Se Deus existe, por que não escuta minhas orações?

Às vezes acontecem-nos coisas terríveis, e pedimos ajuda a Deus, mas não acontece nada. Mas se Deus não muda suas circunstâncias, é porque Ele quer mudar você.

Marilú Ochoa Méndez

MiDiana se considerava uma pessoa de fé, até que seu mundo começou a desmoronar. Sua mãe começou a ter crises emocionais e se fechava em seu quarto longas horas, deixando a sua irmã menor e a ela sem comida nem atenção. Ela não entendia por que o “Deus” de que lhe falavam na igreja não fazia nada por elas. Quando a fome lhe doía o estômago, pedia: “Jesus, dormirei um pouco, mas se o Senhor me ajudar e deixar algo quente no meu prato, saberei que me ama”. Mas isso nunca aconteceu.

Quando era adolescente, teve um namorado que abusava emocionalmente dela. Isso afetou-a profundamente, e a imagem do Pai amoroso que, do Céu, cuidava dela, tornou-se ainda mais obscura.

Se lhe perguntar hoje, ela dirá que não acredita nele. Que descobriu que é ela quem mais ajuda a si mesma, sente-se orgulhosa do que superou e tenta ensinar os seus filhos a se comportarem da mesma forma. Diana afirma isso com uma dureza que na realidade não sente. À noite, quando a incerteza lhe rouba o sono, continua a mastigar a amargura e a decepção.

Por que Deus não faz o que lhe peço?

Quando estamos realmente necessitados e conhecemos as promessas de Deus, mas não as vemos se cumprirem, ficamos  partidos por dentro. Deus é tão claro ao prometer! Vejamos este texto de Mateus: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á”. (Mateus 7:7,8)

Mas se você, como Diana, pediu sem obter, bateu e não viu portas abertas, este artigo é para você.

Advertisement

Será que Deus é mau?

As revelações de Deus sobre si mesmo e a história do cristianismo nos mostram que Ele é todo-poderoso. Então, nos parece lógico pensar: se Deus pode tudo, o que lhe custa me ajudar nesta pequena coisa? E quando não chega a ajuda tal como foi solicitada, sobe a coragem até nossos poros, e nos amarga a decepção. Será que Deus é mau? Regozija-se com o nosso sofrimento? Gosta de nos ver sofrer?

A resposta a estas três perguntas é NÃO! Ele é um Pai bom, e como tal, ama-nos mais do que ninguém neste mundo. Em Sua palavra podemos ler muitos exemplos destas afirmações:

“Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos”. (Mt 10, 29-31).

Só que, lendo bem a citação acima, nota-se que, embora Deus afirme que nos ama, que nos protege e cuida, não promete que não nos acontecerá nada mau. Ele afirma que “nem um só (pássaro) cai ao chão sem que o Pai o permita”. E aqui está uma pista reveladora que analisaremos a seguir.

Acredito em Deus se Ele fizer o que peço

Quando clamamos por ajuda a Deus e nos sentimos negligenciados, cometemos o erro de pensar que Ele não nos escuta, que não nos ama ou que deseja nos fazer sofrer. O passo seguinte é dizer que Ele não existe. Se você olhar, é um tipo de amor interesseiro e egoísta: “Deus, creio em você, enquanto faz o que peço, como uma espécie de gênio mágico. Se não ‘funcionar’ esfregar insistentemente a lâmpada da oração, decido, então, por tirá-lo da minha vida”.

Advertisement

Deus é um ser único, indivisível, onipotente, eterno, Todo-poderoso. Não podemos reduzi-lo a apenas um provedor!

Por que não dá imediatamente ao seu cônjuge ou aos seus filhos tudo o que eles pedem? Porque deixa seu filho chorar de desilusão quando lhe nega o brinquedo que pede ou a saída que tanto anseia? A resposta lhe dará esperança: porque não é o melhor para ele ou ela.

Quem ama, dá o melhor

Para mim, fazer atos de serviço pelas pessoas que amo é importante. É a forma como aprendi a dar amor. No entanto, sendo mãe, apercebi-me que, se tentasse fazer tudo pelos meus filhos, em vez de os ajudar, iria magoá-los. Estou no processo de aprender a dar o necessário, pois assim os ajudo a crescer, em vez de só mimá-los. Nós, pais, temos a tarefa de decidir sabiamente o que damos e tiramos aos nossos filhos, porque somos responsáveis pela sua eterna salvação ou condenação.

No Evangelho de Lucas lemos:

“Se vós, que sois maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais dará o Seu Pai celeste o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lc 11, 13).

Advertisement

Você percebe o tom desta promessa de Deus? Ele nos assegura que nos dará sempre coisas boas. Aqui responde a suas perguntas inquietas quando reclama com tristeza que Ele não faz o que você lhe pede.

Quem garante que o que pede é o melhor para você e para os seus?

A fé implica acreditar em Alguém que o ama, que tem poder acima de tudo e que cuida de você. Essa perspectiva exige reconhecer que Deus sabe mais que você.

Imagine estar em um avião. Você tem medo de voar. Além disso, há turbulência. É justo pedir ao piloto para pousar o mais rápido possível? Será boa ideia que os passageiros realizem um motim e o obriguem a “salvá-los” desta maneira? Não seria nada sábio. Se o piloto está lá, é porque estudou, sabe o que fazer diante de um imprevisto, e o levará bem a seu lugar de destino.

O mesmo acontece com Deus. As turbulências da vida sufocam-nos e, desesperados, gritamos por ajuda, nesse contexto ousamos exigir o que nos parece melhor. Mas Deus quer salvar-nos, não nos tranquilizar.

Se Deus não muda sua circunstância, é porque Ele quer mudar você

Com o objetivo de mudar nosso coração, torná-lo puro e sábio, amante do bom e verdadeiro, Deus permite que vivamos provas duríssimas. Às vezes, as provas arrancam-nos a pele em pedacinhos. E quanto dói! No entanto, nunca é com um afã sádico. Ele está sempre lá nos acompanhando, aconchegar-nos. E Seus caminhos, contam com a promessa da Vida Eterna para quem sejamos fiéis.

Advertisement

Quando sentir a água até o pescoço, e seu ânimo vacilar, não ceda à tentação, não perca a fé. Escolher tirar Deus da nossa vida nos condena ao desespero. O sábio será nos apegar com mais força às belas promessas de Deus, que nunca despreza uma oração fiel, paciente e confiante.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Si Dios existe, ¿por qué no escucha mis plegarias?

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.