Reconcilie-se com seu passado, ou seu presente irá destruí-lo

Esta é uma das 6 regras para uma vida plena e harmoniosa. Você está disposto a aceitar seu passado e abraçar seu presente? 

Fernanda Gonzales Casafús

Noites sem dormir, pensando em tudo o que havia acontecido. Sua cabeça dava voltas e mais voltas, e ela não conseguia se livrar da ideia de que era tudo culpa sua. Seu filho havia morrido e não estava mais aqui, mas ela não podia permitir que o relacionamento com os outros filhos fracassasse por causa da ferida que nunca iria cicatrizar. 

Algumas vezes, nos culpamos pelas coisas que fizemos e não fomos capazes de remediar. Em outras, ainda estamos presos a lembranças do que não voltará. A reconciliação com o passado é essencial para não destruir o nosso presente. Essa é uma das regras da vida para levar uma existência digna. 

Mas, além de se reconciliar com o passado, existem muitas outras regras de vida que você deve viver para ter uma existência em paz e harmonia: 

6 regras para viver uma vida sem amargura 

Há um tempo atrás, navegando na web, encontrei uma imagem que continha algumas frases que descreviam as “regras da vida”. Hoje, eu as compartilho, acrescentando minha experiência pessoal, para que você as tenha como um lembrete do que devemos fazer para levar uma vida plena. 

1. Somente você é responsável pela própria felicidade 

Em uma sessão com minha terapeuta, ela me explicou que, às vezes, as pessoas precisam tirar a mochila e passá-la para outra para aliviar o fardo, responsabilizando-as por seus males. Eu aprendi com a experiência que só a própria pessoa é responsável  por sua felicidade. 

Advertisement

É claro que existem fatores que favorecem uma vida feliz, mas, embora pareça utópico, é a atitude que temos que nos levará pelo caminho da alegria. Não se trata de ter para ser feliz, mas de ser feliz com o que temos. 

2. O tempo cura tudo 

Uma frase de gaveta que às vezes nos deixa um gosto amargo, ainda mais quando precisamos desse empurrão que nos libertará da tristeza, da amargura. No entanto, é uma frase que, mais cedo ou mais tarde, constataremos que é verdadeira. 

O tempo nos ajuda a olhar para trás com calma, rever aquilo que nos atingiu ou que não soubemos fazer, ou o que queríamos mudar. O tempo é um grande professor que, embora nem sempre cure nossas feridas, nos ensina que sempre há novas oportunidades para corrigir nossos erros, aliviar a dor de uma perda ou valorizar o que temos mais do que nunca  

3. O que os outros pensam de você não é problema seu 

Todos nos importamos com o que os outros pensam de nós, por mais que nos esforcemos para não ser assim. No entanto, tentar não nos sentir afetados é um exercício diário. Ninguém está no seu lugar ou na sua pele, ninguém viveu o que você viveu. Por que eles deveriam julgá-lo, então? 

Quando decidi amamentar meu filho até os 3 anos e decidi trazê-lo para minha cama toda vez que ele pedia, ouvi muitos comentários ofensivos; previsões erradas que só falavam do ponto de vista do outro, e não do meu. Portanto, o que pensavam de mim não me afetou em nada. 

Advertisement

Ninguém pode ter mais certeza de nossa vida do que nós mesmos. Portanto, ninguém pode se aventurar a falar de você. Não fique perturbado com o que eles dirão. 

4. Faça as pazes com o seu passado, ou o seu presente irá destruí-lo 

Como dissemos no início, pare de pensar no que poderia ter sido e não foi. O aqui e agora ensina que você pode continuar fazendo muito mais, pode reivindicar, pode sair ao sol e vencer. 

Focar o presente é a única coisa que pode transportá-lo para o seu futuro. O passado só fará com que você esteja em um mar de dúvidas e incertezas. Enxugue essas lágrimas, tire a angústia do seu coração e encare a vida. 

5. O amor próprio conserta coisas que os outros quebram 

Esta é uma frase que todos devemos ler diariamente. Quando nos amamos, não deixamos que os outros nos machuquem. Quando sabemos como estabelecer limites, temos a chave para o nosso despertar como pessoas. Trata-se de saber dizer não quando necessário, ou saber como fugir de algo ou alguém que nos prejudica. 

Reparar o amor próprio é uma bela tarefa que devemos realizar na vida cotidiana, e o desafio é saber como consertar o que os outros quebraram, amando-nos e valorizando um pouco mais a cada dia. Dessa maneira, chegará o dia em que nossa autoestima será tão forte, que ninguém poderá destruí-la. 

Advertisement

6. Não meça seu progresso com a vara de outra pessoa 

Comparar-nos, muitas vezesé inevitável. Ainda mais na sociedade consumista em que vivemos. Para chegar ao topo, você não deve superar ninguém mais além de você mesmo, pois você é o seu melhor concorrente. 

Deus diz a Samuel na Bíblia :  Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o rejeitei, porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.  

Em tempos em que as redes sociais definem tendências, onde nos medimos pelo que o outro tem ou faz, é um grande desafio fazer uma introspecção e parar para pensar em todas as nossas virtudes, aquelas que nos ensinam a valorizar nosso esforço e agradecer a todos o que nós conseguimos. 

Cada um de nós pode adicionar suas próprias regras a essa lista, mas estas nos ajudarão, sem dúvida, a nos aproximar do ideal de vida que queremos.  

Que outra regra para uma vida feliz você acrescentaria?  

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original  Reconcíliate con tu pasado, o tu presente te destruirá 

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.