Saúde da mulher: 9 coisas que bagunçam completamente seus hormônios

Os hormônios são responsáveis por uma série de estímulos em nosso organismo, mantê-los sob controle ajuda a nos sentirmos melhor e vivermos uma vida mais feliz e saudável.

Renata Finholdt

Você já percebeu que durante alguns dias você estranhamente está com mais apetite e tem vontade de devorar tudo que vê? E que alguns dias você desperta da cama mais animada e feliz já em outros é quase preciso chamar por ajuda para levantar?

O bem-estar da mulher é muito influenciado pelos hormônios, este e muitos outros comportamentos podem acontecer durante um mês inteirinho de forma mais perceptível ou não, dependendo do caso e é importante que você preste atenção e se conheça a ponto de saber qual o motivo que faz você agir daquela forma.

7 sinais de câncer de colo do útero que as mulheres precisam observar

Conhecendo-se melhor você pode ter atitudes que lhe ajudarão a manter seus hormônios mais equilibrados, pois algumas coisas fazem com que eles fiquem completamente bagunçados, veja algumas delas:

1. Alimentos com muito açúcar

A ingestão de grande quantidade de açúcar pode trazer danos não só visíveis na balança, além do ganho de peso você também poderá desenvolver uma resistência à insulina, um hormônio que tem a função de levar glicose para as células a fim de que elas obtenham o alimento (glicose) que necessitam. O resultado disso pode ser a temida diabetes.

Advertisement

2. Ansiedade e stress à noite

Ao anoitecer nosso organismo se prepara para o descanso, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) diminuem para que consigamos relaxar até o sono. Quando nos tornamos ansiosos demais ou estressados os níveis deste hormônio não decaem conforme deveriam e por conta disso deixamos de ter uma noite de sono tranquila e sadia. O indicado é que conforme o dia for se despedindo você tenha atividades que lhe levem ao relaxamento para manter seus hormônios em ordem.

3. Insônia

Quando há insônia, os níveis de cortisol estão altos, algumas pessoas acabam tendo a tendência de se alimentar com qualquer coisa que encontram. Quanto mais tarde conseguimos dormir mais tarde acordaremos e mais ingestão de alimentos será possível e em horário inapropriado, tudo isso acaba por bagunçar nossos hormônios.

4. Privação de sono

Quando dormimos nosso organismo produz um hormônio chamado leptina, que regula nosso apetite fazendo com que consigamos passar a noite sem precisarmos levantar para comer. Na privação do sono deixamos de produzir esse hormônio, isso faz com que o organismo fique desregulado e no dia seguinte sintamos mais fome do que normalmente sentimos.

5. Uso de cafeína

A cafeína aumenta a produção de cortisol, o hormônio do estresse que nos faz ficar alertas, o uso de alimentos ou bebidas que têm em sua composição este ingrediente faz com que fiquemos menos sonolentos no período da noite prejudicando o sono e desregulando nosso sistema hormonal.

6. Falta de exercícios físicos

A endorfina, hormônio do bem-estar, pode ser estimulada pela prática da atividade física. Quando há uma prática constante existe uma regularidade na liberação deste hormônio, já a ausência de exercícios faz com que os níveis de endorfina sejam baixos diminuindo até mesmo a imunidade.

Advertisement

Mioma, pólipo ou cisto no útero: Como afetam a saúde da mulher

7. Dietas radicais

A perda brusca de peso por dietas radicais pode diminuir a produção de estrogênio, o hormônio feminino e fazer com que o ciclo de ovulação da mulher fique desregulado. A perda de peso deve ser sempre acompanhada por um profissional de saúde para evitar qualquer tipo de problema.

8. Excesso de exercícios aeróbicos

A intensidade de exercícios aeróbicos sem orientação profissional pode prejudicar a produção do hormônio grelina, hormônio da fome, e estimular ainda mais o apetite.

9. Tensão Pré-menstrual (TPM)

A TPM na maioria das mulheres eleva o desejo pelo consumo de doces, no entanto, o açúcar é um dos vilões para este período. Ele age em muitos processos no cérebro e acaba por prejudicar ainda mais os sintomas da tensão pré-menstrual. O melhor neste caso é passar a consumir outros alimentos que irão conter seu desejo por doces.

10 exames que toda mulher deve fazer periodicamente

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.