Que a prosperidade e o sucesso não façam você perder a humildade

Chegar ao topo custa muito, mas vai custar muito mais se você não conseguir ser uma pessoa humilde.

Erika Otero Romero

Ele é talentoso em sua arte, por isso tem uma boa renda; mas sua maior riqueza é ser uma pessoa bondosa e humilde. Além disso, o reflexo de sua bondade é o grande número de admiradores de todas as idades que o seguem e o apoiam. Na verdade, ele nunca permitiu que a fama subisse à cabeça.

Ele tem tudo para ser uma pessoa cheia de vaidade e presunção, mas escolheu ser humilde e gentil antes de ser famoso. Ele quis ser assim não apenas porque seus pais o criaram dessa maneira, mas porque antes de ser uma celebridade, recebeu tratamento depreciativo de pessoas que admirava e que nunca tinha imaginado que fossem tão vaidosas e arrogantes.

Não é que sua trajetória profissional se torne mais fácil por ser humilde; pelo contrário, permitir que as pessoas se sintam à vontade para abordá-lo já lhe trouxe muitos problemas no passado. Apesar dessas dificuldades, ele não permite que a fama e o reconhecimento o ceguem.

Mas você não precisa ser uma celebridade para se esforçar para permanecer humilde. Todos nós, em algum momento, podemos perder o centro ao conquistarmos algo que nos tenha custado muito.

O que a Bíblia diz sobre humildade

Provérbios 11:2 diz a respeito da humildade:

Advertisement

“Vinda a soberba, virá também a afronta, mas com os humildes está a sabedoria.”

1 Pedro 3:3-4  diz:

“O enfeite delas não seja o exterior, no encrespamento dos cabelos, ou no uso de joias de ouro, ou na compostura dos vestidos; Mas o homem interior do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.”

Em ambas as escrituras podemos perceber que somos exortados a nos libertarmos de toda vanglória e arrogância, pois isso nos levará a perder a sabedoria e a bondade, com as quais cairemos da graça de Deus. 

Ou seja, devemos nos esforçar para alcançar objetivos que nos levem ao alto, mas quando estivermos nas alturas, nunca nos esqueçamos de que devemos aquilo que conquistamos não apenas ao nosso próprio esforço, mas também à graça divina.

Advertisement

Então, o que é humildade?

A falta de conhecimento que existe sobre “ser humilde” é surpreendente.

Minha mãe me disse que um dia ela estava conversando com uma senhora que era sua amiga. Conversando um pouco sobre tudo, chegaram ao assunto “humildade”, e minha mãe comentou: “é tão bonito ver uma pessoa humilde ”. A mulher respondeu um pouco aborrecida: “Mas como você pode dizer que ser humilde é bonito! Não vejo nada de bonito em ser pobre!”

Minha mãe ficou surpresa com sua reação e disse: “Você acha que ser humilde é o mesmo que ser pobre?” Ela respondeu: “Claro! A que você estava se referindo?”. Minha mãe retrucou : “Você está errada, ser humilde não tem nada a ver com dinheiro, mas com ser agradável, uma boa pessoa”, e o assunto parou por aí.

Como a mulher da história, há muitas pessoas no mundo que acham que a humildade está relacionada à pobreza material, e não está. Ser humilde é reconhecer que tudo o que conquistamos não se deve apenas ao nosso esforço;  mas também à intervenção divina e, muitas vezes, ao sacrifício de outros.

Ser humilde tem nada a ver com perder a dignidade, o respeito ou o desejo de progredir. Mesmo que você chegue mais alto do que muitos que conhece, nunca perca a bondade, nunca se ache mais e melhor do que os outros e, por conta disso, acabe maltratando-os.

Advertisement

O lado pouco benéfico da humildade

De fato, há um lado da humildade que às vezes traz transtornos: o excesso de modéstia . Ser modesto é uma virtude, mas, levado ao excesso, pode tornar-se um defeito, pois pode levá-lo à cegueira total e a não ser capaz de reconhecer seu esforço e as conquistas alcançadas.

Outra coisa que deve ser observada: humildade e subserviência não são sinônimos. Você pode ser humilde e nobre, mas não deve permitir que outros o prejudiquem por causa de sua humildade. Isso já é baixa autoestima.

O que é preciso para ser uma pessoa humilde?

– Além de uma boa educação, valores e princípios que só podem ser passados em casa, você também precisa ser uma pessoa inteligente. 

– Você deve reconhecer que tudo o que consegue é devido ao seu esforço e sacrifício e ao dos outros; porque os limites das coisas que você quer alcançar são definidos por você e você sempre corre o risco de cair, mas também sempre tem a opção de se levantar e seguir em frente.

– Você também deve ser uma pessoa otimista, capaz de ver o lado bom das coisas que acontecem com você e ao seu redor.

Advertisement

– Você deve estar ciente de suas dificuldades para reconhecer que não é bom em tudo.

– Também deve ser uma pessoa grata pelo que tem, pelo que alcança, até mesmo pelas provações que surgem na vida, porque deve a elas o lugar em que está.

Ser uma pessoa humilde é fácil, basta trazer à tona a bondade natural de que todos os seres humanos são dotados. Não é ruim sentir-se feliz pelo que conquistou, mas cuidado para não se sentir mais ou melhor do que os outros, e isso acabe prejudicando você.

Desejo-lhe, como sempre, o melhor.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Que la riqueza y el éxito no te hagan perder la humildad

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.