Se for prometer algo, assegure-se de poder cumpri-lo

Pense bem antes de prometer algo, porque as promessas determinam a confiança dos que lhe rodeiam

Adriana Acosta Bujan

Sem medo de me equivocar, todos, em algum momento da vida, prometemos algo a alguém com intuito de ganhar a confiança ou fazer com que essa pessoa se sinta tranquila e feliz. Prometemos ao cônjuge, aos filhos, aos colegas de trabalho, aos entes queridos. Vamos pela vida fazendo promessas que talvez nunca cheguemos a cumprir, o que põe em dúvida nossa palavra e, sobretudo, provoca graves conflitos em nossas relações com os demais.

Pessoas que não cumprem o que prometem são classificadas como mentirosas, indesejáveis e não confiáveis, e isso afasta qualquer um. Por esta razão, devemos saber pôr um limite nas promessas e fazer todo o possível por cumprir o que já prometemos, pois isso não só nos afetará no social, como também afetará nossa autoestima, segurança e confiança.

Eu prometo

Prometemos um café com as amigas, um presente para acalmar o choro dos filhos, prometemos uma viagem ou trazer a lua e as estrelas para obter um sim da pessoa que nos interessa. Promete-se mudar um comportamento ou uma ação errada que provocou danos a quem se ama; enfim, promete-se e promete-se, cheios de boas intenções e boa vontade, que aconteça algo no futuro.

Talvez, prometer possa ser um ato de boa-fé, que nos ajuda a ter empatia e ser pessoas melhores a cada dia. No entanto, é também um ato que põe em risco a nossa credibilidade. É por isso que temos de aprender a fazer promessas que podem ser cumpridas.

O problema é que muitas vezes se promete sem pensar nas prioridades ou no tempo que se requer para cumprir aquilo. Preenchemos nossa própria agenda de compromissos para depois postergar, talvez pelo medo de mudar ou voltar a errar; como, por exemplo, um parceiro que foi infiel.

Advertisement

A escritora Lesslie Polinesia, em seu livro Três promessas“; afirma que estas podem ser mudadas pelo destino e planos da vida, embora uma pessoa queira prometer algo, costuma acontecer de a vida ter outro caminho diferente que impedirá seu cumprimento.

Como tornar as promessas uma realidade

1. Seja realista

Você pode prometer um chocolate para uma criança para cumprir suas obrigações escolares, ou fazer uma ligação para o seu parceiro; podem ser promessas fáceis de cumprir, desde que não exijam muito esforço ou dedicação. A ideia é que, quando fizer uma promessa, seja o mais realista possível, algo que possa fazer de maneira imediata e sem adiar tanto tempo.

Dessa forma, a tua palavra será sempre ouvida e respeitada, pois os outros saberão que o que disser terá sempre fundamento.

2. O que limita você

Quer conquistar aquele posto na empresa que trabalha, comprar um carro, viajar com sua família; você pode prometer mil coisas a si e aos outros com a finalidade de motivar-se para alcançar seus sonhos. No entanto, o problema reside nos ideais ou limitações que você tem no presente, que o impedirá de cumprir suas promessas.

Não digo que seja impossível realizar seus sonhos, o problema é que algumas vezes temos que pensar em nossas verdadeiras limitações ou impedimentos que nos fazem falhar nas promessas. Por exemplo, você promete comprar uma casa para sua mulher, mas, na verdade, está apenas começando a trabalhar em seu próprio negócio, ou promete decorar o seu quarto, mas não tem tempo para isso.

Advertisement

Por isso, é importante conhecer suas limitações, assim como suas habilidades, dons e virtudes, já que, se prometer algo, essa promessa será mais simples de fazer e será menos provável que falhe.

3. Aprender a dizer não

Em muitas ocasiões, as pessoas que amamos ou que são próximas a nós nos obrigam a prometer algo que, na realidade, não queremos; por isso é fundamental aprender a dizer “não”. Isso terá mais validade e gerará menos conflitos com os outros.

É difícil deixar de prometer quando uma pessoa pede a nossa ajuda, já que, na realidade, sabemos que esse alguém recorreu a nós porque confia plenamente. No entanto, você terá que aprender a dizer que “não pode” cumprir algo, que não está a seu alcance ou que poderá lhe criar problemas em suas atividades diárias, enfim, que porá em risco sua própria tranquilidade, estabilidade ou segurança.

Por exemplo: a esposa que faz seu cônjuge lhe prometer que deixará de falar com seus pais, porque ela não gosta deles, ou que deixe de sair com seus amigos porque ela não confia neles, assegurando que são má influência para você.

4.  Não é uma brincadeira

Todas as promessas são importantes, não saia por aí prometendo coisas para agradar a alguém. Quando prometer, faça-o com a convicção de que é algo com que se comprometerá 100% e que tem valor para as pessoas que o rodeiam.

Advertisement

Quero dizer, não gaste sua vida prometendo coisas que não cumprirá, sem nenhum remorso; ao contrário, leve a sério suas palavras e promessas, converta-as em prioridade e se esforce por cumpri-las.

5. Pense bem sobre isso

Tome o tempo necessário para pensar bem em suas promessas; o que pode oferecer em troca que seja de imediato e não leve muito tempo para concretizar suas palavras ou ações. Quando suas promessas são pensadas com cuidado e estratégias que permitam realizá-las em um curto tempo, você se torna uma pessoa que projeta mais confiança, e suas relações com os outros serão mais duradouras e mais próximas; o que o converte em uma pessoa honesta, comprometida mais respeitável.

Então, pense antes de falar e prometer o que não pode cumprir. As promessas podem ser ações de boa-fé que lhe ajudarão a esforçar-se por algo, ou podem converter-se em palavras que destruam a confiança que tanto esforço lhe custou ganhar. Então, Prometa e cumpra!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Si vas a prometer algo, asegúrate de poder cumplirlo 

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.