Quando você só tem 120 minutos para ser um bom pai/mãe

Criar filhos é como preparar um assa: é preciso fazer com amor, usar os melhores ingredientes e ter bastante paciência e tempo. Qualquer um desses passos que não for considerado pode estragar a receita.

Yordy Giraldo

Gostaria de fazer uma pergunta para namoradas, esposas e, por que não, também para namorados e maridos. Imagine que seu amado ou amada não falou com você o dia inteiro. Digamos que tenha passado poucas horas ao longo do dia com você, e que a maior parte desse pouco tempo foi gasta reclamando de você. O que você faria?

Essa questão surge porque, na Espanha, para usar como exemplo o país do qual tenho os dados, os pais ficam apenas duas horas e quatro minutos por dia com seus filhos. Obviamente, tempo insuficiente para que as crianças sejam educadas, amadas, levadas para passear, ouvidas e tudo mais que seja necessário em suas vidas.

Eu sei que, muitas vezes, falamos em “tempo de qualidade”, mas a verdade é que deveria haver um tempo mínimo necessário para ficar com as crianças, e certamente duas horas não parece ser suficiente. Principalmente no que diz respeito à presença necessária dos pais na vida dos filhos. Sua autoestima, o ambiente familiar, os valores que adquirem, seu desenvolvimento emocional, habilidades sociais e muito mais dependerão disso.

Quando decide ter um filho, você deve se conscientizar de que, a partir desse momento, você é mãe/pai em primeiro lugar, e o resto do tempo é para seus objetivos ou desejos pessoais, e não o contrário. É verdade que as obrigações urgem, e não importa quanto tempo passe com seus filho se na hora das refeições não houver nada na mesa. Mas mais importante do que explicar o porquê dessas duas hora, é saber como fazê-las funcionar.

Agora, você pode estar se perguntando como ser um pai melhor se você tem apenas 120 minutos por dia. Compartilho algumas dicas valiosas a seguir:

Advertisement

1. Tempo “líquido”, não tempo “bruto”

Em economia, “líquido” refere-se ao que você realmente tem, com o que pode contar depois de todas as deduções. Para que o tempo que passa com seus filhos faça a diferença, o ideal é contar apenas o tempo que realmente dedicar a eles, e não aquele que tem apenas um disfarce de tempo compartilhado. Sentar-se para assistir a um filme ou a um jogo esportivo com ele não conta como tempo de qualidade. Mas sim, aquele que você investe ensinando-o a trocar um pneu, a cultivar uma horta etc.

2. Aproveite ao máximo

Por exemplo, use o tempo que você passa com ele para dar carinho, mostrar interesse por suas atividades, divertirem-se juntos. Façam planos, ouça seus problemas, ofereça ajuda, em vez de focar em reclamações, castigos e afazeres. Lembre-se de que não é sobre você, mas sobre seu filho.

3. Programe sua vida

Se você negligenciar o trabalho, as consequências terão repercussões pessoais. Se você negligenciar seus filhos, terá repercussões, acima de tudo, na vida deles. Se você negligenciar sua vida, os outros dois terços de tudo que você é acabarão por sofrer e danificar tudo. Então programe sua vida. Não soa bonito, mas é o indicado.

4. Seja um bom exemplo para seus filhos

O fato de você dedicar duas horas por dia a eles não significa que você é mãe/pai apenas duas horas por dia. Até mesmo o tempo em que vocês não estão se vendo – e o que você faz durante esse tempo – mostra a seus filhos não apenas os pais eles têm, mas o tipo de pessoa que seus pais são. Por isso é necessário que você seja confiável, esforçado(a) e honrado(a) em todos os momentos, pois mesmo quando não o(a) estão vendo, você é a bússola moral deles.

5. Não deixe as coisas para depois

Parece não ter nada a ver com a paternidade/maternidade, mas quando você é pai ou mãe e tem pouco tempo, deixar as coisas para depois acabará fazendo com que você as adie em algum momento. 

Advertisement

A recomendação é fazer o que tem que ser feito, quando tiver que fazer, e isso vai otimizar seu tempo.

Criar filhos saudáveis ​​e felizes é como cozinhar. É preciso fazê-lo com amor, usar os melhores ingredientes e ter bastante paciência e tempo. Qualquer alguma dessas etapas é negligenciada, a receita acaba desandando.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Cuando solo tienes 120 minutos para ser un buen padre

Toma un momento para compartir ...