Vantagens e desvantagens de ter um marido mais novo que você

Você é mais velha que seu cônjuge? Este artigo fala do que existe a favor e contra numa relação deste tipo.

Erika Otero Romero

Este é um assunto um pouco complicado de abordar. Socialmente é comum ver muitos casais em que os homens são mais velhos por poucos ou muitos anos em relação às suas companheiras, os quais quase ninguém vê com olhos recriminatórios já que, como eu disse antes, não é apenas uma situação a que, visualmente, a sociedade está acostumada. Mas com a maternidade as mulheres envelhecem mais rápido que os homens. Talvez por isso, quando as relações são aquelas em que a mulher é alguns anos mais velha do que o homem, a recriminação é a ordem do dia.

O certo é que esse tipo de casais tem aumentado, por isso é necessário conhecer as implicações de uma relação nesses termos, para, assim, tornar possível mudar alguns esquemas mentais.

Por que acontecem relações desse tipo e quais os aspectos a favor

Talvez esse tipo de relações tenha a ver com as chamadas crises da maturidade: necessidades psicológicas insatisfeitas e que sua relevância não implica tanto em atração física, mas à atração que a maturidade gera, assim como a experiência e o poder de ter uma mulher mais velha como parceira.

Apesar das maravilhas expostas antes, são vários os aspectos contra e é interessante conhecê-los antes de embarcar nesse tipo de relação.

1 Interesse em formar uma família estável

Neste caso, depende muito da mentalidade do seu parceiro. É provável que, se a ama de verdade, não lhe importe muito o fato de ser mais jovem que você uns 5 anos, mas a situação pode se complicar se a diferença é de 10 anos, já que ele pode estar mais interessado em conseguir uma promoção em seu emprego ou comprar um automóvel novo do que em ter filhos.

Advertisement

Neste caso, o que se pode fazer para evitar uma desilusão afetiva é falar com ele sobre o assunto antes que a relação se torne mais séria, assim um rotundo “não quero ter filhos ainda” não lhe causará surpresa.

2 Se você tem filhos adolescentes ou jovens adultos

Ponto delicado. Deve-se ter muito cuidado aqui, já que sua relação amorosa poderia afetá-los de maneira negativa e, assim, deteriorar a relação que tem com seus filhos, por quê? Eles podem ver seu parceiro como concorrência franca, e é provável que se apresentem grandes e graves mal-entendidos que você certamente deseja evitar tanto, para o bem de ambos os afetos, o do parceiro e o de seus filhos.

Lamento, mas perante este panorama é possível que você tenha que fazer uma escolha. Pergunte-se o que é mais importante para você e o quão significativa pode ser a rivalidade entre seu companheiro e seus filhos adolescentes. E assim, faça uma escolha consciente baseada em tal perspectiva.

3 Se tiver filhas adolescentes ou jovens adultas

A situação tende a ficar mais delicada quando for assim, já que pode acontecer uma destas duas situações:

  • Pode surgir uma relação entre a sua filha e o seu parceiro sem que você perceba, o que seria devastador para você e destruiria sua família.
  • É muito frequente que, se uma mulher tem uma relação complicada com a filha, esta brinque de tentar conquistar o parceiro da mãe para, assim, competir com ela ou demonstrar a si mesma que é uma “mulher” atraente.

A sugestão é a seguinte, pense muito. Sendo uma mulher mais velha e responsável, acredito que será capaz de organizar sua lista de prioridades. Embora seja mulher e a sua felicidade seja importante, você também escolheu ser mãe e é aí que deve equilibrar o prazer com o dever.

Advertisement

Quero deixar algo claro: antes de iniciar uma relação deste tipo, pense bem nas implicações que pode ter para sua vida, a pessoa que você é, seus sonhos e expectativas, mas também a maneira como afetará quem a rodeia, especialmente seus filhos (se os tiver).

É relevante que você saiba que a mulher geralmente amadurece emocional e mentalmente mais cedo do que os homens e isso a coloca em uma perspectiva de mais peso a respeito de pensar nas coisas de sua vida em termos de segurança pessoal e afetiva.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Ventajas y desvantajas de tener un esposo menor que tú

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.