Quer que o seu filho o respeite ou tenha medo de você?

Mais do que obedecer cegamente e sem questionar, um filho deve honrar seus pais com amor e respeito.

Erika Otero Romero

O pai de meu sobrinho é um homem temperamental e tem um caráter difícil. É daquelas pessoas que não se pode contradizer porque se zanga. Resumindo, ele tem sempre razão e faz o que quer.

Alguns dias atrás, ele levou meu sobrinho para comprar roupas. O menino tem 13 anos e tem gostos particulares para vestir; digamos que ele tem bastante estilo. Não gosta de roupas apertadas nem muito agasalhada. Também não gosta de usar as calças entubadas que muitos rapazes vestem agora. Ele gosta de cores vivas, mas que combinem.

Não sei o que aconteceu entre eles naquela tarde de compras; o que sei é que o meu sobrinho chegou muito frustrado e chorando. Foi só abrir-lhe a porta e fazê-lo entrar que começou a chorar. Ele tem síndrome de Asperger, e o tratamento com eles é diferente do de uma pessoa “normal”.

Inicialmente, não quis dizer o que lhe tinha acontecido, mas quando foi se acalmando, contou. Basicamente, o pai dele impôs-se e comprou as roupas que ele usaria, e não ao gosto do meu sobrinho. Isto fez com que o rapaz, que não tem uma alta tolerância à frustração, ficasse muito zangado.

Quando a minha irmã abriu a sacola das compras, descobriu que o rapaz tinha razão para estar chateado. Infelizmente, não foi só isso que aconteceu. Nessa tarde, meu sobrinho viu-se confrontado com uma atitude imponente por parte do seu pai; a mesma que fez com que a minha irmã não quisesse viver mais com ele.

Advertisement

O problema é que situações desse tipo vêm acontecendo há muito tempo. Devido a isto ele, não quer voltar a ver seu pai.

O respeito dos filhos pelos pais como mandamento

Todos, em algum momento da vida, ouvimos falar dos mandamentos da lei de Deus. Pois bem, o quarto mandamento diz: “Honrarás teu pai e tua mãe”. Considero que é uma regra que enaltece o trabalho dos pais, a sua entrega e sacrifício.

No entanto, para ser franca, alguns pais estão muito enganados sobre os seus filhos. É claro que nenhum de nós nasce com um manual que indique como devemos criar os filhos. No entanto, há parâmetros a que podemos recorrer e evitar cometer os mesmos erros que cometeram conosco.

Quero dizer, se você foi uma criança maltratada, é natural que não queira tratar seus filhos da mesma maneira. Você vai cometer erros ao criar seus filhos, disso não há dúvida. No entanto, há uma diferença – você não será um pai rigoroso, será sábio e reconhecerá, com humildade, que errou.

Os pais devem desculpar-se de seus erros com seus filhos?

A meu modo de ver, sim. É importante que os filhos peçam perdão a seus pais por suas falhas; ainda assim, é justo que os pais façam o mesmo.

Advertisement

Por quê? Você se perguntará. Simples, os filhos aprendem tanto pela disciplina quanto pelo exemplo que  os pais dão. Se desde que seu filho é pequeno, ele vê que você se desculpa com seu parceiro por chegar tarde ou perder algo, ele ou ela interiorizará esse comportamento. Seu filho vai testemunhar que você, apesar de ser o ídolo dele, também erra e reconhece os seus erros.

Com isto, lhe ensina várias coisas:

Primeiro: a criança aprenderá que, mesmo sendo seus pais, vocês o respeitam. Reconhece que, além de ser filho, também é um ser humano que merece respeito.

Segundo: ele aprenderá que, ao educar um filho, merece ser respeitado e não temido.

Aprendidas estas duas importantes lições, seu filho estará se preparando para respeitar e pedir aos demais que seja tratado de igual maneira.

Os filhos não devem ter medo dos pais

Ensinar seu filho a ter medo de você é muito fácil. Basta um grito, um trato rigoroso e que se recuse a escutar explicações, e a tarefa estará feita. O problema é que seu filho acabará se afastando de você. Ele vai calar-se quando falar com ele e você vai pensar que é por respeito, mas será medo, nada mais que isso.

Advertisement

Tenho a certeza de que você não quer que o seu filho tenha medo de você e vá embora. O que todo pai deseja é ter uma boa relação com seu filho adulto, que vá visitá-lo e busque seus conselhos. Para conseguir esse tipo de relação é muito fácil: mude sua maneira de agir, seja humilde, reconheça suas falhas e se abra ao diálogo. Asseguro-lhe que esses serão os passos mais firmes que um pai pode dar se o que quer é ser amado e honrado por seus filhos.

Sei que provavelmente você foi criado com a crença de que seus filhos veneram seus pais sem questionar nada. Ainda assim, convido-o a refletir sobre o tipo de relação que você tem agora com os seus pais.

Responda esta pergunta: você é próximo de seus pais ou alguma das partes se distanciou? Se não, parabenizo você. Mas se for assim e não deseja que aconteça o mesmo com seus filhos, então ainda está em tempo de mudar seu proceder. Comece a tratá-los como gostaria de ser tratado e posso garantir que a relação que terão será de amor, união e respeito.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Quieres que tu hijo te respete o te tema?

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.