Tire proveito dos erros que comete, é a melhor opção que você tem

Aprender com os erros é o caminho para nos tornarmos mais sábios. Não deixe de ler este artigo que pode ajudar-lhe com esse propósito.

Erika Otero Romero

A vida inteira de todo ser humano é uma sucessão sem descanso de subidas e descidas; poucos são os momentos de repouso.

É natural e parte da vida que todos cometamos erros devido a decisões pouco ponderadas. Também é normal que logo depois soframos as consequências dessa ação.

O interessante é que sempre temos duas opções nas quais podemos colocar em ação nosso livre-arbítrio. Podemos escolher submergir na dor de nossas más decisões ou aprender, levantar-se e seguir em frente.

Se você escolhe a primeira, vai sofrer de maneira interminável; além disso, é provável que esse erro inicial o faça tomar mais decisões equivocadas e cair mais e mais fundo. Agora, bem, se escolher a segunda opção, jamais voltará a “tropeçar nas mesmas pedras”, em lugar disso, irá usá-las para formar uma escada para escapar da inexperiência.

Os erros são mestres da vida

Os erros devem ser vistos como fonte de sabedoria. Pense um pouco com este exemplo. Imagine que você tem uma criança pequena que está começando a conhecer o mundo. Um dia, falta e energia e você acende várias velas em sua casa para iluminar. Você coloca uma sobre a mesa e o pequeno, encantado por esse estranho elemento, fica deslumbrado com a luz atraente da chama.

Advertisement

Você percebe que o pequeno está tentando tocar a chama, mas você, como mãe, que evitar que se queime. Em sua própria pele, aprendeu o que o fogo pode fazer, no entanto, seu filho não sabe e segue insistente em seu propósito. Então, e sem que você perceba, sua criança grita e sai chorando para que você a console; você sabe que o que aconteceu era inevitável. É doloroso e não é o que gostaria que tivesse ocorrido, mas aconteceu, e agora ele sabe que se tocar a chama, irá se queimar. Não voltará a fazê-lo.

Assim é tudo na vida, tem lições que se aprendem por conta própria, talvez as mais duras, e outras que se aprendem com o exemplo alheio.

Os erros não são fracassos

Minha mãe usa frequentemente uma frase que diz o seguinte: “perder por conhecer não é perder”, e eu concordo com ela.

Não tiramos proveito de nada se ficarmos presos às coisas que não saíram bem ou das quais nos lastimamos. Quando os pensamentos a respeito dessas coisas se tornam obsessivos, nós ficamos travados, e isso, sim, viria a ser um fracasso. Mas, quando acontecerem eventos desastrosos, aprenda a lição e não se deixe torturar por eles, assim, você ganha a partida.

Não considero que um erro seja um fracasso. Penso melhor que se não sabemos processá-lo aí, sim, podemos nos conduzir a um fracasso.

Advertisement

Não culpe os outros, o responsável direto é você

Tem pessoas que sempre culpam a outros pelas coisas que lhes acontecem. Este tipo de atitude pode até vir de uma criança ou adolescente, mas não de um adulto.

Quando um adulto assume este tipo de atitude, é alguém irresponsável. Ninguém tem culpa pelo que ocorre a você. Pode ser que alguém que não gosta de você use um erro seu para prejudicá-lo, isso será culpa da outra pessoa. No entanto, pense que de alguma forma você propiciou que isso lhe ocorresse. Diante disso, só o que lhe resta é assumir a parte que lhe corresponde e corrigir seu caminho. Tendo alcançado isso, você pode seguir adiante sem remorsos.

Quando você se torna uma pessoa responsável por seus próprios atos, demostra que amadureceu e essa é a grande diferença em ter pensamento infantil ou de adulto.

Assuma seus erros com positivismo

Fazer isso é complicado, porque ninguém se sente feliz diante de um erro. Mas, escolher ver o lado amigável de seus erros permitirá que seu caminho na vida seja mais sábio.

A vida sempre é mais simples quando se tem uma visão positiva das coisas que acontecem a cada dia. Quando optamos por ver o lado escuro de nossos erros, vemos a situação mais complicada e difícil de superar. Por isso, o mais apropriado é esforçar-se em mudar essa visão prejudicial que temos daquilo que vivemos.

Advertisement

Mudar de atitude diante do que nos ocorre, ou que nós mesmos fizemos é o que muda a visão do que aprendemos.

Por exemplo, se você falhou em escolher um parceiro e após um rompimento você sucumbe à dor e à ideia de vingança, sua vida se tornará dolorosa. Ao contrário, se decide que o que lhe aconteceu ainda que tenha sido terrível, deixou-lhe um ensinamento, o caminho da felicidade será mais simples.

Entregar-se ao sofrimento após um erro o levará indubitavelmente ao fracasso. Você deve aprender tudo o que seja possível de cada tropeço porque isso lhe encherá de experiências e sabedoria. Obviamente, nem todas as lições chegam a você através dos erros, no entanto, quando isso ocorre, só espere, aprenda, supere e siga adiante.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Saca provecho de los errores que cometes, es la mejor opción que tienes

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.