Você quer mudar sua realidade? Fazê-lo está em suas mãos

Basta querer uma vida melhor e decidir fazer algumas mudanças para que a magia aconteça em sua vida.

Erika Otero Romero

A vida pode tornar-se monótona de tempos em tempos. As pessoas precisam de situações que as façam sentir-se em movimento; se isso não acontece, cai-se num ciclo interminável de insatisfação.

O que é interessante é que quando não se procura essa mudança por si mesmo, às vezes a vida faz com que essas mudanças aconteçam.

Outro aspecto que é bastante comum é que a monotonia e o aborrecimento geram lamentos. No entanto, queixar-se não é a solução. Não há um único problema na vida que tenha solução lamentando-se. Também não é bom esperar que as mudanças cheguem por si só; a razão é que não estarão sob o nosso controle. As mudanças não esperadas, geram mais estresse que a que se produz por efeito de nossa própria ação.

Mas problemas sempre surgirão, grandes ou pequenos, e eles vão aparecer para nos pôr em ação. A situação é que muitos acreditam que usar as mesmas estratégias de solução vai servir para remediar problemas diferentes.

Isso é absurdo e impossível. Fazer sempre a mesma coisa não serve; os problemas têm um propósito comum: ajudar-nos a amadurecer e ensinar-nos uma lição. Além disso, cada situação, por muito similar que seja, tem coisas que a tornam muito diferente. É como querer cobrir-se do sol com um dedo quando o que se deve usar é uma sombrinha.

Advertisement

O primeiro passo para conseguir a mudança é sempre difícil

Dizíamos antes que quando alguém não se atreve a fazer a mudança, a vida a traz à força. Isso é algo que eu mesma experimentei há alguns anos.

Tinha acabado de sair da faculdade e aceitei um emprego que estava longe de ser algo que eu conhecia. O trabalho era um desastre: meu chefe imediato era violento e explosivo. Bastava o mínimo estímulo negativo para que se zangasse e começasse a gritar; eu vivia com os nervos à flor da pele, e cada volta para casa era chorando. Desenvolvi várias doenças.

O trabalho não era um problema, era rotineiro e de fácil execução, mas a atitude do homem o tornava um inferno. Um dia, começaram as fofocas e eu, que nada tinha a ver, saí prejudicada. Eu tinha planos de terminar aquele mês e pedir demissão. Já estava farta de seus gritos e reclamações sem sentido; no entanto, em menos de uma semana, depois do primeiro mexerico, o homem decidiu despedir-me.

No início foi difícil; apesar disso, algum tempo depois de sair dali, consegui um bom emprego em um lugar melhor. Sim, lá também tive desafios, porque onde quer que se vá, o truque é aprender a lição e seguir em frente.

Tive sorte, a vida me tirou várias vezes à força de situações que pareciam não ter saída. Aconteceu com vários empregos em que estava sendo prejudicada. Saí de relações doentias em que só sofria, mas resistia a sair. Perceber que era eu mesma a responsável pelo meu sofrimento, levou-me a ter que fazer mudanças drásticas.

Advertisement

Decidir-se a fazer mudanças vai ser difícil; algumas vezes a vida vai apressá-lo, outras vezes será você quem deverá tomar as rédeas. Apesar disso, sempre será para melhor.

O primeiro passo é se decidir

Sair da zona de conforto é o mais difícil. Tenha em mente que nem toda a zona de conforto é agradável; este simples fato deveria tornar mais fácil decidir-se e fazer a mudança fosse mais simples, mas não é assim. É “normal” que resistamos à mudança pela força do costume. Aquilo que não conhecemos nos gera medo; eu entendo, mas por medo não podemos continuar a fazer-nos mal e a dar-nos pouco valor.

Serão milhares os momentos em que você vai enfrentar e mudar sua vida. Quer se trate de uma má relação, um trabalho terrível, uma nova oportunidade de trabalho. Tudo isso vai gerar medo, mas por trás do medo, há o risco de melhorar sempre a sua vida. “Quem não arrisca não petisca”, não é isso que diz o ditado?

Haverá milhares de oportunidades na vida para descobrir seu potencial; o ponto é que você deve correr o risco de querer descobrir.

Pense um pouco sobre o que o impede de querer mudar. É medo do futuro? Você tem medo de falhar com alguém, mesmo que essa pessoa lhe faça infeliz? Pense na quantidade de pessoas presas em relacionamentos e trabalhos desastrosos. Isso acontece por resistência à mudança.

Advertisement

Não fique numa relação em que não o amam nem respeitam por lealdade ou promessa. Ficar em um emprego por necessidade é frustrante e lhe deixa doente; mude-o assim que tiver chance. Ponha-se em primeiro lugar e verá que, assim que escolher a mudança, muitas oportunidades se abrirão diante de você; é questão de querer a mudança.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Deseas cambiar tu realidad? Hacerlo está en tus manos

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.