Não tenha medo, apenas tenha fé

Deus nos ama, e nesses momentos de incerteza e provação, Ele estende Sua mão. Vamos segurá-la firme. Deixemos o medo de lado para abraçar nossa fé.

Marilú Ochoa Méndez

É surpreendente como a luz muda o panorama e nos dá segurança. Se você observar uma estrutura ou paisagem com pouca luz, é fácil encontrar figuras assustadoras.  A luz, por outro lado, permite-nos apreciar a beleza e os detalhes em sua totalidade. Dessa forma, desfrutamos de maneira completa o espetáculo diante de nossos olhos.

Abril de 2020. Plena crise mundial de saúde devido ao coronavírus. Para muitos, a época em que estamos vivendo é sombria. Os panoramas econômico, de saúde, escolar e de desenvolvimento e convivência social parecem obscuros no momento.

Os números de infecções e mortes flutuam, tirando nossa calma e serenidade entre seus altos e baixos. Ficamos paralisados de medo pelas pessoas que amamos, pelos empregos perdidos de tantas pessoas, pelo bem-estar de nossos médicos e enfermeiras.

Neste momento, não é fácil ver claramente o panorama, nem ter esperança. Mas ela existe, e queremos colocar à sua disposição uma maneira de deixar de ter medo e atravessar esse momento sombrio com a luz da fé.

A fé é como a ponte Hebei

Em dezembro de 2017, foi inaugurada uma ponte de 488 metros com piso de vidro, suspensa a mais de 200 metros de altura entre dois penhascos na província de Hebei, na China. É impactante assistir aos vídeos com pessoas cruzando essa ponte, algumas sentindo como se estivessem voando, outras se agarrando às espessas barras de aço que sustentam cada bloco, incapazes de se mexer devido ao impacto de se sentirem suspensas no nada.

Advertisement

Pedir a uma pessoa que substitua o medo pela fé não é fácil

Usando a analogia da ponte, poderíamos dizer que ter medo equivale a ficarmos na beira da ponte olhando para o penhasco à nossa frente, embora nos sintamos em terreno sólido. O medo de perder o chão nos detém, deixa-nos paralisados.

Muitos podem experimentar essa sensação diante dos efeitos que essa pandemia do COVID-19 tem causado no mundo: distanciamento social, incerteza em relação ao emprego, panorama econômico-financeiro inseguro, estresse, entre outros. Essa situação deixa muitos atemorizados e à beira do precipício.

Ergue-se diante de nós uma grande estrutura que afirma ajudar: a . Mas não é um passo fácil de ser dado o de abandonar nossa vida e nosso futuro em uma ponte transparente.

Ter fé é dar um salto no escuro

O padre espanhol, Ignacio Larrañaga, afirma que o abandono a Deus é um salto no precipício, no vazio. O primeiro passo para cruzar essa ponte na China deve se assemelhar a isso, você não acha? Você olha para a estrutura de aço que sustenta a ponte e se anima, mas é difícil avançar, passo a passo, vendo o quanto você é pequeno, em contraste com a vastidão da natureza.

Nossos olhos nos mostram que estamos suspensos a uma grande altura, e o vidro transparente pode nos fazer sentir poderosos, quase como pássaros ou anjos, voando acima do solo. Também pode nos deter.

Advertisement

Acho que eu não conseguiria olhar para baixo se atravessasse essa ponte, teria que olhar para os lados, para a bela paisagem e para o destino final. Tenho certeza de que olhar para baixo me impediria de tirar os pés do chão.

É exatamente assim que podemos viver a fé .

Jesus é Todo-poderoso

Depois de falar diante de uma grande multidão, Jesus Cristo mostrou seu grande poder aos Apóstolos, multiplicando pães e peixes. Os Apóstolos pediram a Ele que deixasse seus seguidores voltarem para casa, pois eram milhares; mas Jesus tinha outros planos. Ele pediu que recolhessem os alimentos que as pessoas tinham levado consigo. Eles trouxeram cinco pães e dois peixes, e o Filho de Deus, em meio ao espanto de seus discípulos mais próximos, multiplicou-os.

No evangelho de Mateus, lemos: E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços que sobejaram, doze cestos cheios. E os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças.” (Mateus 14:20-21)

No entanto, os apóstolos rapidamente esqueceram essa demonstração de onipotência.

Advertisement

Jesus os havia instruído a se adiantarem e atravessar o mar da Galileia, enquanto ele orava durante a noite. Os apóstolos fizeram o que o Mestre lhes havia instruído. Porém, eles se viram em perigo à noite, pois o barco estava sendo “açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário (Mateus 14:24), e estavam com muito medo.

Eles não conseguiram reconhecer Jesus

Jesus não havia se esquecido deles. Depois de dispensar a multidão e orar por algumas horas, foi ao seu encontro caminhando sobre as águas. Os apóstolos, inquietos diante do temporal, quando viram uma sombra avançando em direção a eles entre as ondas, pensaram que fosse um fantasma e começaram a gritar.

Jesus falou com eles para acalmá-los, afirmando que era Ele que estava indo em sua direção. Como eram pescadores, alguns discípulos conheciam bem as águas correntes, e nunca tinham visto alguém andar sobre as águas (outra grande demonstração do poder de Deus!). E ficaram cheios de paz ao se sentirem protegidos por esse grande Senhor.

Os evangelhos relatam como Pedro reagiu: “Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas.” (Mateus 14:28), diante de que Jesus indicou que o acompanhasse, fazendo com que o apóstolo conseguisse dar alguns passos na superfície do lago. Você conhece a história e sabe que, logo depois, o homem afundou, pedindo ao Mestre para salvá-lo.

Ao estender a mão, Jesus lhe perguntou: “Homem de pouca fé, por que duvidaste?” (Mateus 14:31) e ele entrou no barco com Pedro, acalmando a tempestade.

Advertisement

Jesus mostrou seu poder

Jesus mostrou seu poder em várias ocasiões. Dando-lhe a vida, para começar. Ele tem abençoado você em todos os momentos da vida. Você sabe que Ele é grandioso e que Seu poder não tem limites.

Apesar de testemunhar Sua grandeza e poder, hoje – é compreensível e normal – você tem medo.

Jesus se aproxima novamente de você. Quer levá-lo pela mão. Ele o convida a sair do barco de seguranças e certezas, e apenas confiar. Ele convida você a caminhar sobre as águas, a se aproximar dele.

Tenha fé, Ele vai conduzi-lo pela mão. Ao segurá-la, a tempestade em sua mente e coração irá se acalmar. Confie sua saúde, seu futuro e o de sua família a Deus. Agarre-se com confiança ao Seu olhar amoroso e deixe-se guiar. O chão pode parecer transparente e frágil, mas o aço de Seu poder e amor incondicional nunca o deixará cair.  Não tenha medo, tenha fé. Ele sempre nos ama e nos protege.

Leia também: Tenha fé, dias melhores virão

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do origianal No tengas miedo, solo ten fe

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.