempre feliz ao lado de alguém, pois, muitas vezes, são necessários momentos difíceis na vida, para que possamos aprender a apreciar as coisas que temos e as pessoas ao nosso redor. 

Os infortúnios da vida nos ajudam a apreciar esses estados felizes que todos temos de tempos em tempos, mas um namorado(a) ou cônjuge não lhe proporcionará uma felicidade plena. 

Advertisement

2. Ter confiança em si mesmo 

Você pode ter o maior amor da sua vida e, ainda assim, duvidar de si mesmo. Geralmente, quando tememos que a pessoa que amamos nos troque por outra, tendemos a ser inseguros acerca de nós mesmos. 

Só você pode adquirir segurançaem si mesmo, coisa que conseguirá com muito trabalho, ao aumentar sua autoestima e reconhecer suas fraquezas, aceitando-as e fazendo com que elas sejam substituídas por seu antônimo positivo. Só então você poderá obter essa segurança, pois ninguém fará isso por você, por melhor que a pessoa seja ou que a ame muito. 

3. Compreender a dor 

Praticamente, desde que nascemos, sentimos dor física ou emocional. Portanto, acreditar que ter alguém que o ama irá libertá-lo do sofrimento é um grande erro que muitas pessoas cometem. 

A dordeve ser sentida, compreendida e superada, mas isso só será alcançado por seu próprio esforçoe não porque alguém preenche suas lacunas emocionais e o ajuda a superar seus traumas. Seu parceiro pode confortá-lo, mas somente você pode se ajudar a ficar curado. 

4. Certeza das coisas 

Muitas novelas e filmes vendem a ideia de que o amor é uma constante: “Seremos felizes para sempre”. Mas a verdade é que isso não está acontecendo com muitos casais. Não há nada garantido no amorpor mais que sejam feitas as promessas mais absurdas. 

Advertisement

Olhe para o seu amor como um empréstimo que a vida lhe dá e que você pode desfrutar para sempre ou apenas por um breve momento. Mas, quanto mais você souber que deve cuidar deledesfrutá-lo e aprender com ele, mais saberá como tirar proveito do momento em que o tem. Lembre-se: não há certezas nos relacionamentos. 

5. Satisfação plena 

Às vezes, você se sente satisfeito com seu parceiro. Mas essa satisfação não é constante. Como casal, haverá momentos de insatisfação, ainda mais quando você deposita grandes expectativas em seu parceiro. 

Não é obrigação de ninguém satisfazer às expectativas depositadas sobre si. Portantoseu cônjuge não lhe proporcionará satisfação plena. 

Você terá momentos bons e ruins no casamento. E isso não é ruim, pois ninguém é perfeito, e as bases do amor verdadeiro são estabelecidas sob o conhecimento de que não somos perfeitos. O que você pode fazer é aceitar essa situação e ser honesta com seu parceiro sobre seus sonhos e expectativas, para se entenderem melhor. Mas não esperem um do outro coisas que não sabem se desejam. 

6. Encontrar o significado da sua vida 

A chegada desse amor deu nuances à sua existência, mas se há algo verdadeiro, é que o amor não é a única coisa que dá sentido à vida de um ser humano. 

Advertisement

Todos nós temos vários objetivos para alcançar, e encontrar um amor é apenas um deles. É por essa razão que, paralelamente à chegada do amor em sua vida,  outras áreas que você não deve negligenciar. 

Você deve se esforçar para levar adiante sua carreira profissional, cuidar da saúde, conhecer pessoas, criar, viajar ou tantas outras coisas que podem deixar a vida de uma pessoa plena, e que não devem ser negligenciadas antes da chegada do amor. Em vez disso, você deve se esforçar para conseguir um equilíbrio justo em todas as áreas da vida que lhe interessam e, então, encontrará sentido na sua existência. 

7. Entender o que é estabilidade 

A vida não é estável. Se você acha que ter alguém em sua vida lhe dará estabilidade, reavalie essa ideia. Os relacionamentos nem sempre são estáveis, mesmo que haja muito amor envolvido. 

Se há algo que um relacionamento vai lhe ensinar, é que, em um dia as coisas estão bem; no outro, pode acontecer algo inesperado e alterar a calma em que você vive. 

As pessoas mudam, a vida muda e nós mesmos mudamos, todo dia, para nos adaptar às necessidades da vida. Assim sendo, as mudanças não são ruins.Por isso, cada um delas é bem-vinda. 

Advertisement

Você não deve esperar viver uma vida imóvel e estática, ainda mais se estiver em uma relação conjugal. Você deve aprender que até o amor passa por estágios e isso não é ruim porque, com o tempo, ou ele tende a se fortalecer, ou acaba dando lugar à dorMas tudo faz parte da vida. 

8. Entender a solidão 

Ter alguém não é garantia de que você não vai se sentir sozinho em algum momento. Isso acontece com muitas pessoas queembora estejam com alguém, quando essa pessoa não está ao seu lado elas se sentem infelizes. 

A  solidão é um estado interno. Acontece quando você não se sente bem consigo mesmo; isto é, você não tem essas conversas internas que o ajudam a se entender e a se conhecer melhor. 

Quando uma pessoa faz uma autoanálise, ela chega a um entendimento de que, mesmo que esteja sem alguém há vários meses, ela se sente bem. Dessa forma, um namorado (a) ou cônjuge não deve ser alguém para se refugiar, a fim de não se confrontar, mas alguém que o faça feliz, mesmo que não esteja perto de você. 

Seu marido ou mulher pode lhe dar muitas coisas, mas tudo o que é oferecido só será recompensado e fortalecido pelo crescimento pessoal e conhecimento íntimo de si mesmo. Esforce-se para entender os aspectos anteriores da vida de todo ser humano, e você poderá desfrutar a plenitude do amor conjugal. 

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Pueden amarse mucho, pero hay 8 cosas que tu amor no puede darte

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.