Você está sabotando seu relacionamento? 6 dicas para parar de fazer isso

Não é só a infidelidade que destrói o amor. Essas atitudes também podem fazer um casamento acabar.

Adriana Acosta Bujan

“Tenho muito medo de que meu relacionamento não dê certo”, “Com certeza meu marido está pensando em outra”, “Por que ele não diz que me ama”, essas e muitas outras frases podem estar bombardeando sua mente e fazendo com que você se sinta mal sem saber que está colocando seu relacionamento em perigo. Às vezes, não é necessário que o cônjuge seja infiel para que um casamento fracasse, visto que o peso da insegurança, os medos, as más experiências ou as dúvidas do passado são causas suficientes para sabotar um relacionamento.

Às vezes, é quase impossível para a pessoa aceitar que ela mesma seja a protagonista dos reveses de seu relacionamento, simplesmente por pensar que está certa, culpando o cônjuge por sua infelicidade. E é verdade, carregamos dentro de nós tantos complexos, inseguranças e medos, que não percebemos que esses sentimentos e emoções negativas podem ser a causa de um possível fracasso.

Pense da seguinte forma: às vezes você explode facilmente quando seu cônjuge faz algo que incomoda, sendo sua primeira reação agir na defensiva. Agindo assim, você está criando um conflito desnecessário que pode deixar feridas profundas dentro de vocês dois.

Respire fundo e descarte o que não lhe serve

“Viver felizes para sempre” é uma frase típica dos filmes da Disney, que pode ser tão verdadeira quanto você quiser. A ideia é você pensar que não apenas a força do amor fará seu relacionamento ter sucesso, mas que também há outros aspectos que fortalecem o casamento, como respeito, confiança e comunicação. Por isso, se você não trabalhar para se livrar de seus medos e inseguranças, será quase impossível trazer equilíbrio e estabilidade ao relacionamento.

Mas como se sabota um relacionamento?

1. Idealizando o cônjuge

Algumas pessoas acreditam que seu cônjuge é um tipo de super-herói que resolverá a vida delas num piscar de olhos. Pensam, inclusive, que o ser amado se encarregará de transpor os medos que elas carregam dentro de si, que é a pessoa que irá resgatar, curar, aliviar e resolver todas as necessidades e problemas que a vida lhe apresentar.

Advertisement

Você sabota uma relação quando espera que seu parceiro cuide de todo o seu bem-estar, sem que você tome a iniciativa por querer ficar bem. É como se você não tivesse o poder de decidir o que o deixa feliz e de tomar decisões, pois seus medos o paralisam de forma que você não consegue agir por conta própria.

Pense assim: se deixar todo o fardo para o seu cônjuge para que assuma as rédeas da sua felicidade, chegará o dia em que ela ou ele se sentirá cansado, perturbado e fracassado quando perceber que não conseguiu fazer você feliz, apesar de todos os esforços possíveis.

2. Sendo possessivo

Quando o amor que dá a seu cônjuge se torna sufocante e possessivo, você está sabotando seu relacionamento. Pensar que você não consegue viver sem ele, que se um dia ele a abandonar ou for infiel, você não poderá ser feliz, chama-se apego excessivo. Isso não apenas causará um sofrimento também excessivo, mas indubitavelmente afetará seu relacionamento.

Esse tipo de apego gera ciúmes possessivo, aquele que impede o casal de ter liberdade e privacidade. Sua insegurança e baixa autoestima afetarão sua mente sempre que seu parceiro fizer alguma coisa.

3. Fazendo falsas suposições

Os homens e as mulheres pensam de forma diferente. Muitas vezes, supomos que nosso marido ou mulher obviamente sabe o que pensamos, o que sentimos, o que queremos; e quando ele ou ela não é capaz de atender às nossas necessidades, surgem conflitos e brigas constantes. Tenha em mente que seu cônjuge não é adivinho, nem é capaz de prever o futuro. Por isso, você deve trabalhar a comunicação assertiva se não quiser sabotar seu relacionamento.

Advertisement

Expresse-se livremente e aprenda a transmitir mensagens de forma clara e precisa para que seu parceiro possa ajudá-lo e apoiá-lo.

4. Não assumindo seus erros

É muito fácil culpar o parceiro quando as coisas não saem como o esperado, é uma saída fácil, mas que acaba gerando brigas no relacionamento. Talvez, contudo, as decisões tenham sido tomadas por ambos, mas não significa que a culpa deva recair sobre apenas uma pessoa. Em vez disso, assuma sua parte da responsabilidade e aprendam juntos com essas experiências desagradáveis. A questão é entender que pedir perdão e reconhecer os erros fortalecerá seu relacionamento.

Seja humilde e não culpe o seu parceiro, é melhor encontrar soluções para os seus problemas como a equipe que vocês são. No final das contas, vocês dois terão que superar quaisquer dificuldades que a vida lhes trouxer.

5. Deixando de observar pontos fortes e virtudes

Pare de dar atenção excessiva às faltas, defeitos e fraquezas do seu cônjuge, o que vai apenas causar conflitos no seu relacionamento. É melhor focar nas virtudes e pontos fortes. Lembre-se de todas as coisas que ele ou ela tem pelas quais você já se apaixonou.

Comece valorizando o que seu parceiro faz por você, aqueles pequenos esforços e detalhes que o tornam especial, único e maravilhoso com você. Pense positivo e afaste os pensamentos ruins que destruirão sua admiração por seu cônjuge.

Advertisement

6. Deixando de cuidar do amor

Há casais que tendem a se sentir tão seguros em seu relacionamento, que acabam negligenciando alguns aspectos importantes que os fortalecem. Por exemplo: deixam de motivar um ao outro, de se esforçar, de ter objetivos e sonhos em conjunto, descuidam-se física e emocionalmente; e entram em uma rotina que não os faz se sentir plenos. Lembre-se de que o amor no casamento é como uma planta que, para crescer, precisa ser sempre regada. Por isso, é preciso trabalhar todos os dias para cuidar de seu amor e reavivá-lo.

Agora você sabe, pare de sabotar seu relacionamento com aquelas atitudes e comportamentos que só irão gerar conflito. Tenha em mente que você deve trabalhar para curar sua autoestima, segurança e confiança, para que isso não acabe causando um possível fracasso em seu relacionamento.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Estás saboteando tu relación de pareja? 6 consejos para dejar de hacerlo

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.