Você saberia reconhecer o micromachismo que habita em você?

O machismo pode estar enraizado em você. Identificá-lo a tempo irá ajudá-la a ter uma melhor autoestima e ser um exemplo saudável para suas filhas.

Danitza Covarrubias

Quando pensamos em machismo, tendemos a pensar em homens subjugando as mulheres. Também pensamos em um sistema que favoreça os homens. Pensamos em tudo que nos oprime, como mulheres, o que não nos põe em condição de igual para igual como os homens. Porém, você, mulher, alguma vez já parou para pensar em si mesma como machista?

Quando falamos de mulheres machistas, pensamos que são as favoráveis ao patriarcado, ou, pelo menos, pensamos em mulheres educando meninos e meninas de forma tradicional, dando preferência aos meninos.

Jamais pensamos em nós mesmas como machistas quanto nos maltratamos

Como assim? Sim, é exatamente o que você leu.

Há um termo chamado internalizar. Significa que dentro de você há valores e crenças, geralmente inconscientes, que a fazem comportar-se de certa maneira. Mas não é só isso, também fazem com que você trate a si mesma de determinada maneira. Pode ser aquela voz interior que lhe diz muitas coisas em tom de repreensão, queixa e crítica nada construtiva.

Mas se não conseguimos detectar os micromachismos vindos de fora, tampouco conseguiremos detectá-los dentro de nós mesmas.

Advertisement

Vou citar alguns exemplos de como você se maltrata de maneira “machista”:

Quando a casa está bagunçada e você acredita que é uma porca

A organização e os cuidados da casa geralmente recaem sobre a mulher, mesmo quando alguns homens se envolvem, dizendo “eu ajudo você”. Mas, sério, quem tem a casa suja?

A não ser que você more sozinha, a resposta é todos. Todos colaboram para sua bagunça e sujeira. Há roupas, sapatos, brinquedos, comida e sujeira produzida por todos, não apenas por você. E não é apenas você que não os recolhe. Ninguém mais o faz. Ninguém cuida do próprio espaço.

É importante você começar a olhar para as responsabilidades de cada um e iniciar uma mudança de pensamento de forma a trabalhar em equipe, como família.

Quanto acredita, devido ao mau comportamento de seus filhos, que você não os está educando bem

A criação dos filhos é outra responsabilidade que acaba recaindo sobre a mulher. De fato, geralmente é uma piada, embora não tenha graça nenhuma: quando o filho se sai bem em algo, os pais costumam dizer “meu filho”; mas quando apresentam mau comportamento ou erram, tentem a dizer “seu filho”.

Advertisement

Além disso, como mãe, você tende a acreditar que o erro é seu, a responsabilidade é sua. Na verdade, há outros envolvidos. Primeiro, o filho em questão, principalmente se tem idade suficiente para ter consciência do que fez. Em segundo lugar, o pai, já que também é responsável pela educação dos filhos.

Quando acha que seu marido tem o “direito” de sair com outra por você não ter mais boa aparência

Muitas mulheres (ouço isso em meu consultório) justificam seus maridos por saírem com outras. Dizem que faz sentido que eles não sintam mais desejo por elas devido à sua aparência. Ou, antes mesmo que aconteça, elas acham que acabará acontecendo, que os homens não podem ficar com suas esposas por amor ou por quaisquer outras razões além da aparência.

Às vezes, inclusive, os homens continuam totalmente interessados e comprometidos com a relação, mas seu pensamento “machista” não lhes permite ver que seus homens as amam.

Quando se sente culpada por deixar seus filhos com o pai para fazer alguma atividade

Muitíssimas mães se sentem muito culpadas por viajar, sair com as amigas, ir a uma consulta médica ou simplesmente sair para caminhar e respirar. Sentem culpa quando deixam seus filhos com o pai deles. Pensam que devem ficar 24 horas por dia, 365 dias por ano na cola de seus filhos, cuidando deles.

Seu marido não está lhe fazendo nenhum favor, é o pai deles, tem a mesma responsabilidade que você. De fato, geralmente os pais têm muito espaço que é só seu, como esse que você se sente culpada por invadir. Assim sendo, invada esse espaço permitindo que seus filhos criem um vínculo maior com o pai deles. Posso lhe garantir que a relação entre eles é diferente quando você está presente, em comparação com quando você não está perto.

Advertisement

Quando você trabalha fora e acha que tem a obrigação de resolver tudo relacionado à casa

Pensar que a casa é de total responsabilidade sua e que trabalhar fora fará com que você se descuide do lar é um dos pensamentos que dominam as mulheres. E muitas se sentem culpadas por se desenvolverem profissionalmente  quando não há necessidade financeira para justificar essa escolha. No entanto, a limpeza da casa e a criação dos filhos não são tarefas unicamente de sua responsabilidade. É responsabilidade do casal. Sentir-se assim é sintoma de que há machismo dentro em você.

Quando se esquece de si mesma

Pode até ser um ato de amor, e é admirável que seja assim de vez em quando. Mas, alguma vez você já demonstrou esse ato de amor a si mesma? Muitas vezes você dá a melhor poltrona, o controle remoto da TV ou o último pedaço de bolo para ele. Isso pode ser amável, mas também pode ser uma concepção machista de que ele tem o poder.

Que outras concepções machistas você consegue detectar e si? Que mensagens você envia a si mesma que provêm de pensamentos machistas?

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Sabes reconocer el micromachismo que vive dentro de ti?

Toma un momento para compartir ...

Danitza Covarrubias

Danitza es originaria de Guadalajara, Jalisco, en México. Licenciada en psicología y maestra en desarrollo transgeneracional sistémico, con certificación en psicología positiva, así como estudios en desarrollo humano, transpersonal y relacional. Psicoterapeuta, docente, escritora y madre de 3. Firme creyente que esta profesión es un estilo de vida.