Quando procuro força, olho em dois lugares: para cima e para dentro

Como conseguir superar as provações da vida? Depende de que para que saia bem de cada uma delas? De seu trabalho interior e de sua fé.

Marilú Ochoa Méndez

Stella Kübler era uma mulher alemã de religião judaica durante o nazismo. Foi torturada ao tentar escapar com seus pais para um território neutro e, cercada pela Gestapo, aceitou trabalhar para eles delatando a localização de 600 a 3.000 judeus, a quem enganava oferecendo-lhes alojamento e comida.

Outra judia polonesa, Irena Sendler, era uma enfermeira católica que sempre havia simpatizado com os judeus,  conseguiu resgatar mais de 2500 crianças dos guetos em Varsóvia e mandá-las para famílias não judias, conservando o registro exato de cada criança, de modo que, depois da guerra, pudessem retornar para suas famílias.

Quando a Gestapo descobriu seu trabalho, foi brutalmente torturada, mas nunca conseguiram que delatasse nenhum colaborador. Esta corajosa mulher teria sido executada se não fosse pela compaixão de um soldado alemão que a deixou ir. Finalmente, morreu em 2008.

Estes dois exemplos mostram-nos claramente que o ser humano é capaz dos atos mais sublimes e belos, e também dos mais vis. Que mola interior fez com que essas duas mulheres tivessem reações tão diferentes ante uma mesma situação? Ambas eram judias, ambas sofreram tortura, mas escolheram um caminho muito diferente.

Como você reage?

Como se sente quando você é submetido a altos níveis de pressão? Que resultados você apresenta ao sentir-se encurralado, submetido e prestes a explodir? A forma como você reage no dia a dia, ante pequenos e breves problemas, vai delineando a resposta que dará às grandes e pesadas.

Advertisement

Tenho certeza de que você, para o próprio bem e dos seus, gostaria de pertencer ao grupo de Irena Sendler. Todos almejamos em nossos corações transcender e superar-nos, dar muito a quem amamos. O que devemos cultivar, então, no aqui e no agora para poder dar carinho, compaixão, consideração?

A resposta está dentro

Ontem tropecei depois do café da manhã. Trazia na mão minha xícara de café. Felizmente, não havia nenhum dos meus filhos por perto, porque, obviamente, a bebida quente espalhou-se por todo o chão. Sendo muito literal, se eu me perguntasse “por que o café caiu?”, eu teria que responder, simplesmente, que o café caiu porque era o que tinha dentro da xícara.

Do que você se alimenta todos os dias? Você lê ou ouve um conteúdo edificante que o eleve como pessoa? O que seu coração recebe é o que seu coração dará.

Você se sente fraco? É seu coração pedindo alimento saudável para ele, conteúdos enriquecedores para sua alma. Se quer ser bom, você precisa se aproximar de pessoas saudáveis, de valor e que tragam algo positivo para a sua vida.

A resposta está lá em cima

São Paulo, fervoroso promotor do cristianismo, escreveu em sua Carta aos Filipenses: “Tudo posso em Cristo que me fortalece.” (Fil 4:13). E Ele sofreu muito na vida! Primeiro ficou cego, atirado do cavalo pelo Homem que tanto repudiava: Jesus. Depois, quando mudou de vida e abraçou a fé cristã, os novos seguidores de Cristo o rejeitaram, pois ele perseguiu a vários até a morte.

Advertisement

Boa parte de sua vida esteve doente e passou várias noites na prisão por promover o Reino de Deus. No final, morreu decapitado, mas era tão feliz! Sentia orgulho de suas crenças, e foi fiel até a morte, em sua velhice.

Que problemas você vive? Medo? Tristeza? Doença? Crise econômica? Problemas familiares ou conjugais? Fale com Jesus, Ele virá ao seu encontro amorosamente para encher seu coração de paz e força.

Fortalecer ambos lhe dará solidez

Um provérbio chinês diz que “o homem é mais duro que o ferro, mais forte que a pedra e mais frágil que uma rosa”. Para ser eficaz, é maravilhoso alcançar a dureza, a força e também um pouco de fragilidade.

De nosso trabalho interior e nossa vida de oração depende o equilíbrio entre estas três qualidades para que seja saudável. Não ser muito duro nem muito forte a ponto de magoar os outros, nem muito fraco a ponto de permitir que uma tentação nos arruíne a vida.

Há homens fortes que se levantam às 5:00 da manhã, matam-se na academia com rotinas pesadas. Sabem coordenar uma empresa com 200 empregados com eficiência, mas deixam a sua família por outra mulher.

Advertisement

Assumir a força da teia de aranha

De acordo com um artigo publicado pela Superinteressante, a teia da aranha é cinco vezes mais forte do que o aço do mesmo diâmetro. Cada fio é mais fino do que um cabelo e tem a capacidade de manter a sua força mesmo abaixo de -40º. Os cientistas admiram-se com a qualidade deste material, já que, além de ser resistente, é flexível.

A união dos fios sedosos faz com que cada um segure parte do peso necessário, conseguindo suportar várias vezes o seu peso.

A mistura de força e elasticidade é um grande exemplo do que podemos fazer para alcançar a fortaleza perfeita: a vida interior; ou seja, a espiritualidade e trato próximo com Deus que tanto nos ama, trariam a força e a flexibilidade que nos viria pelas qualidades e virtudes humanas que exercemos quando procuramos o nosso crescimento interno, assim como a convivência com quem nos ajuda a ser melhores.

Sente-se fraco? Procura força? Quer estar preparado para os momentos adversos? Não esqueça o que é necessário fazer.

Deixo-o com uma bela frase de Irena Sendler, que com a sua vida mostra-nos o valor da fé e do esforço quotidiano para nos doarmos a outros: “não se plantam sementes de comida, plantam-se sementes de bondade. Tratem de fazer um círculo de bondade, este os cercará e os fará crescer ainda mais”.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cuando busco fuerza miro en dos lugares: arriba y adentro

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.