Segundo estudo, manter um livro de gratidão melhora a saúde

A magia de ser grato vai muito além do que todos nós pensamos, você se atreve a experimentá-la?

Erika Otero Romero

Tive meu primeiro diário com 10 anos de idade. Foi um presente de formatura do meu último ano de ensino fundamental I. Devo admitir que não sabia para que me tinham oferecido aquele livrinho com as folhas em tom pastel; ainda assim o guardei como um tesouro.

Ainda hoje o conservo, e ainda que me cause um pouco de tristeza e vergonha ler o que, com letra desprovida e má ortografia, escrevi, aprecio o desabafo que me concedeu por aquele tempo.

Desde aquele tempo até hoje, foram muitos os diários que me acompanharam em meus momentos mais complexos. Hoje não tenho um; no entanto, o que faço quando preciso desabafar é pegar uma folha e escrever tudo o que me incomoda. Depois de reler várias vezes o escrito, permito-me deixar aflorar minhas emoções, quaisquer que venham. Depois queimo ou rasgo e jogo fora. Para mim é uma espécie de terapia catártica que me parece muito libertadora.

Diário de agradecimento, já pensou em ter um?

Para ser honesta, jamais pensei que um diário pudesse ser usado para agradecer. Pois, segundo a ciência, é muito bom ter um desse tipo.

Penso agora que um caderno serve para deixar ir tantas coisas de sua mente quanto possíveis, e ao mesmo tempo o ajuda a libertar-se; um diário de agradecimento também ajuda a ser uma pessoa melhor, isto de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Kentucky.

Advertisement

O que é um diário de agradecimento?

É basicamente um diário convencional em que você escreverá seu dia a dia. A diferença é que você vai incluir uma reflexão sobre os momentos significativos que aconteceram naquele dia.

Não tem que ser milagres de verdade, pode ser que esse vizinho que nunca responde a sua saudação, hoje o fez, e além disso, perguntou como você estava. Essa simples atividade, segundo a ciência, ajuda a sair desses momentos de tristeza ou depressão que às vezes embargam uma pessoa. O melhor é que há um bom número de provas científicas que o ratificam.

O que a ciência diz sobre isso

O Greater Good Science Center, da Universidade de Berkeley, por 20 anos tem realizado pesquisas sobre a gratidão e os benefícios do diário de gratidão, em particular. E mais, eles abriram um site em inglês onde você pode manter um diário de gratidão.

Robert Emmons é apenas um dos especialistas mundiais que dedica muito do seu tempo acadêmico para estudar os efeitos da gratidão na vida das pessoas. Ele, junto ao psicólogo Michael McCullough, da Universidade de Miami, publicaram um livro chamado The Psychology of Gratitude; sua participação em diversos estudos sobre o tema é bastante ampla.

Como a gratidão age no corpo humano?

O que ocorre é que os eventos que acontecem diariamente e que nos fazem ficar agradecidos atuam como desencadeadores de “boas vibrações” que fazem com que o cérebro se concentre mais nesses aspectos do que nos negativos.

Advertisement

Quando isso é alcançado, há uma mudança de pensamento que minimiza a dor gerada por problemas e dificuldades. Portanto, o estresse que estes eventos geram se reduz ao mínimo, diminuindo, assim, os problemas de saúde que geram.

Benefícios à saúde ao manter um diário de gratidão

Uma investigação realizada por Emmons e McCullough revelou que as pessoas que mantêm um diário de gratidão relataram um grande número de mudanças benéficas em sua vida e organismo, tais como:

1 Melhoria da saúde física e mental

Como os níveis de estresse diminuem devido à manutenção de um diário deste tipo, as pessoas são menos propensas a sofrer de doenças cardíacas. Também dormem melhor e reduz a ansiedade. Além disso, torna as pessoas mais concentradas e atentas, há também uma mudança positiva na atitude.

Também reduz a depressão, desconforto muscular, hipertensão, dor de cabeça e até mesmo a digestão é beneficiada.

2 Fortalece as relações interpessoais

Quando se mantém um diário de gratidão, a pessoa se faz consciente das mostras de amabilidade e carinho da parte dos demais. Ela percebe que é valiosa para os outros e que também pode ajudar na vida deles.

Advertisement

3 Muda de maneira positiva a atitude diante da vida

Ao se tornar consciente do valor e importância que se tem para outras pessoas, deixa-se de ver as coisas ruins e duras da vida e começa-se a ver com mais clareza a solução às dificuldades da vida diária.

4 Você fica mais consciente do que precisa ou não em sua vida

Aumenta sua capacidade de ver mais claramente o que você precisa, quer e anseia em sua vida. É por isso que você faz o esforço de se afastar de pessoas, coisas, ou comportamentos que você sabe serem prejudiciais, tais como vícios, más amizades, maus hábitos ou empregos ruins.

5 Sua motivação para o sucesso é melhor

Os estudos de Emmons e McCullough revelaram também que aqueles que optam por manter um diário de gratidão aumentam as possibilidades de sucesso em áreas acadêmicas, profissionais e competitivas que tenham a ver com sua saúde.

6 Melhor controle de suas emoções e impulsos

As pessoas que fazem um diário de gratidão começam a desenvolver a habilidade de controlar melhor suas reações emocionais. Desta maneira, tornam-se pessoas mais tranquilas, ofendem-se menos pelo que os outros fazem e respondem com amabilidade sem perder o controle.

7 Melhora a capacidade de observação, concentração e atenção

Como o ato de escrever o diário de agradecimento requer que você recorde os eventos afortunados que viveu, sua capacidade de estar mais atento e ser mais observador de detalhes melhora amplamente.

Advertisement

8 Melhora a autoestima

O diário ajuda você a ganhar confiança em si mesmo. Você também vai perceber que as coisas que faz para os outros recebem apreciação e são valorizadas. Percebe, também, que tem valor como ser humano e que, não importam as opiniões negativas que outros tenham de você, pois você sabe seu valor.

Convido-o a que se anime a manter um diário de gratidão, com certeza mudará sua vida e você será uma pessoa mais feliz.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Según un estudio, llevar un libro de gratitud mejora la salud

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.