Quando começa a sentir monotonia em sua vida é quando você deve tomar o controle

Não perca o controle! Recupere-o com estes 12 passos simples e esteja pronto para ser feliz.

Erika Otero Romero

A luta diária requer que você faça muitos esforços e sacrifícios. Levantar antes do nascer do sol, tentar deixar as coisas em casa em ordem e depois apanhar o transporte público para não chegar tarde à universidade ou ao trabalho. Já em seu lugar de destino, você tem que suportar pressão para render no trabalho; tanto, que acaba desejando voltar para casa e se deitar e dormir sem sequer comer. Quando chegamos, acontece que há mais coisas que temos de fazer antes de dormir e acabamos à beira de um esgotamento nervoso.

De igual modo, outras pessoas adquirem empréstimos para montar o negócio de seus sonhos ou realizar aquela viagem que tanto desejaram; o certo, é que, quando se dão conta, estão até o pescoço de problemas. Como resultado, deixam de ter paz, não dormem nem comem bem, e acabam criando mais problemas do que tinham antes; o resultado é que perderam o controle de suas vidas.

Todos os seres humanos têm seu próprio “Getsêmani”, e não basta mais que um leve descuido para perder o controle de suas existências. A boa notícia é que, mesmo que você não consiga sair totalmente dos seus problemas, ainda pode recuperar gradualmente o controle que perdeu ou cedeu a outros quando pensou que estava fazendo algo de bom para você mesmo.

Como recuperar paulatinamente o controle de sua vida?

Antes de começar a enumerar as formas mais simples de retomar o controle de sua vida, devo dizer-lhe que, para chegar a alcançar cada um destes aspectos, você deve exercer sua vontade para coloca-las em ação; do contrário, tudo ficará só numa lista de coisas que não servem para nada.

Agora sim, estas são as atividades que podem mudar sua vida para melhor:

Advertisement

1 Deixe para trás a monotonia

Você se acostuma a seguir um plano de ação diário que pode durar anos; então você percebe que faz as coisas como se estivesses programado para todas elas, como se fosse uma espécie de autômato.

Levanta-se às 5h e começa o seu dia, e quando chega a noite, fez tudo o que devia, mas não se dá conta de como nem quanto tempo levou cada atividade. Viver a vida a toque de caixa ou por inércia mata lentamente.

Por isso é necessário que, de vez em quando, faça algo que o obrigue a mudar seu plano de ação diário. Por exemplo, um dia que as crianças não tenham que ir à escola, planeje levantar-se tarde. Nesse dia, saiam a dar uma caminhada e levem uns sanduíches para comer ao ar livre, chegue em casa e disponha-se a seguir desfrutando seus filhos até o anoitecer; logo tome uma ducha e vá dormir! Isso vai mostrar-lhe que é você quem controla a sua vida.

2 Alimente seu cérebro com novidades

Uma arte, um esporte, um idioma, um jogo; o que quer que abra a sua mente a novas experiências, vai pôr a sua vida em ação, além de ativar o seu cérebro e ajudá-lo a manter-se saudável.

3 Ouça a sua intuição

Todos sentimos esse pequeno “palpite” que nos indica que algo está bem ou não tão bem. A questão é que poucos o ouvem e acabam por se arrepender.

Advertisement

Tente ouvi-lo num momento em que tenha que tomar uma decisão importante para a sua vida. Saber escutar-se é importante para ter uma boa relação consigo mesmo; sem contar que se surpreenderá com o quão sábio pode chegar a ser.

4 Seja positivo

Ser positivo mudará sua realidade para sempre. Quando uma pessoa começa a ser positiva, vê como muda sua vida progressivamente em todos os aspectos. Começa a ver como as portas, que antes acreditava fechadas, se abrem diante dela e lhe oferecem oportunidades que jamais recebeu.

Acrescente-se ao anterior o fato de que começa a ver o lado bom das coisas da vida, ainda que esses acontecimentos sejam terríveis. Sim, parece incrível, mas mesmo a catástrofe mais devastadora mostra as coisas boas que um ser humano pode ser capaz de fazer.

5 Mantenha um diário

Um diário é registro do seu dia a dia. Você não escreve ali só o que se sente, mas sobre os sonhos, os objetivos mais loucos, os sentimentos mais obscuros e tudo o que você gosta. Tudo isso na certeza de que ninguém o vai ler (claro, se você o guardar bem).

Escrever tudo o que o embarga tem um poder libertador, como quando fala com o seu amigo mais íntimo, só que o caderno não vai recriminá-lo nem precisará temer que ele use a informação que der contra você.

Advertisement

6 Não tome muita cafeína

A cafeína é um estimulante que, embora “o coloque em ação”, também pode prejudicar a sua saúde se abusar dela; bem, na verdade tudo em excesso mata, mas a cafeína deteriora a sua saúde cardíaca e fará você se sentir ansioso, e isso por si só já é terrível.

7 Cuide com o que come

Dizíamos que tudo em excesso mata. Coma o que desejar, mas na medida justa. Nem muito açúcar, nem muito sal, nem muitos carboidratos, beba bastante água. Lembre-se: “Coma para viver, não viva para comer”.

8 Cuide de sua pele

Nada mais terrível do que ter uma doença de pele. É importante cuidar dela porque, por esse órgão, entram muitas doenças; além disso, é sua carta de apresentação e diz sobre você  – o que come, como se hidrata. Por isso, aplique hidratante, protetor solar e lave-a apenas o suficiente para ficar saudável.

9 Durma

Dormir é necessário para manter o equilíbrio do corpo e da mente. Quando dorme, seu cérebro reorganiza-se e seu corpo liberta-se de toxinas, por isso é importante ter um excelente descanso noturno para ficar como novo todos os dias.

10 Tenha momentos de atividade

Quando faz exercícios, você fica feliz. Acontece que estar em atividade faz com que o cérebro libere serotonina, hormônio que o faz sentir-se feliz e bem. Além disso, você se mantém em forma e pode conhecer muitas pessoas interessantes.

Advertisement

11 Procure, regularmente, ficar em silêncio

Os momentos de paz são importantes para relaxar, para descobrir coisas novas de si e para libertar-se do estresse e tensão diários.

12 Faça coisas que o façam feliz

Isso depende de você. Se você gosta de ler, escutar música, cozinhar, ver televisão, visitar amigos ou familiares que há muito não vê, faça-o! E não deixe para amanhã o fato de que pode ser feliz se fizer o que gosta.

Sentir-se no controle de sua vida não exige muito esforço de sua parte, só necessita de uma boa disposição para consegui-lo, e o melhor…  Não custa um real!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cuando comienzas a sentir monotonía en tu vida es cuando debes tomar el control

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.