Suas crenças têm mais poder do que você pode imaginar

"Quer você pense que pode ou não, você está certo." Henry Ford

Erika Otero Romero

Certa vez, li a seguinte frase: “Se você acha que pode ou que não pode, você sempre terá razão”. Desde então, esse é um lema pessoal ao qual me apego para lutar por meus objetivos.

A primeira vez que a coloquei em prática foi quando fiz uma excursão ao Cerro de Monserrate, em Bogotá, na Colômbia. Estávamos indo com dinheiro contado, então, era impossível pagar uma passagem de funicular ou teleférico. Teríamos que fazer todo o trajeto até o topo a pé, mais de três horas de subida.

Começamos a subir; porém, na metade do caminho comecei a sentir o soroche (ou mal de altitude) começando a me afetar. Apesar disso, disse a mim mesma que não poderia desistir. Foi então que comecei a repetir aquela frase que havia lido meses antes. Cada vez que eu achava que não conseguiria dar mais um passo, dizia a mim mesma: “eu posso”, assim foi durante todo o trecho que faltava.

Para ser sincera, não sei quanto tempo transcorreu, só sei que em nenhum momento deixei de olhar para os meus pés. Eu estava com medo de tropeçar e descer rolando pelo caminho, levando comigo centenas de pessoas atrás de mim. O fato é que, quando levantei os olhos, vi que faltavam apenas alguns metros para chegar ao topo.

Devo admitir que fiquei feliz. Eu havia conquistado algo que achava que não conseguiria fazer. Foi naquele dia que provei que o poder do que penso é superior a qualquer medo e que posso ser capaz de tudo.

Advertisement

A confiança desse conhecimento me levou a viajar para o exterior enquanto meus conhecidos diziam que era muito perigoso. Também me impulsionou a confiar em mim mesma para perseguir meus sonhos, e é isso que faço agora.

Crenças que o impedem de atingir todo o seu potencial

Há muitas ocasiões em que pensamos que não somos capazes de realizar algo. Também acontece de sentirmos medo e uma voz interna nos dizendo que não podemos alcançar determinada coisa. Essas crenças vou expor abaixo; é muito possível encontrar alguma que o impeça de atingir seu potencial máximo.

1. Pensar que você não é bom o suficiente

Todos nós já sentimos em algum momento que não somos bonitos, fortes ou capazes o suficiente. Pensar que não somos suficientes “no que quer que seja” cria obstáculos mentais que o fazem se sentir inferior.

Essa crença afeta sua capacidade de se aceitar como é. O triste é que não importa o quanto você tem, o quanto é bonita ou inteligente. Na sua cabeça, você jamais será capaz do que deseja. Isso porque esse pensamento o impede de confiar em si mesmo e de ser feliz.

Você deve começar a trabalhar em si mesmo. Deve se convencer do contrário e se esforçar para mudar isso que você pensa que não é. Olhe no espelho todos os dias e diga palavras de amor a si mesmo. Faça isso todos os dias, toda vez que se olhar no espelho; faça elogios a si mesmo como: “Você é linda(o)”, “Você pode superar esse medo”, “Você é capaz de…”, ou o que queira enfrentar na vida. Pode acreditar, o conceito errado que você tem de si mesmo mudará gradualmente. Eu fiz isso.

Advertisement

2. Acreditar que é melhor não ter sentimentos

Bloquear seus sentimentos não o torna mais forte; pelo contrário, torna você mais vulnerável. Além disso, expõe você ao acúmulo de dor e amargura que acabam explodindo e causando problemas desnecessários ou até mesmo deixando-o doente.

Eu entendo que o desejo é não sofrer. Ninguém quer sofrer, mas o sofrimento faz parte da vida e nos fortalece. Não deixe de amar, sentir raiva, ficar chateado ou sentir-se impotente; esses sentimentos são liberados e curados; é apenas uma questão de deixar ir depois de experimentá-los.

3. Pensar que superar os outros o torna melhor

O problema com este ponto é que você nunca está satisfeito com suas realizações. Além disso, você vive em um estado constante de comparação com as pessoas que considera estarem acima de você.

O que você mais deseja é ser capaz de superá-los. Você acha que ficará satisfeito consigo mesmo se conseguir superá-los. Depois de superar alguém, começa uma nova busca por outra pessoa a ser superada, pois seu alimento é competir e vencer, custe o que custar.

Lembre-se de que ninguém é melhor ou pior do que ninguém. Todos nós temos deficiências, forças e fraquezas que fazem com que sejamos quem somos, e devemos aceitá-los para sermos felizes.

Advertisement

4. Achar que sua vida é pior do que a dos outros

Todos nós enfrentamos situações difíceis. Alegar que nosso sofrimento é pior do que o dos outros apenas nos coloca na posição de vítima. Esta é uma forma egocêntrica de perceber a vida. Não é porque alguém não seja adotado ou órfão, ou não seja pobre ou não tenha problema de saúde que sofre menos.

Esqueça de tentar fazer as pessoas sentirem pena de você por seus problemas; em vez disso, esforce-se para ser um exemplo de força e apoio para aqueles que precisam de uma mão amiga; isso vai fazer você se sentir muito melhor.

5. Achar que os bens materiais são a única fonte de felicidade

Possuir coisas materiais é ótimo, que ninguém lhe diga o contrário. O erro está no fato de serem coisas que podem ser perdidas a qualquer momento. Por outro lado, quando você busca cultivar o conhecimento, sua força interior, ser uma pessoa melhor, garanto que é algo que ninguém pode tirar de você.

Não deixe de trabalhar pelo que deseja, mas não cometa o erro de deixar em segundo plano sua capacidade de se sentir feliz e confortável consigo mesmo.

Como pode ver, essas crenças destroem você e fazem com que seja infeliz. Comece a acreditar que você é capaz de tudo o que se propuser a fazer, que merece e que é um excelente ser humano; então, ninguém irá pará-lo!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Tus creencias tienen más poder del que puedes imaginar

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.