Você sabe o que a Bíblia diz sobre o dinheiro? Leia isso e ficará surpreso

Os ricos eram gratos aos olhos de Jesus? É verdade que é difícil que eles se salvem? Isso é o que diz a Bíblia a respeito.

Marilú Ochoa Méndez

É ruim ter dinheiro? É verdade que os ricos não entrarão no Reino dos Céus? Jesus também amava os ricos, ou dirigiu seu amor e palavra na sua vida terrena somente aos pobres, doentes e necessitados? As nossas finanças pessoais têm a ver com a nossa vida de fé? Procuraremos responder estas e muitas outras perguntas no texto a seguir. Venha comigo, por favor.

Referindo-se ao dinheiro e ao amor às riquezas, Jesus pronunciou palavras terríveis. Um exemplo delas é o que relata São Mateus em seu Evangelho: “É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus” (Mt 19: 24).

Em outra ocasião, Jesus se incomodou muito com os mercadores que negociavam no Templo de Jerusalém, e sua repreensão chegou a tal extremo, que, inclusive, expulsou-os da casa de Seu Pai. O que podemos concluir então? Vamos continuar lendo.

Jesus amava tanto os pobres quanto os ricos

Zaqueu, José de Arimateia e Maria Madalena foram apenas alguns dos amigos ricos que Jesus Cristo teve. E ao revisar as Sagradas Escrituras, não o encontramos, em nenhum momento, desprezando-os ou tratando-os diferente devido a isso.

O que podemos ler é que essas pessoas, ao encontrarem-se com Ele, tomavam decisões radicais. Vejamos, por exemplo, o caso de Zaqueu, que, segundo São Lucas, era um homem muito rico.

Advertisement

Quando soube que Jesus passaria por Jericó, quis vê-lo e estar com Ele. Para sua surpresa, Jesus tinha a intenção de visitar sua casa nesse mesmo dia. Ao encontrarem-se frente a frente, Zaqueu dirigiu estas palavras ao Mestre:

“Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lc 19: 8-10).

Aprenda a usar os bens para os propósitos certos

A questão de Jesus não era ser contra os ricos nem contra as riquezas. No Evangelho de São João lemos que, em Betânia, na casa de seu amigo Lázaro, sua irmã Maria, “tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento. Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse:
Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?” (João 12:3-6), mas o evangelista adverte-nos que Judas não disse isso por interesse aos pobres, mas porque estava apegado ao dinheiro.

A resposta de Jesus a este ato nos esclarece muito sobre sua atitude frente ao dinheiro, pois ele defendeu a mulher contra a acusação de Judas. Com essa resposta, quis fazer com que Judas visse que está bem utilizar os bens para aquilo a que se destinam. Neste caso, Jesus comentou que Maria o ungia por que sua morte estava próxima.

Onde está o nosso tesouro?

Este episódio com o apóstolo Judas revela-nos muito, pois a sua irritação contra o “desperdício” de Maria, ao verter o perfume nos pés de Jesus, não estava baseada no amor aos necessitados, mas na sua ânsia de contar moedas, pois, como tesoureiro, era um ladrão do dinheiro comum dos Apóstolos.

Advertisement

Isto leva-nos a outra frase importante que retoma o texto sagrado: “Porque onde estiver o teu tesouro, ali estará também o teu coração” (Mt 6: 21). Está claro onde estava o coração de Judas. Mas, onde está o nosso?

Se você tem uma situação econômica que lhe permite viver sem problemas, ou se você passa por uma crise econômica, você ainda tem que se perguntar a mesma coisa. Há o caso de quem tem recursos, mas tira deles seu coração e entrega aos necessitados sua parte, cumprindo este mandamento do Senhor: “Aos ricos deste mundo, Mandai que não sejam arrogantes nem ponham a sua esperança nas riquezas, que são tão inseguras, mas em Deus, que nos proporciona de tudo em abundância para que o desfrutemos” (1 Tim 6: 17).

Também há pessoas que vivem em escassez ou pobreza e suspiram amargas, com ressentimento, frente a sua situação, espalhando a divisão ao seu redor. Outros, ao contrário, sabem agradecer o que têm, conseguindo buscar os tesouros do Céu. Estes últimos compreendem a mensagem do Salmo 37:

“Mais vale o pouco de um justo do que o muito de inumeráveis malvados; porque o braço dos ímpios será quebrado, mas o Senhor sustentará os justos.” (Sl 37: 16-17)

A bênção do Senhor traz riquezas

Em Mateus, podemos ler uma indicação clara de qual deve ser a prioridade de um seguidor de Cristo, pois ele nos indica “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6:33). Em Provérbios também lemos: “A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores.” Prov 10: 22).

Advertisement

Que Reino de Deus é este que cada um de nós deve buscar sem nos preocupar pela riqueza deste mundo que se esfumaça? Paulo nos responde em sua primeira carta a Timóteo: “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.”
(1 Tim 6: 9). E voltamos ao tema da importância de nossas prioridades, e onde colocamos nossos corações!

Nosso afã deve ser o mesmo que está no Pai Nosso, que o próprio Jesus nos ensinou:

1 Orar para que venha a nós o seu Reino, isto é, que nos amemos uns aos outros cada vez mais e melhor.

2 Então, perdoemos aqueles que nos ofendem e peçamos também perdão pelas ofensas que nós fazemos.

3 Também o Filho de Deus nos convida a pedir o nosso pão de cada dia, e para que nos livre do mal.

Então, nem a riqueza nem a pobreza são necessárias para amar Jesus. Na verdade, a abordagem é justamente o contrário. Na pobreza e na riqueza, somos convidados a amá-lo profundamente, em situações difíceis e no conforto, respondendo ao amor incondicional que Ele tem por você e por mim.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Conoces lo que dice la Biblia sobre el dinero? Lee esto y te sorprenderás

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.