Querida mãe solitária, eu tenho a cura para sua solidão

Realmente é maravilhoso ser mãe. Mas há momentos (por vezes temporadas) que são incrivelmente solitários. Mas neste artigo nós temos a cura para isso.

Lindsey Bell

Este artigo foi publicado originalmente no blog Faith and Family e reproduzido aqui com permissão da autora Lindsey Bell. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

Ser uma mãe dona de casa é algo maravilhoso. Realmente é…

Mas há momentos (por vezes temporadas) que são incrivelmente solitários.

Passamos a maior parte do dia (se não o dia todo), longe de qualquer outro adulto. A única forma de interação com adultos é através da internet (o que, creio eu, explica por que tantas mães que ficam em casa lutam com vícios de Pinterest e Facebook… Mas isso já é outro assunto).

Nós amamos nossos filhos, mas eles não podem ser nossos melhores amigos. Precisamos de outras mulheres em nossas vidas para preencher esse papel.

Advertisement

O problema, porém, é que construir relacionamentos com outras mulheres (especialmente nesta fase da vida com crianças pequenas) pode ser difícil.

Precisamos fazer planos em meio às horas da soneca e doenças. E sejamos honestas, levar uma criança a qualquer lugar requer que uma mãe leve mais coisas do que qualquer mulher deve carregar sozinha.

Também é difícil fazer amizade com outras mulheres porque somos tão inseguras sobre nós mesmas. Opiniões sobre as escolhas na criação dos filhos estão tão intensas nos dias de hoje que preferimos não estar perto de alguém que possa discordar da forma como fazemos algo.

Essa é parte da razão pela qual eu estou fazendo esta série Querida Mãe.

Nós mães precisamos umas das outras. Eu não preciso tomar a mesma decisão que você para ser sua amiga. Mães donas de casa podem ser amigas de mães que trabalham. Mães solteiras podem ter amigas que são casadas. Mães que ensinam seus filhos em casa podem ser amigas daquelas que mandam seus filhos para a escola… Você já entendeu o que eu quero dizer.

Advertisement

Estamos todas no mesmo time, então é hora de começar a agir dessa forma. Se fizermos isso, acho que haveria menos mães solitárias por aí.

Solidão não é apenas “parte do trabalho”. Há algumas coisas que podemos fazer para combatê-la.

Aqui estão algumas dicas para qualquer uma de vocês, mães por aí, lutando contra a solidão.

Como as mães podem curar a solidão:

1. Estenda a mão para outras mulheres

Eu prefiro ser convidada a fazer um convite. Eu suponho não ser a única que pensa assim. Como mulheres, temos a tendência de ter medo de rejeição (não todas nós, eu sei, mas muitas de nós). Eu acho que é por causa deste medo que nós não tomamos a iniciativa com outras mulheres.

Advertisement

Mas a questão é, não podemos culpar ninguém por nossa falta de amizades a não ser nós mesmas… Se não tentarmos.

Então faça parte de um grupo MOPS ou de estudo da Bíblia. Envolva-se em um grupo em sua igreja. Ligue para alguém. Convide-a para sua casa.

Pare de esperar por alguém ir até você, e vá você até ela ao invés disso.

2. Mantenha perspectiva

Algum dia, não vai ser tão difícil sair de casa. Algum dia, não vamos ter que fazer as coisas apenas no horário da soneca. Nos dias em que você se sentir particularmente sozinha, lembre-se de que vai ficar mais fácil ir aos lugares sem crianças. Estes dias não vão durar para sempre.

3. Saia de casa

Vá ao parque ou à biblioteca. Às vezes, isso é o suficiente para afastar a solidão por um dia. Você não precisa planejar algo necessariamente. Basta sair e começar a conversar com quem quer que seja no parque ou biblioteca.

Advertisement

4. Faça parte de algum grupo

Na escola e na faculdade, nós tínhamos lugares próprios para fazer amigos. Agora, especialmente se você é uma mãe que raramente sai de casa, essas oportunidades para fazer amigos são difíceis de encontrar.

Você pode ter que criar suas próprias oportunidades ao unir-se a algum grupo: um grupo de exercício, um grupo de mães na igreja, um grupo de estudo bíblico, um ministério, etc.

Ou… inscreva seu filho em algo. Você é obrigada a conhecer alguns outros pais quando você vai ao evento de seu filho.

5. Procure Deus para preencher o seu vazio

É muito tentador pensar que seremos felizes assim que tivermos um amigo. Se eu apenas tivesse (nome), eu seria feliz.

Infelizmente, mesmo se você tiver um monte de amigos, eles provavelmente irão lhe desapontar em uma hora ou outra. E depois? O que acontece com a sua felicidade?

Advertisement

Não podemos recorrer a relações humanas (quaisquer relações humanas – isso inclui nossos maridos, nossos filhos, nossas amizades, etc) para preencher um vazio do tamanho de Deus em nossas vidas. Esse vazio é do tamanho de Deus por uma razão: porque só Deus pode preenchê-lo.

6. Na verdade, tudo se resume a isso… Tome iniciativa

Talvez a razão pela qual você não tenha amigos é porque você não está sendo uma amiga.

Hein? Provavelmente devo mudar essa frase… Talvez a razão de eu não ter amigas é porque eu não estou sendo uma amiga. Talvez a razão pela qual eu lute com a solidão é porque eu não me aproximo dos outros.

As pessoas vão lhe decepcionar? Com certeza.

Elas podem rejeitá-la? Sim.

Advertisement

Mas elas também podem aceitá-la. Elas também podem se tornar algumas de suas melhores amigas. Mas você nunca vai saber se não tentar…

Toma un momento para compartir ...

Lindsey Bell

Lindsey é uma amante de chocolate e é apaixonada por sua família e sua fé. Quando ela não está escrevendo, você provavelmente irá encontrá-la mergulhada em um livro. É casada de mãe de dois meninos e autora de vários livros, e escreve de madrugada, tarde da noite ou na hora das sonecas.