Seus avós são um baú de sabedoria. Você os está aproveitando?

Os avós têm um grande conhecimento da própria história e da família. Sua sabedoria é um tesouro muito valioso.

Erika Gaytán

O avô como cúmplice e narrador

O avô Lalo chama os seus netos e pede-lhes que se sentem à volta dele, na sua cama, para lhes contar uma história: “Vou contar a história de um elefante mágico que era assim tão pequeno (junta as mãos deixando um pequeno espaço entre elas), que cresce (afasta as mãos um pouco), e cresce (separa-as mais), cresce, cresce.” Afasta-as mais e mais até que seus braços totalmente estendidos, conseguem atirar as crianças de costas, provocando assim uma longa gargalhada nos pequenos quando se dão conta da brincadeira de seu avô.

Como essa, existem mil histórias ou jogos inventados pelos avós para conviver com seus descendentes, numa mistura de vozes, gestos, imaginação e movimento, qualquer coisa que consiga desenhar um sorriso em seus rostos. São tão especiais que existem vários protótipos. Mas, no entanto, seus conhecimentos raramente são apreciados.

Os avós, sábios historiadores

As funções dos avós não se limitam a “proteger” os netos dos próprios pais, nem a ser “pais substitutos”. Os avós têm algo mais, algo que só eles podem ter e que construíram década após década: sabedoria, que não se constrói apenas com livros, mas com experiências e anos.

Por exemplo, os avós conhecem histórias porque, nos anos que viveram, puderam ver muitas mudanças ao seu redor: formas de se vestir, de falar, de se comunicar, de se mudar, de escrever… Enfim, muitas coisas que eles presenciaram e, em alguns casos, que foram protagonistas.

Por que não fazer uma reunião em que os avós de cada família são ouvidos para conhecer sua própria história? Muitos avós conservam inúmeras lembranças como uma moeda, um bilhete, um telefone, um livro, uma fita cassete, um disco LP, um quadro, brinquedos de antigamente etc. Qualquer coisa preciosa pode servir para ilustrar, bem como para conhecer a história de cada objeto.

Advertisement

Cronistas de gerações

Os filhos conhecem bem a infância de seus pais? Não lhe aconteceu de seu filho comer igual ao você na sua idade e você não sabia? Falaram disso na família? Sempre é interessante saber detalhes de seus próprios pais, é como viajar no tempo com a sorte de saber tudo em primeira mão e com a oportunidade de fazer perguntas que ajudem a explicar dúvidas.

Se você quiser obter melhores resultados, pode ilustrar com fotos em que aparece toda a família reunida, para que, juntos, se lembrem de detalhes e anedotas que lhes permitam reviver memórias.

Aqueles que salvam a história antiga

Sua família já teve algum general, conde, ator, cantor, pintor? Tem certeza? Quantas famílias conhecem realmente os seus antepassados, mesmo os melhores? Há décadas, tem sido cada vez mais comum fazer árvore genealógica. Fazer com que os ramos cresçam cada vez mais é um trabalho complicado, mas com a ajuda dos avós, esse trabalho é simplificado, e muito.

Muitos avós sabem sobre tudo isso. Então, se você tem a preocupação de conhecer melhor seus antepassados, não é tarde demais. Usando a tecnologia, você pode criar uma árvore genealógica com fotos para que esse vínculo não se perca e possa ser preservado. Com toda essa informação será mais fácil saber com quem cada membro da família se parece e que habilidades poderiam ter herdado.

Cada um dos avós se assemelha a um livro mágico: insubstituível, com muitas folhas cheias de histórias e conhecimento para compartilhar. Se não aproveitarmos sua presença, perderemos a oportunidade de ter referências únicas. Só falta escutá-los e dar-lhes seu lugar como sábios que são.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Tus abuelos son un arcón de sabiduría. ¿Los estás aprovechando?

Toma un momento para compartir ...