Sua vida é o resultado de suas decisões e ações

Culpar os outros por coisas que acontecem com você é o mesmo que não estar ciente de que você é diretamente responsável por elas.

Erika Otero Romero

“Cedo ou tarde pagamos por tudo o que fazemos”. Eu ouvi esta frase muitas vezes no passado; tantas vezes, que acabei me agarrando a ela como uma tábua de salvação. Recorro a ela quando sinto que estou sendo injustiçada ou que alguém está abusando de mim. Confio nela porque a vida me ensinou que, de mentira, ela não tem nada.

O problema é que há muitas pessoas que passam a vida destruindo tudo o que têm em seu caminho. Não pensar nas consequências de nossas ações talvez seja um dos maiores erros que cometemos. O problema é que, ainda que queiramos tapar o sol com a peneira, tudo o que é feito tem consequências.

O fato é que, independentemente de você acreditar ou não, o KARMA cumpre sua função em cada um de nós. Você não gosta da palavra Karma? Então chame de justiça divina, ou a lei da ação e reação. Dê o nome que quiser, o que importa é que ele continuará atuando em você com cada ação ou decisão que tomar.

Esteja ciente e você evitará problemas

Há muito tempo, aprendi a viver minha vida de maneira consciente. Como muitas pessoas, eu vivia de maneira impulsiva. Até que me aconteceu algo que não desejo a ninguém no mundo.

A culpa do que me aconteceu foi apenas minha, as consequências ir “às cegas”. Se houve uma coisa boa que a experiência trouxe, foi ter me ensinado que não posso passar pela vida agindo só porque quero e posso. Medir as consequências , foi o que essa façanha me ensinou.

Advertisement

Não é que agora eu vá pela vida com medo de viver. O que faço agora é analisar o que pode acontecer se eu fizer isso ou aquilo. Francamente, isso me poupa muitas dores de cabeça, justificativas e desculpas.

O trato com os outros também tem seu preço

Hoje em dia, com o uso de tantos meios de comunicação que há, muitos acham que podem se safar pelo que fazem com os outros nas redes sociais.

É comum ver – na rede social que você escolhe – que alguém “rouba” a foto de uma pessoa por quem não sente afeição especial. O objetivo? Fazer memes ou tirar sarro dela. Algo também comum é o assédio por meio de mensagens rudes. Você emitiu uma opinião que não agradou alguém? Simples, acesse sua conta pessoal para ver a melhor maneira de “se vingar”; não demora muito para esfregarem na sua cara que você é assim ou assado.

Não há restrição de idade para esse tipo de comportamento. Há vítimas e algozes de todas as idades, países e classes sociais. Basicamente, ninguém está a salvo da sede de vingança de qualquer pessoa que se sinta ofendida porque você pensa diferente dela. Acontece direto comigo. Isso me levou a entender que as pessoas fazem coisas, e eu posso escolher em que nível elas me afetam.

Ser escarnecido em público não é algo agradável, e há tantas pessoas com tão pouco respeito pelo sofrimento dos outros, que não se importam com mais nada além de rir e se divertir à custa destes. O problema é que essas mesmas pessoas não têm noção de que, mais cedo ou mais tarde, poderão estar na posição de vítimas. Por que isso acontece? A resposta é simples: para que aprendam a lição; para que, por experiência própria, SINTAM o que o outro sentiu quando foi ridicularizado, apontado ou exposto publicamente.

Advertisement

Isso é bom ou ruim?

Ninguém gosta de ser julgado ou ridicularizado; então, sim, pode ser ruim ser objeto de escárnio de alguém. No entanto, é bom porque você aprende a lição –bom se você aprender.

Também pode acontecer de você não aprender nada e continuar no mesmo caminho. Bem, o que irá aguardá-lo são acontecimentos sucessivos de calibre similar ou pior; ou seja, até você aprender que não deve zombar de ninguém ou que deve ter consideração pelas outras pessoas.

“Tudo o que fizer para alguém voltará para você”

Independentemente de achar que volte três ou sete vezes, o fato é que tudo o que você faz a alguém nesta vida lhe será devolvido com a mesma ou maior força.

Veja suas ações como se fossem um tipo de bumerangue. Além disso, na psicologia social há uma lei com esse nome, que diz o que venho expondo ao longo deste artigo: “Sua vida é apenas o reflexo de todas as suas ações”. Você está se saindo mal no trabalho, em seus relacionamentos pessoais? Se a resposta for sim, você deseja, então, fazer uma mudança? Reavalie sua maneira de agir com os outros.

“Você colhe o que planta”, essa é a simples lei da vida. Se você quer que as pessoas o tratem com respeito, seja respeitoso. Se quer que seu trabalho corra bem, seja honesto, não fale mal de ninguém, faça sempre o que acha que deve fazer. Se fizer tudo da maneira correta, não há por que as coisas darem errado na sua vida.

Advertisement

Sim, também haverá momentos em que você não merece a grosseria das pessoas. Neste caso, você sempre tem a opção de se retirar antes de atirar uma pedra.

O ponto que eu gostaria de deixar bem explicado é que está em suas mãos que sua vida seja um momento no universo cheio de coisas boas, lições aprendidas, serviço, palavras gentis e sucesso pessoal garantido. Você conseguirá tudo isso se aprender a viver um passo à frente. Se antes de tomar uma decisão, você calcular o resultado que ela poderá ter. O resto vai depender do seu esforço.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Tu vida es el resultado de tus decisiones y tus acciones

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.