Você é a média das pessoas com quem passa mais tempo, segundo estudo

Você vai se parecer com as pessoas com quem passa mais tempo. Portanto, procure se cercar daqueles que o edificam.

Erika Otero Romero

Responda a estas três perguntas a si mesmo:

Já ouviu seus filhos dizerem frases que você acha que apenas você ou seu marido diziam?

Você já viu seu marido imitando aquele gesto que é tão seu, que até sua família notou que ele o havia incorporado?

Você descobriu que depois de um tempo começou a gostar do tipo de filme que seu marido gostava?

Sim, isso acontece com todos o tempo todo. O mais interessante de tudo é que isso vai acontecer com você pelo resto da vida, e com todas as pessoas ao seu redor.

Advertisement

Por que acabamos nos parecendo com os outros?

Temos a tendência de adotar comportamentos, pensamentos, gostos, gestos, frases e atitudes dos outros. Mas você já se perguntou por quê?

Bem, o neurocientista Moran Cerf passou cerca de uma década estudando como os seres humanos tomam decisões. Ele e seu grupo de pesquisadores encontraram em uma série de eletroencefalogramas, um “fenômeno de sincronização cerebral” entre as pessoas.

Sincronização é um ajuste temporário de eventos. Aplicado às pessoas é uma acoplagem.  Uma espécie de “eu adoto esse pensamento de uma pessoa”; isto é, torno meu algo tão íntimo quanto o pensamento de outra pessoa.

Cerf assegura que em apenas duas semanas uma pessoa pode manifestar linguajar, sentimentos e até posições sobre um assunto muito parecidos aos de alguém com quem passa muito tempo. Acrescenta ainda que essas duas pessoas podem até mesmo chegar a ser quase idênticas.

“Diz-me com quem andas, e eu te direi quem és”

Uma das recomendações interessantes que Moran Cerf faz é a de escolhermos bem as pessoas com quem passaremos nosso valioso tempo. E é verdade, levando em conta que tornamos nossos pensamentos e comportamentos os dos outros; ou que eles mesmos são afetados – para o bem ou para o mal – por outras pessoas; essa recomendação não é nem um pouco ruim.

Advertisement

Sinceramente, é um conselho muito sábio que ele não apenas oferece, mas nossos antepassados também proclamavam em seus sábios provérbios, ditados e versículos de livros considerados sagrados.

Frases como estas, (duas delas, populares em meu país):

“Quem anda com lobos aprende a uivar.”

“Quem anda no meio do mel, sempre sai com algo grudado”.

“Quem anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos sofrerá severamente” Provérbios 13:20

Advertisement

São apenas três exemplos simples dessa sabedoria ancestral que nenhum de nós jamais deve descartar.

Sim, as outras pessoas nos afetam e influenciam diretamente com o seu bom ou mal jeito de ser. Obviamente, o conselho direto dado por especialistas e essas frases é que, se você quiser se dar bem na vida, deve se cercar de pessoas que o ajudem a ser a sua melhor versão possível.

A má influência de uma pessoa pode destruí-lo

Antes de escrever este parágrafo, lembrei-me de uma fase muito sombria da minha vida que quero compartilhar com você. Esse é o melhor exemplo de que se não nos cuidamos, por causa da influência de outras pessoas, podemos cair muito baixo.

Algum tempo atrás, conheci uma pessoa que, a princípio, parecia ser o homem ideal, o que toda mulher deseja em sua vida; mas eu estava errada.

Ele era aparentemente encantador, mas quando o conheci mais a fundo, descobri nele alguém certamente perverso, não porque ele tivesse impulsos sádicos ou algo assim. Na verdade, o dele era um pouco mais sutil; vícios que passam despercebidos a olho nu, mas que, posteriormente, podem degenerar a vida de uma pessoa.

Advertisement

Com o passar do tempo, percebi que muitos de seus hábitos, infelizmente os negativos, se integraram em minhas ações e não ajudaram em nada no meu crescimento pessoal, mas meu declínio foi gigantesco.

Culpa dele? De maneira alguma! Ninguém me forçou a ter sua amizade ou depois me apaixonar por ele. Eu tive que agir conscientemente, tomar uma boa decisão e não permitir que a atitude e os comportamentos negativos dessa pessoa me influenciassem.

Aproxime-se daqueles que o levam a um bom caminho

O bom é que as coisas boas também “grudam-se” em nós; portanto, esteja rodeado por seus bons amigos, por todas aquelas pessoas que são boa influência em sua vida.

Suponha que você queira perder peso e ter uma vida mais saudável, aproxime-se dos amigos que gostam de se alimentar de forma saudável e praticar esportes. Você quer mudar a direção de sua vida e se tornar uma pessoa mais positiva? Aproxime-se de pessoas alegres, que deem bons conselhos e tenham uma atitude positiva perante a vida.

Deseja obter notas melhores em álgebra ou química? Junte-se a um grupo de estudantes para ajudá-lo nessas questões. Você pode não ser um gênio nessas questões, mas certamente isso o ajudará a obter notas melhores.

Advertisement

Em tudo na vida, ocorre a sincronização mental daqueles com quem se convive diariamente.

O mesmo se aplica à escolha de uma companhia para passar os anos e chegar à velhice juntos. Cerque-se de pessoas que tenham qualidades, comportamentos e atitudes que você procura em um amor, e você começará a assimilar essas mesmas qualidades.

Lembre-se, luz atrai luz. Nada melhor do que encontrar uma boa pessoa para compartilhar sua vida.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Eres el promedio de las personas con las que más pasas el tiempo, según un estudio

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.