Se está cansado da sua vida, essas perguntas lhe darão sossego

Se sua vida ou seu relacionamento se tornou um fardo pesado, se você se sente realmente exausto, essas perguntas podem fazer você encontrar uma saída, de verdade!

Marta Martínez Aguirre

Costumo ouvir com frequência: “Estou tão cansada! Concentro todas as minhas energias nessa criança e veja o que consegui!”, ou“ Não sei como continuar. Depositei toda a minha vida nela e não aguento mais, estou cansado”, ou “Não tô nem aí para mais nada. Cansei!”, ou ainda “ Tentamos todo tipo de terapia, estamos cansados ​​de não podermos ter filhos”.

Amar não cansa. O que cansa são as brigas, as frustrações, ser sempre aquele que cede, não poder falar ou não satisfazer o outro, ou ter que sempre demonstrar aquela eterna simpatia para não expressar, na verdade, a raiva acumulada, o silêncio, o medo, a tristeza, a soma de infidelidades, as birras, a raiva, os olhares cortantes. É isso que realmente esgota. O que você pode fazer sobre esse esgotamento? Compartilho algumas ideias a seguir:

1. Expondo por meio de palavras

Expresse o quanto se sente cansada, que acha que não pode tolerar esse comportamento novamente, ou que está cansada de carregar o fardo sozinha. Ponha de lado a máscara da impotência, da resignação, do tédio e mostre que sua alma quer se libertar dessa situação que a aprisiona.

2. Olhe dentro de você

Pergunte a si mesmo o que deseja, com o que sonha e ponha para fora. Faça uma lista de suas necessidades e sentimentos. Em seguida, reescreva-a na ordem de prioridade. Se você precisar de paz, procure uma maneira de obtê-la; talvez, em vez de discutir, saia para o jardim, faça uma pausa e proponha uma conversa mais tarde, calma e serena. Se o que você mais carece é de ternura, aja. Coloque essa necessidade em palavras para seus entes queridos: “Me dê um abraço”, “Mamãe sente falta dos seus beijos.”

Conheço casais que moram juntos há trinta anos sem nunca ouvirem desabafos um do outro, ou de si mesmos, eles simplesmente dividem uma casa, têm filhos, trabalham, pagam a hipoteca, mas nunca são felizes. Até que um dos dois decida ir embora. Uma jovem de trinta anos me disse: “Agora, papai diz que não quer mais viver uma mentira, que há muito tempo está cansado e estava só esperando que eu me casasse para se divorciar”.

Advertisement

Esses casais não sabiam como transformar o enfado, não souberam usar o tempo para dizer “Temos que fazer alguma coisa”. Mais do que um casamento, foi uma soneca sem fim, até que acordaram.

Então, deparamo-nos com casamentos preenchidos pelo vazio do cansaço, com cônjuges esgotados. Há mães que não aguentam mais, que apesar de terem desejado seus filhos, vê-los jogados na rua, drogados, é algo que as deixa paralisadas. Assim como há crianças cansadas e vazias devido às mentiras e traições de seus pais.

3. Interrogue-se para se definir

Conheço quem escolheu se divorciar diante do cansaço, mães que se cansaram dos filhos conflitantes e os colocaram para fora de casa, professores que ignoram a criança que não aprende. Para não tomar decisões erradas, convido você a se perguntar:

– O que eu sinto me dá entusiasmo? Busque ressoar dentro de você aquelas coisas que dão sentido à sua vida e que não o fazem apenas se sentir bem por um momento.

– Eu acho que isso é bom para mim? Analise se o que você sente é valioso para a sua vida, vale a pena?

Advertisement

– O que estou atraindo é algo construtivo? O que o deixa entusiasmado e você acha valioso, é um valor ou um anti-valor?

Sinto que alguma coisa me chama, me atrai? É muito importante determinar: que coisas o convida, chama-lhe à ação?

– Esta decisão que estou prestes a tomar responde às quatro perguntas anteriores? Se sua resposta for sim, continue, não pare.

– Eu quero que essa escolha seja a que me defina neste momento da vida? Esta questão talvez seja a mais difícil de responder, mas, sem dúvida, é a mais importante. Lembre-se de que muitas coisas podem deixá-lo entusiasmado, podem ser valiosas e atrativas, mas podem não o definir como pessoa. Não se esqueça de que você é o produto de suas escolhas.

O cansaço é sempre um convite formal e vigoroso para nos ouvirmos, mas também para nos questionarmos antes de tomar decisões erradas.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Si estás cansado de tu vida, estas preguntas te darán reposo

Toma un momento para compartir ...

Marta Martínez Aguirre

Marta Martínez é do Uruguai. Ela é formada em psicologia e tem pós-graduação em logoterapia. Ela ama o que faz e adora servir ao próximo.