Você sente um vazio na vida? Isto irá preenchê-lo e dar sabor à sua existência

Em uma sociedade cada vez mais rápida e carente de sentido, todos nós precisamos de lugar e espaço de paz e reclusão. Se quer saber como conseguir isso, continue lendo.

Oscar Pech

Deixe-me contar a história de um senhor que conheci há alguns anos. Ele voltava do trabalho, abria as janelas, ligava a TV e o aparelho de som ao mesmo tempo e no volume máximo. Aham: seus vizinhos, mesmo os que moravam longe, tinham que escutar o que ele ouvia.

Eu me perguntava por que razão ele deixava o volume dos dois aparelhos tão alto, a ponto de não dar para distinguir um do outro e de se ouvir se ouvir apenas barulho. Quando o conheci melhor, acho que pude entender: havia um vazio tal na sua vida, e ele tinha tanto medo da solidão, que tentou preencher esse vazio com barulho.

Quando você precisa desesperadamente de comunhão com o divino

A segunda história é sobre algo que ocorreu comigo quando eu era jovem. Eu entendia muito bem o conceito “Dia de Descanso” e me esforçava muito para guardar os mandamentos. Mas numa dessas, perdi meu emprego, e meu novo empregador disse que a única maneira de eu poder descansar no dia de descanso era atingir determinada meta de produção.

Durante duas semanas tentei trabalhar muito e incentivar o resto da equipe de trabalho a atingir a meta, mas não a alcançamos. No início da terceira semana, fiz uma oração muito sincera: “Pai, tu sabes que sempre santifiquei o Dia do Senhor. Ajuda-me para que, nesta semana, possamos terminar a tempo e eu consiga ir à Igreja no próximo domingo”.

E durante toda a semana me esforcei para trabalhar mais arduamente do que nunca, orando continuamente e incentivando meus colegas. Mas na noite de sábado, quando saí do trabalho, meu chefe me disse: “Quase atingimos a meta, mas não conseguimos, vamos trabalhar amanhã.”

Advertisement

Naquela noite, orei e quase reivindiquei em minha oração. Se eu tinha trabalhado tanto e feito a minha parte, por que não recebi ajuda do alto para guardar um mandamento?

Na manhã seguinte, estando pronto para ir para o trabalho, meu chefe me ligou para avisar que não iríamos mais trabalhar. Fui correndo para a Igreja. Se eu me apressasse, chegaria a tempo para os serviços dominicais. Cheguei no momento em que a congregação cantava o hino de abertura. Jamais esquecerei o que a letra dizia: ” Eu sei que vive meu Senhor! O meu sublime Salvador! (…) Que roga sempre ante Deus, Velando pelos filhos seus”.

O descanso que vem do sagrado

Agora, deixe-me juntar as duas histórias: todos nós precisamos de um lugar de refúgio, um lugar de recolhimento, um lugar de paz. Aquele que não tem noção do sagrado preenche essa lacuna com ruídos, que o deixa ainda mais vazio. Quem tem essa noção procura preencher-se com a presença do sagrado.

Não faz muito tempo, eu estava lendo Charles R. Swindoll. Fiquei impressionado ao encontrar em suas palavras a seguinte frase: “Deus nos apresenta ao dia de descanso como um refúgio em que podemos entrar”.

Vivemos em um mundo muito acelerado. A vida está ficando cada vez mais rápida. Ouso sugerir que a observância do Dia do Senhor nos convida a colocar o pé no freio. Convida-nos a descansar. Creio que passar esse dia em frente a uma tela é perder uma oportunidade maravilhosa de comunhão com o divino, de admirar a beleza e a abundância deste mundo, de ficar mais perto de nossa família.

Advertisement

Um mandamento que é uma benção

Sempre que penso nisso, fico surpreso que até o próprio Senhor, depois de criar a Terra em seis dias, descansou no sétimo dia. O dom de ter um dia de descanso, um dia para adorar a Deus, um dia para desfrutar a companhia da família e torná-la mais unida deve ser valorizado.

Bem-aventurado é aquele que honra esse dia. Eu tinha acabado de ler uma série de artigos intitulada Os 10 Mandamentos na Sociedade de Hoje, e fiquei pensando sobre a estatística de que apenas uma a cada dez pessoas consegue listar (não digo obedecer, apenas lembrar) os dez mandamentos de cor.

Meu convite para você é muito simples: converse com seu chefe e tente reservar o domingo para descansar. Valorize esse dia como uma oportunidade de unir sua família com nosso Pai. Afaste-se por um dia da tecnologia lúdica; procure ser mais do que uma mera estatística. Garanto-lhe que guardar o Dia do Senhor é algo que dará sabor à sua vida e o encherá de energia espiritual para enfrentar com firmeza as dificuldades da semana.

Leia também: Os 10 mandamentos do casamento

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Sientes un vacío en tu vida? Esto lo llenará, y le dará sabor a tu existencia

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Oscar Pech

Oscar Pech nasceu no México, é conselheiro. De seus 50 anos, 26 tem sido dedicados a sua carreira de conselheiro, de escritor, do ensino e do "coaching".