Você está criando um filho narcisista se faz essas 5 coisas

Uma criança é capaz de realizar tudo o que se propõe na sua vida e continuar a ser humilde e feliz.

Adriana Acosta Bujan

Muito se fala do narcisismo e de como é terrível ter na vida uma pessoa narcisista. E neste último ponto, sim, é verdade.

Pessoas com distúrbio de personalidade narcisista podem magoá-lo porque são manipuladoras e não são empáticas. Na cabeça delas, são as melhores e estão acima de todo o mundo. Se alguém é melhor que elas em qualquer área, irão, com toda força, tirá-lo do caminho. São invejosas, não aceitam críticas nem ordens; além disso, são vaidosas e ninguém é bom para elas.

É considerado um transtorno psicológico, pois pode afetar gravemente a vida das pessoas ao seu redor. Uma pessoa com essas características não surge do nada; aliás, atrevo-me a dizer que grande parte da responsabilidade recai sobre o tipo de criação que a ela recebe.

A ciência sobre o narcisismo

Uma pesquisa sobre egolatria infantil revelou que os pais que criam os filhos para se sentirem melhores do que os outros não os ajudam a ganhar autoestima. Pelo contrário, prejudicam-nos, pois aumentam o risco de se tornarem narcisistas. Conclui que, para aumentar a autoestima, o importante é fazer com que as crianças se sintam amadas, não que se sintam superiores.

De acordo com esse mesmo estudo, quando os pais veem os seus filhos como mais especiais, eles interiorizam a crença de que são superiores, uma visão que está no centro do narcisismo. Por outro lado, quando as crianças são tratadas com carinho, interiorizam a ideia de que são indivíduos valiosos, uma visão que está na base da autoestima.

Advertisement

Como se percebe, supervalorizar as crianças é o que alimenta o desenvolvimento de uma personalidade narcisista. Lembre-se de que, como outras características da personalidade, o narcisismo é influenciado pela genética; além disso, tem seu início nas primeiras manifestações temperamentais. É assim que algumas crianças são mais propensas a tornar-se narcisistas quando se expõem a uma supervalorização dos pais.

Quer saber se está criando um filho narcisista?

Como pais, queremos fazer o melhor pelos nossos filhos. Justamente por isso, você deve avaliar o estilo de criação que pratica, para saber se está favorecendo, sem querer, o aparecimento de traços narcisistas em seu filho.

Não se esqueça de que, do ponto de vista da saúde mental, o narcisismo é um transtorno de personalidade. Como tal, tem muitos aspectos negativos para a vida que os fará sofrer.

Exponho, a seguir, 5 tipos de criação que podem mostrar que você está criando uma criança narcisista.

1. Fazê-lo acreditar que nunca está errado

Muitas crianças têm dificuldade em confiar em si mesmas, apesar de terem habilidades suficientes para realizar muitas tarefas. Para ajudá-los a melhorar a sua autoestima, é importante encorajá-los e elogiá-los para que percebam que podem fazer muitas coisas. Uma coisa é felicitá-los pelos seus feitos, outra muito diferente é fazê-los acreditar que nunca vão errar.

Advertisement

As crianças devem aprender a viver com seus erros e frustração; isso fará com que os traços de um possível narcisismo sejam mantidos sob controle. Além disso, errar e reerguer-se faz parte do crescimento e da vida; fortalece a personalidade e torna-nos conscientes da nossa condição humana.

2. Compará-lo com outras crianças para mostrar-lhe que está acima dos outros

Pode ser que seu filho seja um menino prodígio; isso é genial, mas até um gênio comete erros e tem fraquezas.

É inevitável que, como seres humanos, não nos comparemos com os outros. Isso começa na idade de 7 ou 8 anos. No entanto, esse comportamento pode ser encorajado por iniciativa dos pais que desejam demonstrar que seus filhos “são melhores”.

Comecemos por dizer que as comparações são odiosas e desnecessárias. Todos somos diferentes e temos habilidades e fraquezas diferentes. Estes aspectos tornam as comparações absurdas.

Apesar disso, comparar um filho com o outro irá criar uma pressão desnecessária. Também incentivar uma competição insana muitas vezes. Quando uma criança se destaca numa área, é bom reconhecer os seus feitos, mas não os comparar com os outros.

Advertisement

3. Torná-los intolerantes às críticas

Vamos concordar em algo, ouvir críticas pode ser devastador e desconfortável. Apesar disso, devemos aprender a aceitá-las e tirar o melhor delas. As crianças que observam que seus pais não aceitam uma crítica e, em vez disso, insistem em que sempre têm a razão, vão aprender esse mesmo comportamento.

É seu dever ensinar seu filho a aceitar uma crítica construtiva; além disso, seu filho deve aprender a fazer mudanças que sejam benéficas para ele. Educar uma criança para que não aceite que erra é condená-la ao desprezo dos outros.

4. Gabar-se da criança e desculpar-se de suas faltas

Uma coisa é orgulhar-se dos feitos de um filho, outra é gabar-se das suas capacidades. Se acrescentar a esse tipo de atitude a ideia de que o seu filho não comete erros, você está criando um narcisista.

Não é ruim ficar feliz porque seu filho atinge seus objetivos, mas não é preciso gritar aos quatro ventos.

Quanto mais depressa admitir que seus filhos podem e vão falhar, mais equilibrada será a sua educação. Assim, as crianças poderão tolerar a frustração e não vão se martirizar pensando que são inúteis. Pense que são apenas seres humanos em desenvolvimento do seu potencial máximo.

Advertisement

5. Falar mal das crianças que não têm as mesmas capacidades

Há crianças que têm mais dificuldade em sair-se bem do que outras, seja em algumas áreas escolares ou atividades extras. Isso não os torna alunos ruins, apenas diferentes. O problema surge quando você, como pai ou mãe, critica essas crianças na frente de seus filhos. Esse tipo de atitude fará com que eles pensem que são superiores e as tratem com desdém.

A longo prazo, ambas as crianças vão sofrer. Seu filho, porque será rejeitado pelos outros, e os outros pela inevitável humilhação de que serão vítimas nas mãos de seu filho.

Como pais, o que importa é que os filhos sejam felizes e tenham uma vida adulta estável e feliz. É possível realizar muitas coisas e se sentir feliz por suas realizações sem machucar ninguém. É algo que você e seus filhos nunca devem esquecer.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Estás criando a un hijo narcisista si haces estas 5 cosas

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.