Sua família deveria ter sempre o seu tempo e vir em primeiro lugar

Você só tem uma vida e uma família, não perca seu tempo! Ou você vai acabar se arrependendo.

Erika Otero Romero

A perda de alguém que amamos não faz somente com que confrontemos a mais dura realidade, também nos conscientiza das coisas que deixamos de fazer com essa pessoa. Mas dói ainda mais se for amorte  de um filho. 

A vida não tem prorrogação 

Minha mãe costuma dizer que não temos vida comprada, e é verdade. Ainda assim, às vezes vivemos como se fôssemos viver para sempre, descartando ou negligenciando o que realmente importa: a família. 

Foi exatamente o que aconteceu com  Jr Storment, um americano que percebeuda pior maneira possível, que o que mais importa é o tempo que se passa com os filhos. 

O filho de 8 anos de idade de Storment sofria de epilepsia. Numa noite, enquanto dormia, o garoto se engasgou devido a um ataque que sofreu e, lamentavelmente, morreu na hora. O mais doloroso dessa situaçãoé que Storment colocava seu trabalho à frente do tempo com seu filho, e agora ele lamenta. 

Advertisement

É por isso que, hoje, ele recomenda a todos os pais que não façam o que ele fez: priorizar o trabalho, e não os filhos. 

Tudo tem seu tempo e lugar 

Trabalhar é importante, é graças ao trabalho bem remunerado e agradável que nos sentimos realizados. Mas com o tempo – ainda mais se você sentir que não fez as coisas da maneira adequada – você percebe que esse trabalho e todo o dinheiro ganho não são nada, comparados a um telefonema no meio de uma reunião no escritório, informando que seu filho morreu, e você não estava com ele. 

Foi o que aconteceu com esse pai ferido e cheio de arrependimentos. Além disso, ele teve que esperar muito tempo para vê-lo de novo, ficar com ele e dar-lhe um último adeus. 

Agora, ciente de seus erros e de que não pode voltar no tempoe mudar as coisas, ele recomenda aos outros pais que aproveitem todo o tempo disponível com seus filhos e o resto da família. Infelizmente, ele aprendeu isso da pior maneira possível, pois as pessoas que se amam não vivem para sempre. 

Não é suposto que seja fácil, mas você deve saber equilibrar 

Esta vida, seja qual for a sua crença, é para aprendermos. Existem duas maneiras de fazê-loda maneira mais fácil ou da mais difícil. 

Advertisement

Quando você escolhe a primeira, há chances de sofrer menos ou absolutamente nada. Você aprende facilmente quando vê as consequências de erros na vida de outras pessoas, ou quando segue conselhos ou usa o bom senso. 

Mas se escolher a segunda, você passará por toda a dor que as más experiências trazem. Foi isso que Storment viveu com a morte de seu filho, e é por isso que, por seu próprio sofrimento, ele convida as pessoas a não cometerem os mesmos erros. 

Podemos ousar julgar suas ações, e dizer: “Como é possível ele ter priorizado seu trabalho em vez de seus filhos?” Mesmo assim, garanto que nenhum de nós pensa que pode ocorrer uma fatalidade com uma família feliz, muito menos com crianças. 

A questão é que muitos encaram a morte de forma leviana. Além disso, vivem cada dia como se não houvesse o amanhã, não levando em consideração as consequências de seus atos. É assim que vem o arrependimento, mas é tarde demais para isso, resta apenas não seguir o mesmo caminho. 

Não é questão de quantidade, mas de qualidade 

É algo que muitos pais confundem. Você pode passar muito tempo em casa com seus filhos e sua mulher, e ser uma sombra no sofá que move o dedo sobre o controle remoto para mudar de canal. Você está errado, se acha que está passando o tempo com a família. 

Advertisement

Pode ser que sejam apenas finais de semana alternados; a questão é que você usa esses dois finais de semana, ou dois sábados por mês, para andar de bicicleta com seus filhos, ir à igreja, fazer piquenique, assistir a filmes na TV, montar quebra-cabeças ou ajudá-los a fazer a lição de casa. 

Lembro-me de meu pai brincando de esconde-esconde conosco, levando-nos, de vez em quando, para passear em um rio numa cidade próxima, fazendo compras no supermercado e até contando piadas. Meu pai é aquele tipo de homem que dá conselhos “em alto e bom som“, sem rodeios nem disfarces. É o que mais admiro nele e de que me lembro a seu respeito em minha infância e idade adulta. 

Minha mãe, por sua vez, sempre foi quem nos ajudou a fazer a lição de casa. Também costumávamos ir às compras e depois ao nosso restaurante de fast food favorito. E na vida adulta, ela me ensinou muito sobre a vida.  

Sério, o dia em que meus pais não estiverem mais comigoserá o que eu mais lembrarei deles, e de que mais vou sentir saudade. 

Nunca é tarde para avaliar o que pode ser feito por aqueles que você ama. É tudo o que você pode deixar para eles, e o que eles nos deixarão, e é o que vai durar a vida toda. 

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Tu familia siempre debe tener tu tiempo y estar en primer lugar

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.