Trabalhe as emoções de seus filhos com estes 9 exercícios

Somos ensinados desde a infância a lidar com as emoções, o que tornará a vida adulta mais estável e as relações mais equilibradas e saudáveis.

Erika Otero Romero

As emoções são uma parte da vida diária; além disso, hoje têm muita relevância em termos de saúde mental.

Há que se ter em conta que uma adequada expressão das emoções é algo que se deve construir desde a infância. É por isso que é importante que os pais ajudem as crianças a aprender a manejá-las.

Como as emoções funcionam nas crianças?

As crianças podem ser ensinadas a lidar com as emoções pelo exemplo. No entanto, se os pais não tiverem um bom controle sobre suas emoções, as crianças irão prolongar seu mau exemplo.

Para evitar que isso aconteça, o melhor que você pode fazer é ensiná-los pelo caminho simples, ou seja, de forma simples e usando sua própria linguagem e seus meios favoritos de aprendizagem.

O truque é descobrir qual é o passatempo favorito da criança. Depois, implementa-se o ensino das emoções através dele. O ponto é que ao mesmo tempo que se diverte, ela interiorize conhecimentos. Desta forma, eles ficarão gravados e poderão ser usados ao longo da vida.

Advertisement

9 atividades que o ajudarão a trabalhar as emoções de seus filhos

Um artigo divulgado na National Association for the Education of Young Children expôs que as emoções impactam a atenção, a memória e a aprendizagem. Além disso, são determinantes para a construção de relações sociais e para o bem-estar geral.

Assim, nessa situação, o envolvimento dos pais em ajudar a criança a desenvolver a inteligência emocional desde a infância tornará a vida adulta dela muito mais estável e saudável.

A seguir, você vai encontrar 9 atividades que irão ajudar as crianças a lidar com as emoções:

1. Dicionário de emoções

Muitas vezes, as crianças não entendem como se sentem e não sabem que nome dar à emoção que sentem. Também não conseguem distinguir as situações que desencadeiam uma emoção em particular.

Por exemplo, a criança pode estar vendo um filme infantil que lhe gera muita tristeza; no entanto, não sabe por que chora. Isso pode acontecer quando ainda é muito jovem. Se o pai ou a mãe dedicarem algum tempo para acompanhá-la enquanto vê o filme, poderá explicar-lhe.

Advertisement

Depois de explicar o que causou a emoção e o nome dessa emoção, o progenitor pode ajudá-la a preencher um caderno com um desenho ou foto de uma criança chorando e o nome da emoção.

Segundo a idade da criança, o pai pode ajudá-la a refletir sobre essa emoção e a escrever como se sente a respeito.

2. Diário das emoções

Esta atividade pode ser realizada quando a criança já sabe ler e escrever.

O que os pais devem fazer é motivar a criança a manter um diário sobre os sentimentos que experimentou ao longo do dia. A criança tem total liberdade para escrever o que lhe provocou raiva, por exemplo, e como agiu ao senti-la. Também pode escrever as consequências de sua emoção nela mesma e nas pessoas ao seu redor.

Tudo isso ajudará a criança a perceber suas emoções; além disso, a ajudará a responsabilizar-se pelas suas ações, caso estas tenham efeitos negativos.

Advertisement

O fato de a criança estar em condições de analisar o que sentiu e as consequências ajuda na autorregulação consciente. Isso sem sentir-se obrigada ou censurada pelo que sente.

3. Canto da calma

Outro recurso para as crianças aprenderem a lidar melhor com as suas emoções é o fato de, em casa, haver um lugar que a criança associe com tranquilidade. Poderia ser um canto em seu quarto que lhe gere paz e o ajude a relaxar quando se sente incomodado, angustiado ou temeroso.

Poderia ser uma pequena tenda ou tenda com um cobertor e algumas almofadas de cores suaves que lhe permitam deitar-se e respirar até recuperar a calma.

4. Ler contos de fadas

Hoje em dia há muitos contos infantis que são projetados para ajudar a criança a aprender a lidar com suas emoções.

Eles são tão fáceis de entender para crianças de qualquer idade, que entender as emoções será divertido. E se os pais quiserem ser mais criativos, podem fazer uma pequena peça de teatro ou assumir o papel de algum personagem da história para tornar a introspecção dos significados mais divertida.

Advertisement

5. Música e expressão artística

A interiorização e compreensão das emoções também se pode fazer por meio de algumas canções infantis.

O que se faz é escolher algumas músicas que geram algum tipo de emoção nas crianças. Por exemplo, uma valsa poderia evocar na criança paz e tranquilidade. Um jazz ou um blues poderia lhe gerar melancolia. Assim se escolheriam diferentes canções que a criança poderia associar à alegria, ira ou felicidade.

A canção escolhida e que lhe gera paz, por exemplo, será uma ferramenta para que sinta essa emoção quando precisar. É ajudá-lo a canalizar suas emoções através de uma canção.

6. Frasco da boa notícia

Quer se trate de um recipiente de vidro ou plástico, a ideia é que a criança o encha de pedaços de folhas de papel nas quais escreva ou faça desenhos alusivos às boas emoções que sentiu nesse dia.

7. Mímica das emoções

Esta atividade é divertida e simples de aplicar.

Advertisement

É só apontar emoções diferentes no papel. Depois, a criança deverá selecionar uma sem que seus pais ou irmãos vejam e ela deverá representar a emoção ali diante deles.

Os espectadores terão que adivinhar que emoção ela está descrevendo através dos gestos. Quem conseguir adivinhar deverá ser o seguinte a fazer a mímica.

8. Teatro de emoções

Esta atividade deve ser exercida em grupo.

Cada criança e pai será ajudado com fantoches e outros bonecos para representar uma emoção em uma história de sua própria criação.

9. Termômetro de emoções

O que se fará é desenhar junto ao menino dois termômetros em um cartão. Em seguida, bem ao lado será pintado também rostos que expressam emoções.

Advertisement

O primeiro termômetro estará ligado às emoções incômodas. Desde a apatia e a tristeza na temperatura mais baixa, aos nervos, à raiva e à ira na temperatura mais alta.

O segundo termômetro estará ligado às emoções mais positivas. Na temperatura mais baixa estarão as emoções mais relaxadas, como a tranquilidade, a serenidade ou o estar contente, às mais ativas nas temperaturas altas, como felicidade, entusiasmo ou alegria.

Quando a criança sentir uma emoção, seja ela qual for, deverá indicar no respectivo termômetro como se sente.

Ajudar uma criança a reconhecer e lidar com suas emoções vai ajudá-la a ser consciente de como se sente. Além disso, permite-lhe expressá-las de uma forma melhor e interagir melhor com as pessoas que ama.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Trabaja las emociones de tus hijos con estos 9 ejercicios

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.