Você sofre de retenção de líquidos? Estas plantas medicinais irão ajudá-lo

A natureza é sábia e oferece remédios para todas as doenças conhecidas

Erika Otero Romero

Nada é mais irritante do que sentir as pernas ou articulações inchadas. Andar, mexer ou agachar torna-se uma tortura quando você tem inchaço.

Inchaço nas pernas, como em outras áreas do corpo, pode se dar devido à retenção de líquidos. Esta doença também é conhecida como edema .

Segundo a  Fundação Espanhola do Coração, deve-se a um acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos. Pode  ser patológico ou não patológico. É necessário identificar a diferença entre os dois para aplicar o tratamento médico adequado. Desta forma, evita-se que outras doenças secundárias se agravem por falta de diagnóstico ou pelo diagnóstico errado.

Diferenças no tipo de retenção de líquidos

A diferença é que quando se trata de uma patologia, o edema pode ser causado por problemas circulatórios, insuficiência cardíaca congestiva e doença renal ou hepática.

Quando a retenção hídrica não é patológica, a causa é uma simples dilatação das veias. Isso acontece em temperaturas mais altas.

Advertisement

Apesar disso, sendo por uma razão ou outra, a retenção apresenta sintomas como:

– Ganho de peso inexplicável

– Inchaço nas pernas e tornozelos

Aumento da circunferência abdominal ou diminuição da micção

Embora não seja uma doença que afete pessoas mais jovens, casos podem ocorrer em adolescentes.

Advertisement

Medicina natural

Embora a medicina tradicional ofereça tratamentos muito avançados para tratar esse desconforto, a medicina natural não fica muito atrás. O interessante é que uma não compete com a outra. Além disso, a medicina natural pode complementar o tratamento clínico, otimizando a qualidade de vida do paciente.

1. Reduza a ingestão de sal.

2. Evite passar muito tempo em pé.

3. Caso a pessoa tenha tendência a reter líquidos, recomenda-se que, ao sentar-se, mantenha as pernas levantadas – isso para evitar o acúmulo de sangue nas pernas.

4. Mudanças radicais no que você come. Por exemplo, produtos lácteos podem ser consumidos, desde que não contenham sal.

Advertisement

Você pode comer carne, desde que seja magra, e peixe. Tentar comer o mínimo possível defumados e embutidos.

Elimine da dieta os molhos do tipo mostarda, rosé, etc. Também refeições rápidas e pré-cozidas. Cuide para que os líquidos que consome não contenham sódio.

Você pode comer frutas e vegetais, bem como grãos que não contêm sódio.

Bebidas naturais diuréticas

Para ajudar no tratamento, existem muitas ervas diuréticas que reduzem o inchaço. Elas ajudam a desinchar independentemente de o edema ser patológico ou não.

Aqui estão algumas delas:

Advertisement

1. Chá de dente-de-leão

Uma infusão desta planta estimula a micção. Além disso, é benéfico para o fígado, pois é rico em antioxidantes.

Está provado que estimula a produção de insulina; portanto, pessoas com diabetes também podem se beneficiar de seu consumo.

A maneira de prepará-lo é simples: quando a água ferver, colocar alguns raminhos de dente-de-leão e tampar o recipiente por algum tempo. Beber ainda quente.

2. Chá verde

Esta planta contém antioxidantes e tem efeito diurético.

Para prepará-lo, adicione uma colher de chá de chá verde em uma xícara de água fervente. Deixe descansar por alguns minutos antes de passar por um filtro de pano.

Advertisement

Beba cerca de 45 minutos após a refeição principal, para que a bebida não impeça a absorção dos nutrientes.

3. Chá misto de funcho, cavalinha e bétula

Esta é uma mistura com um poderoso efeito drenante e diurético.

A cavalinha é rica em flavonoides com efeito emagrecedor. O funcho tem propriedades diuréticas. A bétula tem uma grande capacidade anti-inflamatória.

Uma infusão dessas ervas será de grande ajuda no tratamento contra a retenção de líquidos. É preparada adicionando 50 gramas de cavalinha, 50 folhas de bétula e 40 sementes de funcho a um litro de água fervente. Você deixa descansar por 20 minutos, depois filtra e bebe ao longo do dia.

4. Chá misto de coentro, gengibre e funcho

São ervas muito eficazes para drenar o líquido e evitar o inchaço.

Advertisement

Para prepará-lo, basta adicionar uma colher de chá de sementes de coentro, outra de sementes de funcho e duas rodelas de gengibre em água fervente. Então você bebe e dependendo da quantidade de água que você ferveu, você bebe até acabar.

5. Chá de flor da Jamaica

Ferva 10 gramas de flor jamaicana em um litro de água. Beba ao longo do dia.

6. Chá de salsa

Este é um dos remédios caseiros mais populares para ajudar na retenção de líquidos. O que ele faz é aumentar a quantidade de urina produzida, favorecendo a ação drenante.

Para prepará-lo, basta adicionar um raminho de salsa a um litro de água fervente. Beber ao longo do dia.

A natureza é sábia, oferece uma quantidade imensa de plantas benéficas que auxiliam no tratamento de diversas doenças. Você só precisa saber escolher o que funciona melhor para você e estar aberto a tratamentos naturais.

Advertisement

Não se esqueça de consultar o seu médico antes de fazer qualquer mudança radical em sua dieta.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original ¿Sufres retención de líquidos? Estas plantas medicinales te ayudarán

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.