Quando você falha com seu filho deixa uma marca profunda em seu coração

As falhas que cometemos como pais deixarão sequelas para toda a vida em nossos filhos.  Façamos algo em tempo para remediar o dano.

Adriana Acosta Bujan

Os filhos são uma bênção; eles nasceram para nos demonstrar que o verdadeiro amor existe, esse amor que é eterno, inquebrantável e único. Seu amor nos enche o coração a cada instante e nos impulsiona a lutar a cada adversidade para vê-los felizes e realizados.

No entanto, apesar de todo o amor que eles nos dão com sua presença e o esforço para criá-los de uma maneira melhor do que fomos criados, às vezes costumamos falhar como pais; talvez de maneira consciente ou inconsciente, mas, sem dúvida, esses erros deixarão uma ferida na alma para ambas as partes.

Os erros que os pais cometem ao criar os filhos deixarão sequelas. Cada falha fica arraigada na vida de ambos de maneira silenciosa, afetando-os emocionalmente, tornando-se um impedimento para alcançarem a verdadeira felicidade.

Uma história para contar

Ainda sinto um grande pesar na alma e coração, como se todo meu ser tivesse sido ferido permanentemente. Repetindo em minha mente as falhas que cometi ao criar meu filho, ainda que as tenha descoberto e identificado (talvez um pouco tarde), os remorsos seguem guardados no coração, ainda que lhe tenha pedido perdão milhões de vezes.

Posso justificar minhas falhas dizendo que era uma mãe jovem imatura, que na época não tinha um guia ou exemplo a seguir porque minha mãe tinha morrido quando era menina; inclusive, posso argumentar que não existiam livros ou informação necessária que me ajudasse a ser boa mãe.

Advertisement

No entanto, as justificativas nunca apagarão a dor que tenho cravada no coração por ter afetado meu filho em sua vida, limitando-o a ser feliz pelo simples fato de não ter sido capaz de escutá-lo, apoiá-lo e cuidar dele quando mais necessitava. A vida me cobrou muito caro os meus erros, e embora tenha curado minha relação com meu filho, sempre carregarei essa grande tristeza e dor.

Com o passar dos anos, meu filho tornou-se pai e, graças à dor que experimentou quando o decepcionei, ele esforça-se constantemente para não cometer erros ao criar o seu filho. Felizmente, das más lições da vida sempre se aprendem coisas positivas.

Como nós, pais, falhamos

Um estudo realizado pela Universidade de Stanford afirma que os pais influenciam muito a vida dos filhos, às vezes gerando grande impacto negativo; isso acontece quando negligenciamos certos comportamentos, nossa linguagem ou o modo como tratamos nossos filhos. As crianças desenvolvem a sua personalidade através do que veem, ouvem e sentem.

Por esta razão, será importante analisar as falhas comuns que realizamos ao criar nossos pequenos, para corrigi-las, e assim evitar que os filhos sofram as terríveis consequências na sua vida adulta.

1 Não saber como priorizar

Muitos pais sabem que o bem-estar dos filhos é o mais importante, por isso se esforçam tanto para lhes prover casa, vestimenta, educação, saúde, diversão, entre outras coisas. A falha comum é não saber priorizar entre as responsabilidades e obrigações que se adquirem ao ser o sustento da família, deixando de lado o tempo de qualidade que os filhos merecem e necessitam.

Advertisement

Infelizmente, alguns trabalhos são muito absorventes, especialmente quando requerem não apenas cerca de oito horas do tempo, mas, por vezes mais; isso faz com que o tempo gasto com os filhos seja consideravelmente reduzido.

Priorizar o tempo é uma grande lição que se deve aprender, já que não vale a pena trocar as alegrias e o amor de seus filhos por um trabalho absorvente.

2 Além de apenas conversar

Podemos ouvir histórias espetaculares onde os pais têm uma excelente comunicação com seus filhos; no entanto, em algumas ocasiões não os conhecem perfeitamente, ainda que pensem conhecer tudo sobre eles. O erro não se encontra em não saber escutá-los, mas em não poder identificar seus verdadeiros sentimentos e emoções.

Muitas das tragédias ou perigos que põem em risco a vida dos filhos são por não sabermos ajudá-los ou apoiá-los a tempo; por isso, não basta ouvi-los se não se vai além de uma simples conversação, descobrindo o fundo de cada situação, pensamento ou ideia.

3 Uma caixa de vidro

É verdade que os pais desejam que os filhos permaneçam numa bola de cristal para evitar que sofram ou sejam feridos pela vida exterior; no entanto, é praticamente impossível. Eles devem ser capazes de enfrentar sozinhos os problemas da vida e resolvê-los.

Advertisement

A falha que comentamos alguns pais é precisamente resolver a vida dos filhos, sem ensiná-los a encontrar soluções. É uma maneira de protegê-los e não deixar que eles vejam e experimentem a vida tal como é.

4 abandoná-los à própria sorte

Todos, desde que nascemos, somos pessoas dependentes de nossos pais, é o primeiro vínculo de amor que conhecemos. Se por questões da vida se abandona um filho, esse erro continuará a atormentar para sempre.

Sem querer entrar num debate e respeitando as ideologias, creio que a um filho nunca se abandona, por mais crenças ou culturas ou ideologias se tenham; já que ao fazê-lo eles sofrerão emocionalmente e terão sequelas terríveis em sua vida adulta.

5 Sonhos alheios

Às vezes, os pais têm uma grande frustração pessoal por não terem conseguido alcançar seus objetivos e sonhos; por isso colocam toda a esperança em que seus filhos o farão por eles. Sua educação é rigorosa, rígida e muito agoniante, já que o que importa é que os filhos realizem sonhos que não lhes pertencem.

Deixemos que os filhos decidam seus próprios caminhos e tomem suas decisões e deixemos de subestimá-los, porque eles são capazes de enfrentar a vida e qualquer adversidade, muitas vezes melhor do que nós mesmos.

Advertisement

Certamente existem muito mais erros e enganos que cometemos ao criar nossos filhos; por isso, é sempre bom tomarmos um momento para analisar o que temos feito e assim remediar a dor.

Lembre-se de que a ajuda de um especialista sempre é altamente recomendada, já que lhe dará as ferramentas necessárias para implementar estratégias quanto à educação; inclusive ajudará a reparar os danos causados pelos erros que tenha cometido inconscientemente.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cuando le fallas a tu hijo dejas una huella profunda en su corazón

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.