Trabalho escolar não garante sucesso profissional e pessoal, de acordo com especialistas

Especialistas garantem que as tarefas escolares não asseguram que os filhos adquiram um real conhecimento. Então, vale a pena fazer as tarefas?

Adriana Acosta Bujan

Certamente, em mais de uma ocasião, você já deve ter se perguntado por que os professores passam tanta tarefa para casa? Parece que as crianças não têm outras atividades fora do período de aulas. Na realidade, fazer os deveres escolares pode gerar angústia, aborrecimento, tédio, preocupação e cansaço, tanto para as crianças como para os pais, pois fazê-los passa a ser parte das responsabilidades e obrigações da vida, têm de ser feitas, ponto final!

Muitos estudos pedagógicos sobre a educação tradicional asseguram que as tarefas são indispensáveis para que os estudantes reforcem seus conhecimentos adquiridos na classe e assim possam mais facilmente dissipar dúvidas a respeito de cada tema.

Como profissional da educação, concordo com os especialistas que afirmam que, de certa forma, o argumento está correto. As tarefas devem ser passadas aos estudantes com poucos exercícios de revisão em algumas matérias que necessitam, como, por exemplo, as relacionadas com a área das ciências exatas (matemática, física, química, estatísticas entre outras) porque o conhecimento será muito melhor reforçado quando revisto.

Por outro lado, na área de humanas não será necessário passar tarefas para casa, já que são disciplinas que contam com a facilidade de adquirir seus conhecimentos conforme as experiências da vida cotidiana. Isto não significa que não se deva atribuir tarefas, mas que se trabalhe em conformidade com projetos, para que os estudantes ponham em prática seu pensamento crítico, reflexivo e ao mesmo tempo desenvolvam outros tipos de habilidades que cada um tem.

O impacto das tarefas no desempenho escolar

Infelizmente, a maioria dos estudantes fazem as tarefas para cumprir com uma percentagem de sua qualificação por mera obrigação, e não porque desejam realmente adquirir conhecimentos; nesta parte, as tarefas já não cumprem o seu objetivo primordial, tornando-se apenas um instrumento para avaliar o trabalho e não a aprendizagem adquirida. Quando os trabalhos de casa são complicados, é mais provável que o estudante cole.

Advertisement

Quando existe uma sobrecarga de tarefas escolares, isso traz efeitos negativos nos estudantes, como pouca socialização familiar e relações públicas, e o abandono de atividades físicas. Além de poucas horas de lazer, de entretenimento e, às vezes, é a causa de distúrbios do sono, o que aumenta os níveis de estresse e ansiedade.

Por esta razão, é importante que os professores tenham em conta estes efeitos negativos para que alterem o objetivo das suas tarefas, desenvolvendo estratégias inovadoras e criativas que permitam aos alunos impulsionar e motivar sua curiosidade pela pesquisa e aquisição de conhecimentos, baseados nos diversos modelos educativos fornecidos pelas instituições de ensino.

Estratégias para professores e pais

Sem dúvida, os professores são os encarregados de facilitar a aprendizagem aos estudantes; porém, os pais podem contribuir para que esses conhecimentos adquiridos sejam realmente úteis para a vida dos filhos, transformando a teoria em prática, criando dúvidas, incerteza e motivação para aprender coisas novas e diferentes. Como é que se faz?

1 Da teoria para a realidade

As tarefas de qualquer disciplina podem ser um tanto enfadonhas pela complexidade das informações, inclusive, para os estudantes, tornam-se por vezes em algo repetitivo e sem sentido. No entanto, a ideia é que, ao realizá-las, se possa tirar proveito desse conhecimento na utilidade da vida cotidiana.

Essa será tarefa para os pais, caso o professor tenha um método de educação tradicional. Por exemplo: se a matéria for de física, será valioso investigar sobre a velocidade e a altura dos aviões, até mesmo transformar esse conhecimento em um plano de férias familiares, quanto tempo demorarão se desejarem viajar para esse destino de carro ou de avião?

Advertisement

Agora será muito mais fácil fazer com que esse conhecimento chato ou tarefa se transforme em algo divertido, com o uso da internet, tutoriais, vídeos e outros recursos.

2 Motivação e imaginação

Como docente, e pela minha experiência profissional, posso dizer que uma das maneiras mais divertidas, fáceis e simples de transmitir a informação é conhecendo os gostos, hobbies e interesses dos meus alunos. Desta forma, posso atribuir um projeto que os atraia, avaliando suas habilidades, talentos e pontos fortes, entre outros, como a resolução de conflitos e o trabalho em equipe.

Assim também os pais podem contribuir para que essas tarefas corriqueiras sejam aproveitadas ao máximo, motivando a imaginação de seus filhos. Por exemplo: fazer uma música com a tabuada de multiplicação, inventar uma canção sobre a Segunda Guerra Mundial, melhorar o vocabulário quando conversam em família, utilizando palavras e sinônimos que aprenderam na matéria de português, entre outras ideias.

3 Incentivos

Sabemos que o incentivo número um de cada estudante é obter uma qualificação aprobatória ao cumprir com suas tarefas escolares. No entanto, deve haver outra motivação ou incentivo em casa para que os filhos se esforcem em realizar seus deveres.

A ideia é que todos os estudantes e pais vejam as tarefas como algo que devem fazer, mas que, no final das contas, obterão uma recompensa desejada. Por exemplo, “vou cumprir minhas tarefas porque, no final do ano escolar, ganharei o videogame que tanto quero!”

Advertisement

4 Regras podem ser alteradas

Para formar bons hábitos e valores nos filhos, é necessário ensinar-lhes que as tarefas devem ser realizadas a certa hora do dia, do contrário, não poderão aproveitar algum tempo livre para se divertirem.

Os pais podem jogar com essas regras implementadas em casa, talvez cuidando dos horários ou dando um dia de folga aos filhos para que eles realizem suas tarefas sem necessidade de pressioná-los.

5 Ferramentas úteis na mão

Cores, contos, um bom sinal de internet, um computador, lápis, canetas, folhas, música relaxante, um espaço limpo e arrumado, são os fatores básicos que todo pai deve considerar ter para que seus filhos realizem suas tarefas. Assim, os deveres serão realizados de maneira rápida, cumprindo com o objetivo principal que é reforçar o conhecimento da sala de aula.

Para muitos, o ideal seria que os professores não passassem tarefas a seus estudantes, porém isso se conseguirá com o passar do tempo, quando os professores deixarem de utilizar métodos tradicionais. Como pais, podemos ajudar os filhos para que essas tarefas diárias se tornem verdadeiros conhecimentos significativos em suas vidas. Motive-os a investigar e resolver seus próprios questionamentos, para desenvolver seu pensamento crítico e fortalecer outras áreas de aprendizagem.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Las tareas escolares no aseguran el éxito profesional y personal, según los expertos

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.