Receita infalível para fazer uma criança feliz: ter uma família que a ame

Quer dar um presente a seus filhos que os fará ser felizes por toda vida? Dê-lhes seu tempo, sua atenção e sua presença efetiva.

Marilú Ochoa Méndez

Em todas as culturas e em todos os estratos econômicos, a história se repetiu mil vezes. Podemos ter tudo, mas se estamos sozinhos, somos infelizes. Ouvimos falar de grandes empresários como Steve Jobs, artistas internacionais como Robin Williams, entre outros.

A você e a mim, ainda que às vezes nos passe despercebido, repetem-nos continuamente esta mensagem os olhinhos inquietos que nos seguem em toda a parte: somos o que há de mais importante para eles.

Seus filhos não valorizam a escola impactante onde os matriculou, nem se você aparece ocasionalmente no jornal ou se ganha um salário invejável. Seus pequenos apreciam muito sua presença e amor contínuo, a confiança que lhes dá e a oportunidade de se vangloriarem dos seus avanços, realizações e aprendizados, sabia?

Mas às vezes nos “atrapalham”

Parece terrível, mas é o que sentimos às vezes. Nós, adultos, entramos em uma fila interminável de brincadeiras do “mundo real” onde, inevitavelmente, devemos passar a tarde da sexta-feira enviando e-mails urgentes que farão com que o mundo continue girando e que o sol saia na manhã seguinte (ou pensamos isso porque nos julgamos muito importantes).

Enquanto isso, o seu pequeno tem como babá a TV, que lhe mostra, uma após outra, imagens de um mundo que conhecerá pelos olhos dos outros, sem ter um guia emocional e moral que o ajude a processar tanta informação.

Advertisement

Às vezes, os adultos perdem um pouco a sensibilidade, e chegamos do trabalho com um cansaço tão terrível, que só nos apetece deitar-nos e esquecer o mundo. Se, ao chegar, mostrarmos a nossos filhos pouca disposição, eles deixarão de sair correndo para nos dar as boas-vindas e se acostumarão que, assim como mamãe e papai estão sempre pegados ao celular, eles podem grudar-se a seu tablet ou à televisão, e dessa maneira apagar-se à sede de companhia, atenção e limites.

É que estamos meio adormecidos

Se o pequeno se distraiu com algo, em vez de pedir meus braços, respiro aliviada. ‘Agora terei tempo de tirar a roupa da máquina de lavar’, penso. O que não me ocorre, é que cada roupa que ponho para secar me daria a oportunidade de brincar de adivinhação: a que membro da família pode pertencer, ou poderíamos dizer as cores de cada peça.

Disse uma poeta que “Cada instante carrega em si o peso do eterno”; e adoro a frase, porque é verdadeira. Cada instante é um momento único que não voltará, que pode ser gravado (marcado na pedra, deixado para a posteridade), ou pode ser apenas parte de nossa eterna lista de atividades urgentes e importantes.

Pode despertar-nos o peso dos anos ou alguma desgraça

Às vezes, passamos os dias chateados porque não pudemos comprar um carro mais espaçoso, ou porque, outra vez, não iremos de férias ao lugar sonhado, ou porque nosso marido ainda não se dispôs a lavar os pratos do jantar, sem esquecer que essa irritabilidade é superficial. Não levamos em conta que ter um carro é mais do que muitas famílias do mundo podem sequer sonhar, e que a palavra “férias” é um sonho muito distante para quem nem sequer conseguiu arranjar um trabalho.

Em outras ocasiões, uma enfermidade, um acidente ou a morte de um ser querido despertam-nos, de repente, para olhar o que é realmente importante. É realmente necessário esperar até que algo assim aconteça para despertarmos?

Advertisement

Convido você a se perguntar, quantas coisas que o incomodaram hoje são insignificantes? De que outra forma poderia olhar para suas frustrações de hoje e deixar de sofrer por elas e contar as bênçãos por trás de cada uma delas?

Exercícios para valorizar e amar a nossa família

Para criar uma dinâmica que volte a dar valor aos pequenos detalhes e gozos da convivência familiar, trazemos alguns exercícios que certamente o ajudarão.

1 Realizar atividades loucas em família

É assim que se faz! Acorde seus filhos com uma guerra de almofadas, ponha creme de barbear na mão do seu marido adormecido, e faça cócegas em seu nariz para que suje por completo o rosto. Coloque talco no secador de cabelo de sua filha. Crie momentos de descontração familiar. Façam um dia do pijama, comam sorvete de vez em quando.

2 Procure respirar constantemente em seus momentos difíceis

Sabemos que não está fácil. A economia e a situação social no mundo se torna cada vez mais complicada, e vivemos sob fortes níveis de estresse. Procure maneiras de serenar-se quando enfrentar momentos que o deixem em ponto de ebulição. Uma maneira é respirar, contar até dez, sair do quarto até conseguir se acalmar. Outra forma é cuidar de você, proporcionar momentos de alegria com aquelas atividades que enchem seu coração, de maneira que seu ânimo se eleve.

3 Procure encontrar as muitas bênçãos escondidas

Na pilha enorme de roupa por lavar, encontra-se escondida a bênção de ter uma família, a oportunidade de utilizar uma máquina para o apoiar na lavagem da roupa e jogos e aventuras que cada mancha difícil poderia contar.

Advertisement

Em cada refeição que prepara, você pode expressar amor por sua família e seu interesse em fazê-los crescer de forma saudável. Aproveite esses momentos e adicione um prazer extra para você. Por exemplo, cante enquanto limpa a casa, ore enquanto dobra as roupas, ouça áudios interessantes enquanto limpa a cozinha.

A vida dos seus filhos está acontecendo hoje, e num piscar de olhos você pode perder isso. Mantenha sempre abertos os olhos da mente e do coração, para encher cada dia com as pequenas e grandes alegrias que esses gigantes do amor podem lhe trazer. Deus presenteou você com filhos para suavizar seu coração, para curar suas feridas e lhe proporcionar dias felizes, exaustivos e cheios de magia. Aproveite ao máximo! Você não vai se arrepender.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Receta infalible para hacer a un niño feliz: tener una familia que lo ame

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.