Um casamento sem filhos também pode ser uma família feliz

Existem muitos tipos de famílias no mundo. Se você está interessado em saber como manter sua família de dois unida, este artigo é do seu interesse.

Erika Otero Romero

∞Mara e Agostinho estão casados há 10 anos. Desde o início da união, eles começaram tentar ter filhos, mas apesar de todos os esforços e tratamentos a que Mara se submeteu, ela nunca conseguiu engravidar. A adoção de um bebê estava além de suas possibilidades, uma vez que, de acordo com as diferentes instituições a que recorreram, não atendiam aos requisitos exigidos para serem levados em consideração para adoção.

Incapazes de fazer muito mais para formar o que consideravam “uma família completa”, optaram por se resignar e aceitar as condições em que teriam que aprender a viver. Isso significava estar lá um para o outro incondicionalmente. No início foi muito difícil para os dois aceitarem que não teriam família, mas aos poucos se adaptaram a estar um com o outro de forma absoluta, mantendo-se leais e honestos consigo mesmos e com seu companheiro de vida.

Embora tivessem desentendimentos como todos os casais, aprenderam a maneira eficaz de resolvê-los e, sabendo que eram a única fonte de afeto próxima um do outro, aprenderam a não passar mais de 10 minutos com raiva um do outro. Sim, era difícil ser uma família pequena, mas eles eram assim, embora não fossem abençoados com filhos. Eles se amavam, eram uma família e assim permaneceriam até o fim dos tempos.

Uma família de dois

Muitas pessoas consideram – mesmo nesta altura da vida – que famílias são apenas aquelas constituídas de casais com filhos, sem levarem em conta que mesmo os casais que não têm filhos também devem ser considerados como tal. Com ou sem filhos, um casal que se ama e luta para permanecer junto, apesar dos altos e baixos da vida, mais do que merece o título de família. Um casal não deve ser julgado por não ter filhos, pois muitas vezes não se sabe o motivo pelo qual não os têm e essas informações não deveriam ser de domínio público.

Maneiras de fortalecer uma família de dois

Aqui estão algumas dicas para fortalecer seus laços familiares caso você esteja passando por uma situação como esta. Caso contrário, sempre é necessário trabalhar para estreitar a relação com o nosso cônjuge e, assim, ter uma vida muito mais feliz.

Advertisement

1. Cultive uma comunicação excelente

Você já sabe que esta atitude é benéfica e necessária para fortalecer e melhorar o relacionamento entre os membros de uma família, ainda mais quando se trata do cônjuge. Colocando-se à disposição do outro e assumindo que a situação às vezes pode ficar complicada, é preciso ter em mente a importância de falar sobre o que é sério e o que não é tão sério, dos problemas e também do que lhes acontece no dia a dia, tendo sempre em mente o carinho que vocês têm um pelo outro. Isso deixará claro o caminho a seguir.

2. Não se distanciem de seus familiares

Uma família não é composta apenas de pai, mãe e filhos; mas também de cunhados, sogros, sobrinhos, primos, pais, irmãos, avós e muitos mais. Já que, por algum motivo que os outros desconhecem, vocês não tiveram filhos, aproveitem para estar com a família, tenho certeza de que descobrirão a felicidade em interagir com todos os seus entes queridos.

3. Demonstre afeto

É muito importante mostrar ao outro o amor que você sente por ele, com muito mais frequência do que julga necessário. Fazer isso fortalecerá o casal e permitirá que eles sintam que realmente estão lá um para o outro, que o amor que um dia prometeram um ao outro é imutável e não se deteriorou, apesar das dificuldades ou problemas que possam enfrentar por estarem juntos.

4. Exercitem-se juntos

Como diz a frase: “famílias que comem unidas permanecem unidas”, as que se exercitam juntas fortalecem cada dia mais seus laços emocionais. Ao exercitar o corpo, o cérebro libera diferentes tipos de hormônios (serotonina, dopamina e endorfina) que ajudam a pessoa a se sentir motivada, encorajada e feliz. Acaso não é agradável sentir todas essas emoções positivas juntos e ao lado da pessoa que você ama?

5. Fortaleçam-se espiritualmente

O alicerce de toda felicidade conjugal está em permanecer espiritualmente forte. Orem juntos e, se vocês tiverem alguma crença religiosa, tentem frequentar a igreja juntos, leiam passagens inspiradoras da Bíblia e compartilhem suas ideias sobre isso. Vocês verão que essas atividades os ajudarão a se tornarem mais fortes, tanto individualmente quanto como casal.

Advertisement

Existem famílias grandes e pequenas, com ou sem filhos, mas se todas têm algo em comum, é o carinho que as une apesar dos dias difíceis da vida. Desejo lhes o melhor.

Você também pode se interessar em ler: O casal ou os filhos: Quem deve vir em primeiro lugar?

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Un matrimonio sin hijos, también puede ser una familia feliz

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.