Uma criança autoconfiante será um adulto de sucesso

A autoconfiança torna as pessoas independentes, seguras e bem-sucedidas.

Erika Otero Romero

Se você é um adulto funcional, sabe que ter confiança em si mesmo é a chave para o progresso no mundo de hoje. Além disso, a felicidade também depende muito do quanto confiamos em nós mesmos.

A autoconfiança começa a ser fomentada desde que somos bebês; naturalmente são os pais os principais responsáveis ​​por isso. Tudo começa a partir do momento em que o bebê começa a tomar consciência de que ocupa um lugar no mundo. Desde cedo o pequeno começa a se relacionar com o mundo; nesse processo, ele precisa da segurança que seus pais lhe dão para alcançar seus pequenos objetivos.

Lembro-me de quando meu sobrinho começou a dar os primeiros passos. No começo, ele estava um pouco inseguro, mas, ao se apoiar em cadeiras e paredes, seus passos foram se tornando um pouco mais seguros. Um dia, veio um amigo da família e quando o viu andar quis ajudá-lo. Ele pegou o menino nos braços e colocou-o no chão, longe de qualquer coisa em que pudesse se apoiar. Empolgado, o menino começou a andar; no entanto, levou um segundo para que seus pezinhos gordinhos se enroscarem e ele caísse no chão. O tombo foi forte o suficiente para deixá-lo com medo de andar. Demorou cerca de três meses para ele confiar em seu corpo novamente para começar a andar.

Neste exemplo, duas coisas ficam evidentes:

  • O quanto uma criança pode confiar em um adulto; 
  • O quanto é fácil eles perderem a confiança em si mesmos.

Autoconfiança não deve ser confundida com arrogância

Ter autoconfiança é algo de muito valor, pois ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos. Além disso, torna-as perseverantes e corajosas. No entanto, é preciso tomar cuidado porque a linha entre confiança e arrogância é muito tênue.

Advertisement

Confiar em suas habilidades não é o mesmo que alardear o que você tem e suas virtudes. Quando a pessoa se vangloria de suas realizações diante dos outros, isso acaba gerando desagrado. Além disso, as pessoas de valor vão se afastando dela aos poucos e apenas seres inescrupulosos se aproximam. O que eles buscam é aproveitar o momento para usá-la e mostrar que ela não é tão inteligente e capaz quanto pensava.

Por isso, da mesma forma que ensina seu filho a confiar em suas habilidades, você também deve ensinar-lhe humildade. Isso evitará que ele seja malvisto e seja abusado por pessoas de má índole.

Como fomentar a autoconfiança nas crianças

Os pais que criam os filhos com grande confiança em si mesmos fazem 4 coisas:

1. Valorizar o esforço de seus filhos

No passado, o que mais se valorizava era o filho ficar sempre em primeiro lugar. Não há nada de errado em ser competitivo; mesmo assim, dar ênfase à vitória em vez de valorizar o esforço diz aos filhos que, se não vencerem, o esforço deixa de ser interessante.

Além disso, esse afã de empurrar as crianças a “serem sempre o número um” pode torná-las inescrupulosas. As crianças, assim como adultos, serão capazes de fazer o que for preciso para conseguir o que desejam.

Advertisement

É vital que as crianças aprendam que, independentemente da posição ou classificação que obtiveram, seu estudo ou o trabalho realizado é muito importante. A partir de então, a criança confiará mais em suas habilidades, além de se esforçar cada vez mais naquilo que se propuser a fazer, porque se sente capaz de alcançá-lo.

A atitude a ser tomada quando a criança fracassar, apesar do esforço que fez, é apoiá-la e confortá-la. Explique que o fracasso faz parte do sucesso, porque você aprende com os erros. Mostre a ela que o fracasso não é um buraco do qual você não pode sair, mas um trampolim para atravessar para o outro lado da estrada.

2. Felicitar uns aos outros é uma regra importante da casa

Se seus filhos virem que você parabeniza seu cônjuge (pai ou mãe) por suas realizações, eles perceberão que seus esforços também são valorizados.

Também é muito importante que seu filho perceba que você mesmo se sente feliz e satisfeito com o que faz. É de grande relevância que ele saiba que você se sente feliz com sua ocupação, pois isso mostra a ele que você valoriza seus esforços.

Naturalmente, você não deve se esquecer de parabenizar seus filhos pelo que eles fazem. Dizer: “Seu quarto está tão limpo, meus parabéns!”, ou “Sua lição de casa ficou bem feita, parabéns”, faz com que eles sintam feliz e motivados a trabalhar muito.

Advertisement

3. Não ter medo de se mostrar aos filhos com seus pontos fortes e fracos

Isso incentiva seus filhos a se verem como um ser humano capaz e não como um super-homem. É parte vital para ensinar-lhes humildade.

Quando você se mostra a seu filho como alguém que, por exemplo, não tem tanta habilidade na cozinha, mas sabe desenhar muito bem, você está lhe mostrando que é habilidosa, mas não perfeita.

Fale claramente quando perceber que ele está desesperado por haver algo que não consegue fazer. Diga a ele que todas as pessoas têm coisas que conseguem e que não conseguem fazer, e isso não é uma coisa ruim; é apenas parte de ser um ser humano.

4. Valorizar o trabalho em equipe

Quando uma criança aprende a trabalhar em equipe, você deve ensiná-la a ser solidária. Além disso, também deve lhe ensinar que ela é capaz de realizar muitas coisas sozinha, mas pode realizar ainda mais coisas com a ajuda de outras pessoas.

Uma criança que aprende a trabalhar em equipe aprende a compartilhar, a ajudar, a servir aos outros. Isso a afasta do orgulho não saudável, da jactância e do egoísmo; características que estão longe de serem compatíveis com a autoconfiança.

Advertisement

Pode dizer, por fim, que se você, como pai ou mãe, ajudar seu filho a confiar mais em si mesmo, você terá alguém que lhe agradecerá a vida toda por tê-lo ajudado a ser feliz.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Un niño con confianza será un adulto con éxito

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.