Sente-se desanimada? Não deixe que a depressão sufoque você

O desânimo pode ser uma armadilha que se instala placidamente em sua vida e sussurra que você não pode, que é melhor abandonar tudo e jogar a toalha.

Marta Martínez Aguirre

O desânimo pode penetrar fundo dentro de você.

Nessas horas você, com certeza, pensou em jogar a toalha. E esse sonho, que tanto anseia, fica largado em alguma parte da agenda, à espera de se concretizar. A este respeito, deixe-me contar o que aconteceu a um jovem:

Ele respirou suavemente, tentando sentir pela última vez o ar fresco da região. Doía-lhe a cabeça de tanto pensar. Pegou suas roupas, arrumou algumas coisas e carregou sua bagagem. Foi então que decidiu deixar Paulo e Barnabé. Jerusalém o chamava, de modo que João Marcos voltou com os seus.

Passou o tempo, Paulo e Barnabé estavam sós, os fiéis multiplicavam-se, a fome pelo Deus de Israel percorria as ruas, era difícil evangelizar sem obreiros. “As forças enfraquecem se não houver mãos que colaborem”, foi talvez o breve comentário que Barnabé fez a Paulo, antes de mencionar o desejo de chamar João Marcos. Paulo entendeu perfeitamente a que e a quem se referia.

No entanto, “a Paulo não pareceu conveniente levá-lo, porque Marcos os havia abandonado em Panfilia. Foi tão sério o desacordo que terminaram se separando: Barnabé levou Marcos e partiu para Chipre, enquanto Paulo, por sua vez, escolheu a Silas e, confiado pelos irmãos ao amor do Senhor, saiu dali” (At 15:38-40).

Advertisement

Paulo, que era de caráter forte, não cedeu ante o pedido de Barnabé, e certamente zangado, discutiu e argumentou que João Marcos não tinha aptidões para a liderança, ou que era inconsistente, talvez pouco confiável e quem sabe quantas coisas mais. A questão é que Paulo também pegou suas bolsas e saiu com Silas.

Você pode ter uma ideia de como João Marcos se sentiu ao saber de tal discussão por sua causa? Isso foi apenas o começo. Quando soube do comentário sobre seu substituto acreditou que era uma partida pesada. Um novato tinha sido escolhido na igreja. João Marcos tinha mais anos no evangelho do que o próprio Paulo, e tinha pertencido à congregação cristã desde seu início. O desânimo passou por seu coração, mas não permitiu que se instalasse.

Com o passar do tempo, teve o privilégio de ir à Babilônia com Pedro, enquanto Paulo voltou a recuperar a confiança nele e o convidou a viajar, junto com Timóteo, a Roma. Em uma tarde de garoa fria começou a escrever, por inspiração, um dos evangelhos que leva seu segundo nome, apresentando Jesus por seus feitos.

Talvez João Marcos usou alguns destes conselhos ancestrais:

Inove

Não fique agarrado às suas tarefas diárias, procure assumir novos riscos na sua rotina diária. Por exemplo, você fez um bolo e não ficou fofinho, antes de se desencorajar, que tal fazer um creme e misturá-lo com pêssegos em pedaços ou adicionar merengue? Assim fará uma sobremesa nova, diferente da habitual.

Advertisement

Relacione-se

Se vir que está prestes a entrar no corredor do desânimo, chame a sua rede de amizades e tente sentir-se apoiado por gente que lhe conhece e aprecia.

Defina os seus objetivos

Você pode ter muito claro o que quer fazer, mas não sabe por onde começar ou como continuar, então o desânimo entra pela porta. Papel e caneta podem lhe ajudar: escreva suas metas, organize um plano de ação e atue com base nele. Inclusive, pense em possíveis “contras”, de modo que quando surgirem (se é que surgirão), estará preparado de antemão e o desânimo não o vencerá.

Encontre um supervisor ou mentor de seus projetos

Uma ferramenta brilhante e que garante o sucesso é ter uma voz amiga que o supervisione e incentive; também é muito necessário para que lhe mostre se está pegando a rota certa ou errada. O desânimo costuma surgir quando se enfrenta sozinho uma tarefa sem alguém que o guie e encoraje. Talvez esteja tão desanimado que nem sequer se arruma ou sai para fazer exercício; uma pessoa amiga pode ser sua “tutora” e ajudar, passando para buscar você, encorajando-o a ir para a rua.

Não perca a concentração

É muito comum começar um projeto com entusiasmo, mas não se esqueça de que a concentração sempre deve estar focada em alcançar o máximo. Perder a concentração pode ser um motivo que leva ao desânimo quando algo falha; é muito parecido com o lenhador que se propõe cortar muitas árvores, mas se esquece de afiar o machado.

Mexa-se

Procure vídeos que o motivem. Na Internet há muitas pessoas motivadas, e observá-las vai permitir a você se firmar na ideia de que, se outros conseguiram, você também consegue.

Advertisement

Seja feliz fazendo o que faz

Anote numa folha de bom tamanho ou na sua agenda aquelas coisas que o fazem feliz, e trabalhe nelas. A tristeza costuma bater à porta daqueles que não são apaixonados pelo que fazem e se limitam a sobreviver a cada dia. Martin Luther King disse uma vez, “Aqui viveu um grande varredor que cumpriu bem o seu trabalho”. Coloque o coração no que você faz. É uma tarefa ingrata? Pois exalte-a com todo seu coração; você não pode deixá-la, mas pode ter o poder de fazer dela uma pequena paixão.

Escolha a alegria

O que quer que faça, desfrute com todo o seu ser; sinta a alegria de estar vivo e de ter um corpo, uma mente e uma alma que lhe permitam realizar os seus sonhos. Olhe ao seu redor, você sabe que há pessoas que morrerão sem conhecer o mar, ter um filho em seu ventre, caminhar, correr, ver, escutar, acariciar um animalzinho, ter um prato de comida diária; desfrute tudo porque são dons que Deus lhe oferece.

O desencorajamento pode manchar o espelho de manhã, mas não pode impedir-lhe de ver quem você é e onde pode chegar.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Te sientes desanimada? No dejes que la depresión te ahogue

Toma un momento para compartir ...

Marta Martínez Aguirre

Marta Martínez é do Uruguai. Ela é formada em psicologia e tem pós-graduação em logoterapia. Ela ama o que faz e adora servir ao próximo.