Se fizer estas 7 coisas, você vai encontrar paz, mesmo em meio ao caos

Seu coração está angustiado e você não sabe como recobrar a paz? Sugiro essa 7 ações. Elas funcionam, pode acreditar!

Erika Strassburger

Não há uma única alma consciente que não veja o caos crescendo no mundo. Obviamente, há países em que o caos já está instalado há muito tempo, mas de uma perspectiva global, as coisas estão cada vez mais estranhas. Isso acontece também próximo a nós. Quando uma coisa parece estar se ajeitando, outra surge para tentar roubar a nossa paz.

Não me refiro tanto à pandemia, pois, ao que tudo indica, logo logo a doença estará sob controle; nem a questões econômicas que, pelo menos em nosso país, também dá sinais de melhora. Mas à forma como esses assuntos – assim como assuntos triviais, tais como família, criação de filhos, casamento, religião, política – são tratados, o que faz com que quase percamos a fé na humanidade.

Mas a humanidade é constituída de mim e de todos vocês. Então, podemos, através de nossa maneira de agir, ajudar a evitar que o caos se instaure pelo menos em nosso entorno.

Podemos entender por caos, neste sentido, brigas familiares constantes, ofensas nas redes sociais, perseguições religiosas, trapaças, falta de empatia e compaixão, entre outras coisas.

Embora possamos ajudar a evitar o caos à nossa volta com nossas atitudes positivas, “uma andorinha, só, não faz verão”, então, infelizmente, o caos pode ocorrer assim mesmo porque outras pessoas não querem colaborar.

Advertisement

A boa notícia é que temos o poder de evitar que nossa paz seja afetada pelo caos e suas consequências. Isso é possível através de atitudes simples:

1. Nutrir o espírito todos os dias

Assim como alimentamos o corpo diariamente para não ficarmos desnutridos, precisamos nutrir nosso espírito. E isso também precisa acontecer todos os dias.

Quando fazemos nossas orações, estudamos as escrituras sagradas, e outros ritos diários de nossa fé, sentimo-nos muito mais capazes de evitar a confusão, discussões bobas, julgamentos, além de ceder, perdoar e servir.

Para nós, cristãos, Jesus Cristo é a fonte da nossa paz. Ele nos prometeu: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo dá. Não se turbe vosso coração nem se atemorize (João 14:27). O tipo de paz que Jesus oferece é muito diferente do tipo de “paz” que encontramos no mundo. Mesmo em meio a uma guerra podemos ter a paz de Cristo.

2. Servir

Você já reparou no sentimento que invade seu coração depois de ter ajudado alguém? Pois é, o serviço ao próximo é uma fonte poderosa de paz.

Advertisement

Umas das coisas que pode tirar a nossa paz é a inimizade, quando nutrimos aversão por outras pessoas. Certa vez, escutei que uma maneira de conseguir amar aqueles com quem não simpatizamos é ajudando-lhes de alguma forma, prestando serviço voluntário.

Experimente ajudar alguém que você não tolera e vai ver um milagre acontecer.

3. Conceder o perdão

É impossível um coração estar cheio de rancor e paz ao mesmo tempo. A luz e as trevas não habitam juntas no mesmo ambiente. Assim como a escuridão some quando acendemos uma lâmpada, o rancor dará lugar à paz quando o perdão for concedido.

4. Dar o melhor de si em tudo o que fizer

Quando nos empenhamos de verdade naquilo que fazemos, sentimo-nos em paz por ter feito tudo o que podíamos, mesmo quando o resultado não é o esperado.

5. Ser positivo

Desde que o mundo é mundo, há coisas negativas e ruins à nossa volta. E quando imergimos nelas certamente a nossa paz desaparece. O segredo é enxergar o que há de bom e focar nisso. Negatividade e paz não combinam.

Advertisement

6. Jamais ser injusto com um inocente

A injustiça é uma das maiores surrupiadoras de paz. Quando você faz um julgamento injusto, uma angústia “inexplicável” surge em seu coração e não vai embora enquanto você não reconhecer que foi injusto e se retratar.

7. Escolher o que é certo de maneira geral

Uma das coisas mais capazes de roubar a nossa paz é uma escolha errada. Quem nunca ficou angustiado depois de ter feito besteira? É devido a escolhas erradas, nossas ou de terceiros, que o caos é instaurado.

Por outro lado, as escolhas certas trazem paz de consciência e a certeza de que você fez o que deveria ter feito, mesmo quando as pessoas à sua volta o recriminam.

Se estiver em dúvida sobre que escolha fazer, pergunte, por meio de oração, Àquele que tudo sabe e tudo conhece, e siga as impressões que Ele colocar em seu coração.

Ao nutrirmos o nosso espírito diariamente, dedicarmos um pouco do nosso tempo a ajudar o próximo e fazer o bem, e fazermos outras boas escolhas – como perdoar aquela pessoa que nos magoou ou prejudicou, focar naquilo que engrandece, ser justo em todos os nosso julgamentos e darmos o melhor de nós naquilo que fazemos – não há caos neste mundo que pode nos impedir de estar em paz.

Advertisement

Leia: Dois passos cruciais para se livrar dessa mágoa que o está impedindo de ter paz

Leia também Como encontrar a paz em meio ao caos para encontrar outras dicas práticas do que fazer no dia a dia para ter mais paz.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.