Socorro! Estou entediada com meu parceiro

Será que o amor acabou? Por que me sinto entediada quando estou com meu cônjuge? Se você se sente assim, este artigo é para você.

Adriana Acosta Bujan

Lembro-me com nostalgia e emoção do primeiro olhar que troquei com meu marido. Esse momento mágico e especial aconteceu no local de trabalho. Como se fosse uma flechada à primeira vista, observei com grande curiosidade seu sorriso, sua pele morena e os cabelos brilhantes.

Em instantes, senti vibrar meu coração, minhas bochechas coraram e minha voz tremia cada vez que ele tentava começar uma conversa comigo. Assim foi o começo da minha história de amor, com longas conversas, profundas e interessantes, frases românticas e novas aventuras. Acabei me apaixonando perdidamente por ele.

Passou um ano cheio de experiências significativas, até que decidimos formalizar nosso amor casando-nos. Cada dia ao lado dele era especial, aprendia novas coisas, fazíamos muitas coisas juntos o tempo todo e eu desfrutava sua companhia ao máximo.

Vivia uma relação amorosa como em um conto onde a princesa se casa com seu príncipe encantado e vivem felizes para sempre.

Etapas que terminam

Quando nos sentimos apaixonados, vemos tudo cor-de-rosa, sentimos as famosas “borboletas no estômago” e desejamos permanece o maior tempo possível com a pessoa amada. Depois, chega um ponto na vida do casal em que essa euforia e emoção vão acabando e passa-se a viver uma outra etapa da relação.

Advertisement

Com as responsabilidades, as obrigações e o desejo de ter filhos, as coisas que são feitas em casal vão perdendo o encanto. Por lógica, existem novas prioridades, novos desafios e muitas adversidades a serem encaradas para seguir em frente na vida.

Nessa etapa de formalizar o compromisso com a chegada dos filhos e a formação de uma família, é comum que chegue um momento em que nos cansamos do parceiro. É algo que acontece de maneira natural e todos estamos expostos a passar por isso.

Por que ficamos entediados com nosso cônjuge

Talvez você pense que ficar entediado com seu parceiro acontece porque o amor possivelmente acabou. Inclusive, existe a possibilidade de que a rotina converta a relação em algo inerte, desmotivador e carente de surpresas.

Os dias passam sem que nada de novo aconteça, os encontros íntimos deixam de ser novidade, os silêncios são mais longos e acreditamos já saber plenamente as reações de nosso cônjuge. Tudo isso leva a criar um sentimento de vazio e solidão.

No entanto, você deve saber que esse tédio é uma sensação esporádica relacionada à apatia e carência de vida afetiva em um determinado momento. Especialistas afirmam que quando isso acontece, é porque o cérebro deixa de produzir dopamina e outras substâncias associadas ao enamoramento.

Advertisement

Segundo um estudo, os casais devem idealizar-se para diminuir a sensação de tédio. Idealizar? Como se faz isso? Você pode pensar que idealizar o seu parceiro possa ser contraproducente, já que quanto mais o fizer, mais ele ou ela podem decepcionar você.

Porém, a ideia de idealizar, neste sentido, refere-se a descobrir coisas novas, encontrar um ponto desconhecido onde possam motivar-se, desafiar-se a realizar novas coisas, descobrir habilidades, tudo isso com a finalidade de romper por completo o tédio e a monotonia da vida cotidiana.

Ações para romper a monotonia

Na maioria dos relacionamentos pode acontecer que um dos dois careça de dinamismo, fazendo com que a monotonia seja permanente, acabando até mesmo por findar a relação. Mas, devemos pensar no amor, nessa magia que nos mantém como um casal, para, assim, tentar tomar a iniciativa buscando novidades.

1 Mudando as atitudes pessoais

Como dizia meu pai, “se você faz sempre o mesmo, terá sempre os mesmos resultados”. Se você é uma pessoa que executa uma e outra vez a mesma rotina, levanta-se, prepara o desjejum, despede-se de seu marido, cuida dos filhos, vai ao trabalho, chega em casa, janta e dorme, convido-o a mudar sua rotina, modificando algumas atitudes pessoais.

É impossível deixar de exercer suas responsabilidades, já que estará pondo em risco sua estabilidade emocional. Mas, à medida que for realizando seus objetivos do dia, você pode fazer coisas diferentes.

Advertisement

Que tal tomar o café da manhã com seu marido na cama? Parar no caminho para casa e comprar um buquê de flores para enfeitar sua casa, preparar um prato diferente que seja o favorito dos dois, receber seu marido com uma roupa atraente.

2 É sério? Não sabia!

É muito lindo compartilhar um tempo com a família. Perguntarem-se uns aos outros como foi o dia de cada um. Mas, para contornar a típica conversa e deixar a monotonia de lado, você pode tentar gerar conversas interessantes que levem vocês a se conhecerem ainda mais.

Talvez, alguma notícia que chame sua atenção, você pode relacionar a ideia com alguma experiência vivida em sua infância ou juventude. Inclusive, ler um livro e contar a seu marido sobre o conteúdo fará com que sua conversa seja interessante e mais profunda.

Esqueça assuntos como problemas financeiros ou queixas sobre a carga de trabalho ou qualquer coisa que a incomode. Lembre-se, sempre se aprendem coisas novas com o parceiro, então, descubra-as.

3. Será que posso?

A aprendizagem não tem limites, é infinita; só que às vezes nos dá muita preguiça encontrar uma motivação para estudar e aprender coisas diferentes. Contudo, você deve saber que uma das maneiras de acabar com o tédio em sua relação é, precisamente, descobrir novas habilidades tanto pessoais como em casal.

Advertisement

Então, mãos à obra, pergunte-se o que você gostaria de fazer ou aprender? Talvez lhe chame atenção um curso de costura, de fotografia, inscrever-se em um grupo de leitura ou outra coisa.

A primeira coisa que você deve fazer é se motivar a sair da sua zona de conforto para, então, incluir seu parceiro para encontrarem novas coisas que ambos gostem. O ideal é que as realizem juntos.

4 “Meu doce amor”

Em todas as relações de casal devem existir demonstrações de afeto, amor e respeito. Não permita que, por causa da rotina e do tédio, esses desejos de reavivar o amor todos os dias vá minguando. Surpreenda seu cônjuge, mande-lhe mensagens, convide-o para um passeio, vão ao cinema, teatro, ou o que esteja liberado em sua cidade.

Tenha em mente uma ideia: o tédio é passageiro e não deve ser motivo para que o amor acabe; pelo contrário, é um tempo de reflexão no qual os dois devem colocar todo seu esforço para motivar-se e voltar a acender a chama do amor.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¡Auxilio! Estoy aburrida de mi pareja

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.