Ser mãe depois dos 40: uma aventura cheia de desafios e alegrias

Ser mãe é um presente maravilhoso da natureza! Só cuide para estar preparada para esse momento incrível.

Erika Otero Romero

Ser mãe é um desafio em qualquer idade; no entanto, quando você é mais velha, os desafios parecem menores. Mas não se engane, gravidez e criação de filhos nunca foram fáceis, especialmente se você nunca passou por isso.

Pode ser que ter mais de 40 anos lhe dê um “plus” na hora de ser mãe. Você já tem estabilidade financeira e emocional, algo que todas nós deveríamos buscar antes de embarcar na aventura da maternidade. Ainda assim, também tem seus riscos.

Seja como for, ser mãe depois dos 40 é algo que se tornou cada vez mais comum. Isto porque muitas mulheres se sentem estáveis. A estabilidade que buscam não é apenas a de um bom casamento, elas também querem que seus filhos não passem necessidade. Querem educá-los longe dos vícios parentais que elas aturaram quando eram crianças. Quando sentem que têm esses aspectos “sob controle”, decidem embarcar na aventura da maternidade.

5 vantagens de ser māe depois dos 40

1. longevidade

Estudo afirma que a mulher que se torna māe depois dos 40 tende a ter uma vida mais longa. Também afirma que as mulheres que tiveram seu último filho antes dos 29 anos reduziram pela metade a possibilidade de viver até os 95. Isso pode ocorrer devido à genética.

A questão é que o sistema reprodutivo de uma mulher nessa idade funciona bem; portanto, isso também se aplica a outros processos associados ao envelhecimento.

Advertisement

2. Reduz a deterioração cognitiva

Outro estudo mostra que a mulher que se torna mãe depois dos 35 anos tem uma memória verbal melhor. Isso ocorre devido ao estrogênio e à progesterona, que além de serem hormônios importantes na reprodução feminina, também intervêm em diferentes funções do corpo da mulher. Esses hormônios também são responsáveis pelo funcionamento do cérebro e pelo desenvolvimento do tecido cerebral.

3. Maturidade emocional

Com os anos vêm as experiências. Ninguém está isento disso, muito menos as mulheres.

Ser mãe antes dos 20 ou 30 não é o mesmo que depois dos 40. Embora as mulheres amadureçam mais cedo que os homens, elas não sabem aos 20 o mesmo que aos 40.

A sabedoria vem com a idade e depois dos 40 a mulher é mais paciente. Isso pode torná-la mais capaz de criar filhos sem vícios parentais.

Nessa idade, as mulheres geralmente não engravidam por descuido. Uma mulher de 40 anos busca ser mãe porque já tem isso planejado. Pode dar mais trabalho, mesmo assim, pelo mesmo motivo, ela saberá como usar de mais sabedoria na criação de seu filho. Pelo menos tentará a cometer menos erros.

Advertisement

4. Estabilidade financeira

Ser mãe depois dos 40 é um ato “friamente calculado”. A mulher pode ser profissional, desfrutar um bom emprego ou casamento estável e feliz.

Pode ser que ela tenha economias, então não precisa se preocupar, pelo menos durante a infância do filho. Além disso, todos sabemos que ter filho demanda dinheiro.

5. Você aproveitou a vida de outra maneira

Vejamos, não é que com a chegada dos filhos você não possa mais aproveitar a vida. Isto pode ser feito com as crianças, porém, em outro nível.

Suponhamos que você tenha se casado aos 30. Você teve 10 anos para ir a jantares e festas com amigos, viagens com seu marido e muito mais. Agora, você será feliz de outra forma: passeios em família, férias com os filhos ou tardes com deveres de casa e filmes infantis.

5 desvantagens de ser mãe depois dos 40

1. Ficar grávida é um pouco mais complicado

É sabido por todos que as chances de a mulher engravidar diminuem com a idade. Todavia, isso depende muito da mulher, de sua genética e de sua saúde.

Advertisement

Para algumas, pode demorar mais. Algumas terão que se submeter a tratamentos. Entretanto, enquanto você não tiver sintomas da menopausa, a gravidez pode ser iminente.

2. Riscos de aborto

Quer você seja jovem ou uma mulher com mais de 40 anos, existe o risco de aborto espontâneo. No entanto, devido à idade e outras condições, é mais provável que isso ocorra aos 40.

3. Risco de osteoporose

O risco de uma mulher sofrer de osteoporose é alto. A gravidez reduz o nível de cálcio nos ossos. Ainda assim, ser mãe depois dos 40 aumenta essa possibilidade.

Um estudo explica que uma mulher que é mãe depois dos 35 anos tem duas vezes mais chances de sofrer de osteoporose. Mesmo assim, também depende muito de como você se cuida, da alimentação e da genética da mulher.

4. Maior risco de parto prematuro

O parto depois dos 40 pode ser antecipado devido aos efeitos da idade. Um estudo afirma que a idade é um dos fatores que podem fazer com que um bebê nasça prematuramente e com pouco peso.

Advertisement

5. Risco de diabetes gestacional

Esse tipo de diabetes é temporário na maioria dos casos. Ela ocorre devido a uma quantidade insuficiente de insulina durante a gravidez.

Um estudo concluiu que o risco de uma mulher com mais de 40 anos desenvolver diabetes durante a gestação é de 74%. É importante fazer o teste de diabetes gestacional, então, com base nos resultados, o médico recomendará um tratamento.

Independentemente da sua situação, a gravidez não deve ser considerada levianamente. Ser mãe em qualquer idade é lindo. Por isso, como mulher, você deve cuidar do corpo, da mente e das emoções. Isso irá garantir que você seja uma mãe sábia, saudável e feliz.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Ser mamá después de los 40: una aventura llena de retos y felicidad

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.