Um coração limpo é capaz de ver Deus nos outros

É possível ver Deus nos outros quando você vê o lado bonito de cada pessoa ao seu redor.

Erika Otero Romero

Um mar de pessoas enche as ruas das cidades do mundo diariamente. Alguns vão sozinhos e outros acompanhados, mas todos ocupados em seus assuntos. Há até quem, se tropeçar em você, não se vira para pedir desculpa e até se chateia com isso.

Mas o que aconteceria se parássemos 15 minutos e olhássemos para as pessoas que passam ao redor? Seria possível ver quem vai triste, preocupado ou com raiva? Acha que poderia saber quantos deles sofrem de luto ou têm fome? Eu acredito que se o fizéssemos todos os dias, ainda que fosse por 10 minutos, poderíamos começar a “ler” as vivências dos demais.

É possível que, ao observar as pessoas, nos víssemos refletidos nelas. Ver que, como nós, também têm famílias pelas quais se esforçam e se sacrificam; filhos e pais que adoram; fraquezas com as quais lutam diariamente. Creio que seríamos capazes de deixar de julgar e seríamos mais capazes de amar e respeitar.

Como posso ver Deus nas pessoas

Uma frase que se tornou popular há alguns anos, diz: “Não me julgue porque peco diferente de como você peca”. É verdade, isso porque é muito mais fácil “ver o argueiro no olho alheio do que a trava no próprio” (Lucas 6:42).

Infelizmente, temos o mau hábito de julgar os outros pelos seus erros, mas, e se deixássemos de ver suas falhas e, em vez disso, víssemos suas qualidades e suas boas ações? Acho que vamos começar a ver Deus neles.

Advertisement

São João 14:7-14 nos ensina o seguinte:

7 Se vós realmente me conhecêsseis, conheceríeis também meu Pai. E já desde este momento o conheceis e o tendes visto.

8 Senhor – disse Filipe – mostra-nos ao Pai e com isso nos basta.

9 Mas, Filipe! Há quanto tempo estou entre vós, e ainda não me conheces? Quem me viu a mim viu o Pai. Como podes dizer-me: “Mostra-nos o Pai”?

10 Acaso não crês que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos transmito não as falo como coisa minha, mas é o Pai, que está em mim, que realiza as suas obras.

Advertisement

Deus em nós

Se aplicarmos esses textos da Bíblia à vida humana, podemos dizer que é possível ver Deus nos outros (e em nós), porque em todos há uma porção divina. Ou não fomos criados à sua imagem?

É verdade que de perfeitos (como Deus) não temos muito; contudo, no meio da imperfeição, também há algo sagrado em nós. Segundo as Escrituras, “Somos feitos à imagem e semelhança divina”, isto é, com todas e cada uma das qualidades necessárias para sermos perfeitos. A situação é que também temos o livre arbítrio, a capacidade de escolher; é aqui que erramos, caímos e sofremos (pecado e consequência). Apesar disso, o que essas provações e sofrimentos pretendem é que aprendamos a lição e que jamais voltemos a cometer as mesmas falhas.

Sim, também é verdade que viemos a esta vida para ser felizes; também é verdade que há muitas situações que não merecemos sofrer, mas a felicidade chega a nós quando aprendemos a ser humildes e resilientes (ter boa atitude nos momentos difíceis).

Além disso, também não podemos negar que aprendemos uns com os outros. Os pais ensinam os filhos, e até mesmo as crianças ensinam os pais. Os ricos aprendem com os pobres e vice-versa. Também aprendemos com a vida e as experiências dos outros, porque somos observadores ativos dessa existência. Aprender é para o que viemos e nisto há muito de divino.

Aprender implica humildade, e quanto mais humilde uma pessoa, menos ela sofre. Sofremos menos porque aprendemos a admitir os erros e, além disso, esforçamo-nos por corrigir ou pedir ajuda, se necessário.

Advertisement

O amor ao próximo

Esta é outra forma de ver Deus nos outros.

É muito difícil amar uma pessoa com a qual não há um vínculo sanguíneo nem afetivo; no entanto, quando nos arriscamos a abrir nosso coração, a respeitar aos demais, a ajudar e a servir, então começamos a amar aos demais.

Amar ao próximo é sentir compaixão e dor pelo sofrimento alheio, é dar a mão quando alguém precisa, é servir aos demais de maneira desinteressada.

Quando se oferece para servir às pessoas que conhece, você se abre à oportunidade de amar aos demais, é verdadeiramente um filho de Deus fazendo o que se supõe ter vindo fazer aqui: sua obra.

As mesmas escrituras dizem que Deus é amor; então, se Deus está em você, tem em suas mãos todas as qualidades que se requerem para fazer a obra que Ele mandou.

Advertisement

Todos podemos mudar para melhor. Isso se consegue quando ajudamos sem o fazer para agradar a Deus, mas buscando a possibilidade de ser o melhor ser humano que podemos.

O convite que deixo a você – e a mim mesma – é criticar e julgar menos, servir, ajudar, ser feliz e aperfeiçoar-se para que alcance a meta para a qual foi enviado: ser um bom filho de Deus.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Un corazón limpio es capaz de ver a Dios en los demás

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.