Proteja seus filhos: converse com eles sobre sexo

Assumir a responsabilidade pela educação sexual de seus filhos é essencial para evitar que eles vivam uma vida promíscua, contraiam doenças sexualmente transmissíveis ou enfrentem uma gravidez indesejada.

Andrea Echeverri Gutierrez

Em meados do século passado, praticamente não existia namoro. Se um rapaz gostasse de uma moça, ele tinha que se encontrar com os pais dela e pedir sua mão. Se aceitassem a proposta, eles iriam se casar e começar uma vida juntos, mal se conhecendo. Mas tudo isso mudou e o namoro foi estabelecido como uma etapa anterior ao casamento; em que os dois têm a oportunidade de se conhecer melhor, se divertirem e se aceitarem antes de se casar.

Embora com algumas mudanças ao longo do tempo, o namoro continuou sendo uma etapa importante que se vivia antes de se comprometer com o casamento. Hoje em dia, tudo parece ter voltado ao começo, quando o namoro não existia, mas de uma forma diferente e maluca: os jovens vão direto do primeiro encontro às relações íntimas.

Como aconselhar seus filhos sobre seus relacionamentos?

Como pai ou mãe, você tem uma responsabilidade inalienável quanto à condução de seus filhos da própria sexualidade. Por isso, é aconselhável conversar com eles desde cedo e com naturalidade sobre seu corpo. Além disso, à medida que eles crescem, suas dúvidas também aumentam, e você deve estar sempre disposto(a) a explicar-lhes todos os aspectos relacionados à vida sexual e aos relacionamentos.

Aqui estão algumas dicas para lidar com essas questões:

1. A forma como você aborda o tema “sexo” influencia diretamente na forma como seus filhos vão lidar com a própria vida sexual

É recomendável explicar-lhes que as relações sexuais são algo natural do ser humano, mas devem ser encaradas com responsabilidade e praticadas dentro do casamento.

Advertisement

2. Ensine-lhes que as relações sexuais devem vir do amor e não de um simples desejo ou impulso

Dê aos seus filhos ferramentas que os mantenham protegidos dos perigos a que estão expostos quando levam uma vida sexual ativa. A primeira coisa é fornecer informações claras e completas sobre seu corpo. Depois de dar todas as explicações, ensine a seus filhos que as relações sexuais devem surgir do amor e não de um simples desejo ou impulso.

3. Ensine seus filhos homens a verem as mulheres como iguais em essência e direitos

Os homens devem aprender desde cedo que as mulheres não são objetos para satisfazê-los nem para realizar seus desejos, muito menos para servi-los e cuidar deles.

4. Ensine suas filhas a se valorizarem e a assumirem seu papel dentro da relação em pé de igualdade

Elas devem se respeitar e ter em mente que os homens são obrigados a respeitá-las em todos os momentos.

5. O melhor é viver essa experiência íntima e sagrada com quem se ama de verdade

Sempre que tiver oportunidade, lembre-os de que ter uma vida sexual ativa acarreta riscos em vários aspectos, e que o melhor é viver essa experiência íntima e sagrada com quem amam de verdade.

6. Reforce a importância do namoro para conhecer bem o outro

E como uma oportunidade para avaliar se essa é a pessoa com quem ele quer dividir a vida. Ajude seus filhos a entenderem que o sexo antes do casamento não é saudável, nem indicado para o desenvolvimento pessoal.

Advertisement

7. Escolha o momento certo para dizer essas coisas importantes

Mantenha uma comunicação permanente com seus filhos, para que eles possam recorrer a você em caso de dúvida. E tente dizer tudo o que você acha que deve dizer nos momentos certos. Não fique esperando que seus filhos percam a confiança em você ou que afetem suas vidas tomando decisões erradas.

Leia também: 5 razões para ensinar castidade aos filhos “em pleno século 21”

Seus filhos adquirem conhecimento em sala de aula, mas a educação é responsabilidade sua. É você quem deve incutir neles os valores necessários para que vivam bem, apesar do ambiente controverso em que vivem.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Protege a tus hijos: háblales de sexo

Toma un momento para compartir ...

Andrea Echeverri Gutierrez

Andrea Echeverri Gutiérrez é colombiana; Comunicadora Social e Jornalista com especialização em Gerencia do trabalho. Ela recebeu dois prêmios pela Universidade de Savana por vários de seus poemas. É casada e tem um belo filho.