Relacionamentos abusivos: fuja antes que seja tarde demais

Não existem tipos diferentes de agressores. Os agressores físicos são simplesmente 'agressores pouco eficientes'. 'Bons agressores' são aqueles que maltratam tão bem, que não precisam bater. (Miguel Llorente)

Erika Otero Romero

É maravilhoso se apaixonar. Todas as sensações e emoções que a outra pessoa faz você sentir geram uma espécie de dependência da qual, de vez em quando, você precisa mais e mais. Talvez seja por isso que quando um relacionamento se torna prejudicial, as pessoas demoram a perceber.

Obviamente, nem todos os relacionamentos amorosos se tornam um caos. Para que isso aconteça, uma das partes deve ser muito afetada emocionalmente.

De onde vem esse estrago emocional que leva alguém a prejudicar a pessoa que diz amar? Possivelmente de ter testemunhado o relacionamento abusivo dos pais; talvez queira se vingar pelo que outro casal o fez sofrer. Talvez  também seja por ser uma pessoa autoritária que sofreu em uma criação abusiva. Sinceramente, está claro que ninguém deve tolerar abuso de quem lhe diz que o ama.

Outra coisa que acontece nos relacionamentos abusivos é ele irem se agravando. Uma grosseria na frente da família e dos amigos, um grito que assusta você, mentiras. Também acontece de o agressor causar os problemas, mas a culpa é sempre sua. Pode haver ou não violência física, mas o dano emocional de que você se torna vítima é muito maior.

O problema do abuso emocional é que ele vai aumentando ao ponto que, quando você percebe, já não sabe mais como se libertar. Os relacionamentos abusivos são perigosos porque, como os danos são graduais, eles anulam você e a fazem perder a vontade de lutar.

Advertisement

Já inteirados do assunto, vamos ver, a seguir, nove comportamentos comuns nas pessoas que cometem abuso emocional.

1. Mentem

Aquele que comente abuso psicológico tem uma intenção oculta em suas mentiras. O pior é que ele é tão hábil, que pode fazê-la acreditar que algo seja verdade mesmo você sabendo que não é. A intenção dele é fazer você duvidar de si mesma; você sabe que ele está mentindo e você disse isso a ele, no entanto, ao manter o que diz e negar que está mentindo, ele faz você duvidar do que acreditava ser verdade.

2. Acusam outros de mentirosos

Sejam seus pais, irmãos ou amigos; tanto faz para ele. Ele lhe diz que “eles sempre mentem para você para tentar prejudicar o relacionamento”. A intenção por trás disso é que você só confie nele, que fique do lado dele, longe de quem possa abrir seus olhos, para poder continuar abusando de você.

3. São incoerentes

Ele diz que a ama e que daria a vida por você, mas a trata terrivelmente mal. O relacionamento com um agressor emocional é cheio de incongruências. Ocorre que seus pensamentos nunca são condizentes com suas ações. Isso faz com que você questione o motivo de ele agir dessa maneira, o que a deixa confusa. O problema é que, quanto mais você tenta entender o comportamento dele, mais fica confusa. Ele começa demonstrando amor e passa a tratá-la mal, e você não consegue adivinhar quando algo acontecerá e o que irá acontecer.

4. Anulam você

Sua profissão é ruim, você é burra, seus pais a educaram mal e é por isso que você é uma fracassada, você tem um péssimo gosto para se vestir e seus projetos futuros são sonhos sem fundamento. Por fim, você está errada em tudo.

Advertisement

O que ele pretende com essas degradações e contínuas e golpes é enfraquecer sua vontade. Um agressor quer que você perca a fé em si mesma e no fato de você merecer algo de bom e ser feliz.

Vai chegar a um ponto em que se sentirá tão cansada de se defender e tentar entendê-lo, que começará a se perguntar sobre a pessoa que é. É exatamente nesse momento que ele estará presente para criar uma nova concepção de quem você é.

5. São hábeis em negar suas ações

Vamos supor que descubra algo que ele fez e você não gostou. Você reclama e, surpresa! Ele nega tudo. Ele jamais terá feito qualquer coisa de que você o acusar, você estará sempre errada ou não terá visto direito. O pior é que ele nega o que faz com tanta veemência, que mesmo que você apresente provas, ele dirá que são falsasChegará ao ponto em que você desconfiará do que vê ou do que os outros lhe dizem.

6. Disfarçam suas intenções por meio de atos isolados de bondade

Se ele praticar abusos de forma constante, acabará se expondo. Por isso, ele mostra sua melhor faceta de vez em quando. Diga que hoje ele a convidou para um jantar e se comportou como o cavalheiro que você conheceu. Ele precisa que você tenha momentos agradáveis ​​na memória para que, quando sentir vontade de ir embora, esses “bons momentos” a mantenham junto dele.

Entre essas recordações e sua força de vontade sendo gradualmente perdida, você se afundará cada vez mais na relação abusiva. Você será a pessoa fraca que ele precisa para se sentir poderoso e forte.

Advertisement

7 . Culpam-na pelo que eles fazem

Você será sempre a má da história. Ele a expôs ao ridículo na frente da família dele, adivinha de quem é a culpa?Sua. Você e somente você é culpada por ele tratá-la bem num dia e mal no outro. Cada vez que você acusá-lo de lhe fazer mal, ele vai dizer que foram as suas atitudes que fizeram com que ele gritasse com você. Vai chegar a um ponto em que você estará tão ocupada se defendendo, que não notará o buraco sem fundo em que está caindo.

8. Conseguem confundi-la

Diz o ditado: “Confunda e reinará”. Bem, essa parece ser a tática eficaz do agressor. Quem não ficaria confuso se alguém lhe fizesse o bem num dia, e no dia seguinte mentisse e o insultasse? Qualquer um.

O que o agressor emocional faz é tratá-la bem um dia, depois degradá-la e confundi-la. Em meio à confusão, ele renasce como um ser conciliador, cheio de carinho e bondade. Ele faz isso para manter sua confiança e, quando menos espera, atacar novamente. Para o agressor, é como um jogo de gato e rato, onde ele sempre vence.

9. Danifica sua imagem diante de seus conhecidos

Isso ocorre quando o dano é maior. Ele a deixa tão submissa e anulada, que prejudica sua reputação diante de seus conhecidos. Ele fará com que você pareça alguém incapaz de tomar suas próprias decisões e, portanto, será ele quem escolherá o que você deve comer ou como se vestir.

A situação chegará ao ponto em que você tentará pedir ajuda, mas ele fez com que você parecesse, perante os conhecidos que têm em comum,  que está tão mal da cabeça, que chega a ter alucinações. Ele diz aos outros que você depende muito dele, que precisa dele para tudo.

Advertisement

Todos nós, homens e mulheres, podemos nos tornar vítimas de um agressor emocional. Portanto, preste atenção aos comportamentos prejudiciais daqueles que dizem amá-la. Você não vai querer perder a vontade de se defender e acabar caindo nas mãos de alguém que só quer prejudicá-la, até não restar mais nada de você.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Relaciones abusivas: huye antes que sea demasiado tarde

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.