10 razões bíblicas para manter a pureza sexual até o casamento

Se você quer viver de acordo com os ensinamentos de Deus e ser abençoado em sua vida, precisa entender pelo menos 10 razões que a Bíblia nos dá para não termos relações sexuais fora do casamento legalizado.

João Martins

Durante toda a história do mundo, a sexualidade sempre foi um tema central. Enquanto existiam culturas que viam o ato sexual como algo sagrado, existiam outras que, pelo contrário, viam esse ato com leviandade, promovendo até a promiscuidade.

Hoje em dia a sociedade promove a ideia de que primeiro devemos experimentar antes de fazer um compromisso. Também existe o conceito de que o casamento é algo do passado e, como diz a música, all you need is love. O problema é que, apesar de o mundo ensinar isso, o que vemos é cada vez mais famílias desfeitas, menos casamento e mais divórcios.

Leia também: O papel do sexo e do casamento na visão de Deus

O que dizem, então, as escrituras sobre o porquê de não ter intimidade sexual antes do casamento?

1. Deus diz-nos, claramente, para não ter relações sexuais fora dos laços do matrimônio

O sétimo, dos dez mandamentos de Deus, afirma que não devemos ter relações sexuais com mais ninguém além do nosso cônjuge.

Advertisement

Com o cumprimento dos mandamentos, o Senhor nos promete que seremos abençoados, como ensina em Deuteronômio 28:1-3: “E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus: Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.”

Castidade antes e durante o casamento

2. Nós não iremos perder a bênção da noite do casamento

Existe algo muito especial na primeira noite de um casal. Apesar de todo o nervosismo é neste momento que, depois de terem feito um compromisso perante Deus de que iriam amar-se para todo o sempre, o casal irá se tornar uma só carne. Além da união física irá existir também uma união espiritual que não é observada fora dos laços do matrimônio.

I Coríntios 6:16 ensina: “porque serão (…) dois numa só carne”. Unidos em propósito, num amor e compromisso abençoados pelo Senhor.

3. Nós seremos espiritualmente mais fortes

Romanos 8:8 e 13 ensina: “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus (…) Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.”

Advertisement

Devemos exercer disciplina sobre os nossos desejos carnais. Apenas porque algo nos dá prazer não significa que é algo bom e que devemos fazer. Quando nos deixamos levar pelas coisas carnais então o nosso Espírito se torna mais fraco. Quando procuramos cumprir a vontade do Senhor então nosso Espírito se torna forte.

4. Nós seremos fisicamente mais saudáveis

O ato sexual de forma promíscua e descuidada pode acabar em graves problemas de saúde. Apesar de toda a informação que existe hoje em dia, o número de pessoas infectadas por doenças sexualmente transmissíveis está sempre a aumentar.

I Coríntios 6:18 alerta para “[fugirmos] do pecado sexual. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo”.

Ciência comprova: A castidade preserva sua saúde física e psicológica

5. Nós seremos emocionalmente mais saudáveis

Uma das razões pela qual o Senhor nos ordena a honrar os laços do matrimônio e nos mantermos puros antes do casamento tem a ver com o peso do passado. Memórias do passado, cicatrizes emocionais, imagens e memórias indesejáveis, podem tornar os nossos pensamentos mais pesados e menos puros. O Senhor pode perdoar os nossos erros do passado, mas o peso da culpa pode demorar a desaparecer.

Advertisement

Em Hebreus 13:4, é ensinado “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à fornicação, e aos adúlteros, Deus os julgará”.

6. Nós demonstramos respeito pelo bem-estar de quem amamos

Se nós colocarmos o bem-estar de quem amamos à frente dos nossos próprios desejos; quando observarmos que o bem-estar e valor espiritual vêm em primeiro lugar, então nós vamos ser compelidos a esperar pelo casamento.

Nós, como Deus, vamos desejar o melhor para quem amámos. “E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” Efésios 5:2

7. A espera é um teste ao amor verdadeiro

Amor é paciência. A pressa para a aproximação sexual não está relacionada com o amor, mas sim com o desejo carnal e paixão. O verdadeiro teste ao amor é quando desejamos primeiro fazer um compromisso sério antes de doar tudo a quem dizemos amar.

8. Nós não teremos que lidar com consequências negativas

Todo o pecado traz as suas consequências e algumas delas podem ser realmente devastadoras. Uma gravidez fora dos laços do matrimônio, hoje em dia, leva a que muitas mulheres, e moças, escolham terminar a sua gravidez – o que traz consequências graves para o seu próprio corpo e até pode condicionar o seu futuro caso deseje engravidar. O peso de uma relação que terminou, e onde se deu tudo, também deixa o seu peso.

Advertisement

Hebreus 12:1 afirma que devemos nos afastar de todo o pecado que nos rodeia.

9. Nós iremos manter o nosso testemunho cristão intacto

Nós não podemos ser um bom exemplo sobre viver o evangelho quando quebramos os mandamentos de Deus.

I Timóteo 4:12 afirma que “[devemos] ser um exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”. Quando pecamos nós perdemos parte da nossa luz.

Os 7 pecados capitais no matrimônio

10. Nós não nos deixamos guiar por menos do que a vontade perfeita do Senhor

A vontade do Senhor é clara e quando escolhemos não obedecer nós escolhemos algo menor. O ato sexual fora dos laços do casamento é contra a vontade de Deus e, quando o fazemos deliberadamente, nós estamos o afastando de nós.

Advertisement

Ele deseja nos abençoar, mas isso só acontece quando vivemos de toda a palavra que sai da boca do Senhor.

Toma un momento para compartir ...

João Martins

João Martins é um biofísico com uma paixão pelo ensino e busca de conhecimento. Podem enviar uma mensagem ou seguir no Facebook: https://www.facebook.com/joao.martins.1401 ou no google+ https://plus.google.com/u/0/+JoaoMartinsJPM/posts