Saiba o segredo para seu filho comer melhor

Vegetais, frutas e legumes são motivos de careta para seus pequenos? É preciso mudar essa situação e para isso é necessário muita determinação.

Renata Finholdt

As crianças estão cada vez mais sendo expostas aos alimentos de preparo rápido, com muitas calorias e poucos nutrientes e se distanciando dos legumes, vegetais e frutas, que são tão importantes para a saúde delas.

O exemplo dos pais é de fundamental importância para que seus filhos se alimentem corretamente. Pais que não comem alimentos saudáveis dificilmente terão filhos que se alimentam corretamente.

O preparo e o consumo de vegetais, legumes, peixes e carnes em casa fazem com que a criança aprenda desde muito cedo que estes alimentos são parte de sua nutrição e se acostumem a apreciar seus sabores e texturas.

Para reverter o quadro de uma criança que tem dificuldade em se alimentar bem é preciso determinação e ajuda dos pais.

1. Passe a preparar e consumir alimentos saudáveis

Em todas as refeições é importante servir vegetais, legumes e frutas. Esses alimentos, em suas diferentes formas de preparo, precisam estar na mesa de sua família diariamente.

Advertisement

2. Sentem-se à mesa nas refeições

As crianças se alimentam melhor quando estão com sua família ao redor da mesa. Não permita que elas se sentem no sofá ou em qualquer outro lugar para fazer suas refeições. Determine o horário do café da manhã, almoço e jantar em sua família e ajude para que todos possam estar à mesa nestes horários.

3. Não permita distrações

Na hora das refeições nada é mais importante do que se alimentar. Determinem que nada ficará ligado ou sobre a mesa nestes momentos. Televisão, videogames, celulares e outros aparelhos deverão estar desligados.

4. Experimentar

Muitas crianças tendem a afirmar que não gostam de alguns alimentos sem terem nunca experimentado. Conversem em família e façam com que elas entendam que é preciso ter a experiência com aquele alimento para depois afirmar se gostam ou não. Nada diferente disso pode ser aceito.

5. Ofereça alimentos em outras formas

Talvez a criança não goste da textura de um alimento, você então pode servi-lo de outra forma para que ela se familiarize com o sabor. Ao invés de um purê de cenouras por exemplo, é possível servir uma salada com ela crua e temperada. Essas variações podem ajudar a melhorar o paladar dos pequenos.

6. Pratos coloridos

Estabeleça um objetivo com seus filhos de que os pratos precisam ser coloridos para serem aceitos. Talvez inicialmente para eles seja difícil colocar muitas cores no prato, mas vocês podem ir passo a passo acrescentando.

Advertisement

7. Convide-os a preparar

Quando as crianças entram em contato com o preparo dos alimentos se sentem diferentes em relação a eles. Sendo assim, convide-os a ajudar no preparo de saladas ou vegetais para que possam se familiarizar com esses nutrientes.

É importante muita persistência para mudar esta situação. As crianças precisam aprender a se alimentar melhor para se tornarem adultos saudáveis e mais felizes. Não desista na primeira dificuldade, a saúde de seus filhos está em suas mãos.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.