Saiba como fazer o autoexame para detectar câncer de lábio e língua

Veja como proceder.

Stael Ferreira Pedrosa

O câncer de boca é uma doença que tem como principal causa o hábito de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas em excesso. Afeta na maioria dos casos os homens acima de 40 anos, mas pode atingir mulheres e outras faixas etárias. É um mal que atinge lábios, mucosas, gengiva, língua, assoalho e céu da boca com alto risco de morte e com taxa de sobrevivência de 50% por cinco anos.

A maior dificuldade para detecção precoce do câncer de boca é a dificuldade em perceber os sintomas, o que pode ser grave, já que a detecção precoce diminui consideravelmente as chances de sobrevida do paciente.

Os cânceres de boca são de dois tipos: o Carcinoma Espinocelular e o Carcinoma Verrugoso.

Carcinoma Espinocelular

A maior parte dos casos se refere a esse tipo de câncer – cerca de 90%. Esse tipo de carcinoma se apresenta como células escamosas achatadas que revestem a boca e a garganta. Inicialmente, só acomete as células presentes nas camadas de revestimento – o epitélio, e é chamado de carcinoma in situ. Só se torna carcinoma espinocelular quando acomete as células mais profundas da boca e da garganta.

Carcinoma Verrugoso

Este é uma variante do carcinoma espinocelular. Porém, ocorre em menor frequência – representando cerca de 5% dos tumores de boca. É um câncer menos agressivo e raramente produz metástases, mas quando produz é de maneira rápida pelas células vizinhas atingindo células profundas. Geralmente a cirurgia para retirada do tumor (com margem de tecido saudável) é indicada.

Advertisement

Autoexame

Uma das maneiras de se prevenir o câncer de boca é o autoexame que pode detectar precocemente a formação de feridas e manchas brancas, escuras e avermelhadas que podem ser câncer. Para isso, siga o passo a passo recomendado pela estomatologista Dulce Helena Cabelho:

1º Passo

Higienize os dentes, língua e gengivas.

2º Passo

Higienize as mãos

Advertisement

3º passo

Procure um local bem iluminado, onde possa, com o auxílio de um espelho, visualizar toda a boca.

Faça o autoexame da seguinte maneira

  1. Com o auxílio das mãos e um espelho, observe os lábios superiores e inferiores, por dentro e por fora, inclusive as gengivas e mucosas das bochechas. Procure por manchas, feridas, sangramentos e tecidos com alteração de cor.

  2. Examine o interior das bochechas, a garganta e o palato – céu da boca.

  3. Observe a língua colocando-a para fora o mais possível, observe tanto por cima quanto nas laterais e na parte de baixo, bem como o assoalho da língua, para isso posicione a língua no céu da boca. Apalpe com o polegar e o indicador em pinça toda a extensão do assoalho bucal e do palato procurando caroços, endurecimentos e áreas dormentes.

    Advertisement
  4. Apalpe o rosto – bochechas, lábios, pescoço procurando por nódulos ou caroços e áreas dormentes.

  5. Sorria e caso haja alguma alteração no seu sorriso, procure o médico imediatamente.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.