Se mudar seus pensamentos, seu mundo muda instantaneamente

Quando você muda a maneira de ver o mundo, seu mundo muda completamente.

Erika Otero Romero

Acredito que o seu mundo muda quando a sua maneira de pensar muda.

Claro, isso nem sempre foi assim. Eu tinha uma maneira muito pessimista de pensar. Como se fosse pouco, queixava-me muito e de tudo; além disso, tinha sempre preguiça, e quando não era assim, tudo era tristeza. Não, não é que eu estivesse deprimida; as coisas não saíam bem e toda a responsabilidade era minha devido a minha má atitude.

O pior de tudo é que quando alguém me fazia notar toda essa negatividade, eu ficava com raiva. Literalmente, era como se tivesse uma nuvem negra o tempo todo sobre mim; uma forma muito má de ser.

Demorei muito tempo para perceber que as minhas ações e o meu mundo eram apenas um reflexo do que estava na minha cabeça. Felizmente, foi uma questão de querer mudar para começar a procurar uma forma de conseguir essa mudança.

Qual é o princípio da mudança?

A primeira coisa a fazer é mudar a forma de pensar. Custa muito, mas sabendo que deseja mudar sua realidade, você vai fazer o que puder para controlar o que pensa.

Advertisement

Sim, esse é o segredo: controlar seus pensamentos.

Suponha que um dia você acorda e começa com uma boa atitude. De um momento para o outro começa a perceber que se queixa porque seu chocolate está muito quente e você se queimou; para terminar, seus filhos levantaram-se tarde e não vão chegar em tempo à aula. O que vai acontecer se continuar com essa linha de pensamento, é fazer com que, durante todo o dia, situações mínimas “danifiquem” o seu humor.

O que tem que fazer é cortar esse pensamento prejudicial que muda o humor e a atitude. Aplicando o mesmo exemplo, você começa a sentir vontade de reclamar porque as coisas estão ficando um pouco complicadas. O que faço quando isso acontece é dizer em voz alta e 3 vezes: “cancelado, cancelado, cancelado”; logo, sorrio e digo: “tudo irá bem”.

Agora, quando se trata de situações mais complexas que uma simples demora ou queimar-se com sua bebida quente, o que você deveria fazer é dizer: “Tudo passa” ou “deixo tudo nas mãos de Deus. Não é pelo simples fato de dizer estas frases que os problemas vão desaparecer. O que você está fazendo é tirar um pouco de peso de cima dos seus ombros e confiar, que por trás dos obstáculos, há algo que você deve aprender; ou que Deus vai livrá-lo de algo que você não precisa na sua vida.

Sofremos por teimosia e orgulho

O que acontece é que quanto mais você começa a seguir o mesmo caminho da reclamação, de levar ao reverso e não querer reconhecer que você é a pessoa responsável por seus fracassos, e não as situações, sua vida vai ser mais e mais complicada.

Advertisement

Pelo contrário, quando aceita que a sua atitude e o que pensa é o que mantém você no caminho errado, vai mudar, e com isso, as circunstâncias que se apresentam na sua vida. Digo isso, porque minha vida é um reflexo fiel do que eu exponho.

Teimosia e perseverança: 2 faces de uma mesma moeda

Há dois tipos de teimosia, uma delas vai ajudar a mudar a sua vida e a outra vai afundá-lo no fracasso.

A teimosia leva-nos a contradizer os outros pelo simples fato de não querermos dar razão; esta vai fazer-nos entrar numa má atitude. É possível que até faça você ganhar algum inimigo. Esse defeito é causado pelo orgulho e pela suficiência. A falta de humildade em reconhecer que não se sabe tudo e que também se engana.

A perseverança, pelo contrário, vai levá-lo a realizar tudo o que sonha na vida. A pessoa perseverante é disciplinada e focada, isso faz com que se esforce e dê o melhor de si. Além disso, que tenha uma boa atitude e não se desanime, embora as coisas nem sempre saiam como espera.

A teimosia irá travá-lo e a outra o levará longe; você escolhe qual cultivar. Por isso, o convite é que, se for uma pessoa teimosa no mau sentido, converta essa teimosia em seu lado positivo e torne-se alguém perseverante, que com garra e empenho alcance suas metas.

Advertisement

Nem tudo é bom, mas mantenha-se firme

Você sabe que a vida é baseada em bons e maus momentos. E, sim, em tempos ruins vai ser difícil manter um pensamento positivo. Você tem todo o direito de se sentir mal, chorar e lamentar. A situação é que, mesmo que você se conceda um dia ou cinco para se afundar em seu sofrimento, cuide para que não seja sua vida inteira.

O anterior é um ponto importante, já que há pessoas que se entregam ao sofrimento e o que faz com que lhes custe para sair deste estado é o pensamento pessimista. Para superar esse tipo de evento, às vezes você precisa da ajuda de um terapeuta, pois se não for feito, você pode cair em uma depressão exógena profunda.

Fique em agradecimento

Ser grato é uma fonte inesgotável de pensamentos positivos.

Quando você começa a viver uma vida baseada na gratidão, você começa a perceber que as coisas que você tem são muito mais do que precisa.

É tal o poder de ser alguém agradecido, que as coisas vão começar a correr tão bem na tua vida, que vai ser muito complicado que uma situação difícil o mude ou afunde por completo.

Advertisement

Só me resta convidá-lo para que faça todo o seu esforço em mudar sua maneira de pensar. Garanto que quando o fizer, a mudança será mais do que imediata e não vai deixar de estar agradecido a si mesmo por ter se feito esse grande favor.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Si cambias tus pensamientos, tu mundo cambia instantáneamente

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.