Razões importantes para deixar seus filhos fazerem “arte”

Entenda de que forma as travessuras ajudam no desenvolvimento de seus filhos.

Yordy Giraldo

A mãe ideal para os filhos é aquela que deixa seus pequenos fazerem o que querem, deixa-os se entupir de doce e dormir tarde. O filho ideal para as mães, em contrapartida, é aquele que faz o que elas querem, que de preferência não coma tantos doces e vá dormir cedo.

Nessa colisão de figuras ideais, é difícil que as mães mudem e se tornem aquela mãe totalmente permissiva que os pequenos desejam, mas é certo que nós, mães, vamos moldá-los de acordo com o que achamos ideal. O problema disso está naquilo que podemos causar na ânsia de mudá-los.

Não estou querendo dizer que seja ruim para eles irem cedo para a cama, pois está comprovado que quanto mais horas de sono os pequeninos tiverem, melhor será o rendimento escolar. Tampouco que há algo de errado em reduzir o consumo de açúcar, pois também há evidências de que ele não faz bem ao corpo, a começar pelos dentes.

O que estamos fazendo para mantê-los “calmos”?

Falo especificamente desse detalhe: para fazer com que eles fiquem num determinado espaço sem precisarmos ficar dando atenção a eles enquanto cumprimos nossos deveres, acabamos deixando-os na frente da televisão, no computador ou jogando videogame por horas e horas, até que estejamos livres. E quando isso acontece, nós os colocamos para fazer a lição de casa e depois dormir.

Isso não parece um castigo?

Onde estão as risadas, os abraços, as palavras, os amigos de carne e osso, as lições de vida?

Advertisement

Você sabia que os bebês atiram a colher, a mamadeira ou o prato no chão não apenas porque querem. Ao fazê-lo, eles aprendem a coordenar a visão com os movimentos, aprendem a agir e a reagir. Por exemplo, se eles atiram uma bola, ela quica, e é a sua maneira de ir descobrindo e compreendendo o mundo à sua volta.

O que aprendem interagindo com outras crianças e se sujando

Quando brincam com os amigos, eles estão aprendendo a dividir espaço, a lidar com outras pessoas, a se socializar. Fazer castelos de areia ou de lama não tem a ver apenas com a terra que têm nas mãos, mas das texturas que descobrem.

Até mesmo as travessuras os ajudam a aprender o que é certo e o que é errado por meio das consequências de suas ações.

Nossa rigidez e amargura pode privá-los de aprendizados importantes

O problema é que se ficarmos fazendo-os achar que tudo o que é divertido e espontâneo está errado, e os forçamos a se comportar como adultos rígidos e amargos, e a pular etapas, não os estamos apenas privando de descobrir o mundo da forma que cada criança deveria fazê-lo – digo por experiência própria, mas fazendo com que aprendam comportamentos não recomendados para crianças, como serem retraídos, tímidos, desconfiados, solitários e, acredite ou não, mentirosos.

Caso não tenha pensado nisso antes, e se você costuma dizer “não” para tudo o que é divertido para uma criança, a única coisa que vai conseguir é que seus filhos façam as coisas pelas suas costas, e você nem poderá ficar de olho para o caso de eles precisarem de ajuda e proteção.

Advertisement

A mãe ideal que eles precisam

Para ser a mãe ideal para seus filhos, a ideia não é deixá-los à vontade para fazerem o que bem entenderem, como jogar bola sobre a mesa ou trocar uma refeição por doces; mas permitir que eles aproveitem o ambiente à sua volta, desfrutem tudo de bom que a infância oferece – que é um mundo para ser explorado e desfrutado. E, claro, reservando para eles espaços, momentos e lugares adequados e seguros, e sempre com os cuidados de uma mãe, para lhes ensinar e ajudar.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Deja que tus hijos hagan travesuras

Toma un momento para compartir ...