Por que o casal ser “os melhores amigos” é uma utopia

Da amizade ao amor pode bastar um passo. Os especialistas explicam por que nem sempre seu parceiro pode ser seu melhor amigo.

Erika Otero Romero

Durante anos, acreditei que a pessoa com quem deveria me casar fosse o homem que eu considerasse meu melhor amigo. Acreditei nisto por muito tempo, porque pertencia a uma religião onde uma das coisas que mais inculcavam era que você deveria unir sua vida a alguém que amasse, e para se dar bem com ele, devia ser seu melhor amigo.

Honestamente, não parecia tão estranho, e até recentemente não o considerei como algo negativo. Sim, mudei de opinião porque não se pode comparar uma relação de amizade com uma que implica sentimentos de amor, pois ambas são diferentes “como o céu e a terra”.

Amizade, o que é?

É uma relação de cumplicidade, compreensão e entrosamento que pode surgir entre pessoas do mesmo sexo ou não.

Um bom amigo é aquele que lhe escuta tanto quanto é capaz de falar de si mesmo. Ele estará presente quando mais necessitar, apesar da distância e do tempo. Além disso, os bons amigos são honestos, regozijam-se com seu sucesso, e inclusive se consegue desenvolver com ele ou ela uma linguagem e humor especiais que os conecta intimamente.

Amor, o que é?

O amor é um sentimento profundo de atração, admiração, desejo, paixão, intimidade, compromisso com outra pessoa.

Advertisement

Ao contrário do que muitos pensam, o amor não é algo que surge “à primeira vista”, ou pelo menos não o amor real e verdadeiro. Amar uma pessoa leva tempo e envolve a capacidade de aceitar o outro como ele é.

No amor, assim como na amizade, deve haver cumplicidade, confiança e entrosamento. A diferença é que a amizade não envolve sentimentos de desejos ou atração; além disso, o amor deve ser correspondido, do contrário, a pessoa que sente amor por um amigo vai sofrer, inclusive estragar a amizade.

Agora, da amizade pode surgir um amor? Claro que sim, mas no momento que inicia uma relação amorosa, lamento dizer-lhe que é um adeus à amizade.

O amor e a amizade são semelhantes, mas não são a mesma coisa

As diferenças entre eles podem passar despercebidas. Você pode sentir ciúmes porque sua amiga ou amigo começa uma relação amorosa com alguém, mas o ciúme é pelo “roubo” do tempo e por você passar a um segundo plano.

Quando se trata de amor, em seu interior haverá uma luta constante de sentimentos e emoções que não se vivem tão intensamente em uma amizade. Quando a amizade passa a ser amor pode ser identificado, porque seu interesse por essa pessoa transcende à amizade, não basta que sejam amigos.

Advertisement

Se o seu amigo ou amiga lhe interessa mais do que apenas amizade, você vai procurar contato físico de forma muito mais intensa e constante. Pode acontecer também que você não aceite da mesma maneira o fato de que seu amigo/a anule um encontro na última hora; esse tipo de situações pode se tornar um completo drama caso você sinta mais do que amizade.

Por que seu parceiro não pode ser seu melhor amigo?

Porque considerar seu parceiro como seu melhor amigo pode gerar muitos problemas matrimoniais, de acordo com alguns especialistas.

Sejamos claros, com seus amigos você passa algum tempo, alguns dias por semana; com seu parceiro, pelo contrário, vive e dorme diariamente. Com seus amigos não compartilha dívidas nem assuntos financeiros e com seu cônjuge sim. Além disso, os seus amigos têm vontade e o poder de partir ou ter o seu próprio espaço e tempo longe de nós quando acharem necessário. O cônjuge está ligado a tudo o que nos diz respeito (casa, família, horários, vida), segundo a terapeuta de casamento e família Carrie Krawiec.

Krawiec adverte que o marido que considera sua esposa como sua melhor amiga tende a esperar coisas dela que, por óbvias razões, não poderá lhe dar. Por exemplo, vai querer que o tipo de apoio nas decisões a tomar seja o de uma amiga e não o de sua esposa.

Lembremos que um bom amigo, embora possa não estar de acordo com suas escolhas, pode apoiá-lo e não julgar; em troca, seu parceiro espera que você leve em conta seu ponto de vista antes de tomar uma decisão. E se as coisas correrem mal, ele não vai parar de dizer “eu disse”.

Advertisement

Contraposição

Segundo um estudo de John Helliwell, professor da Escola de Economia de Vancouver, para as pessoas menos sociais é muito mais benéfico para a sua saúde em geral considerar o seu parceiro como “melhor amigo”. Ele sustenta que quando um homem é menos social, sua esposa cumpre um papel de amigo que ele não supriria de outra maneira.

Pode ser que, nesse aspecto, Helliwell tenha razão; mas, de qualquer forma, ela será sua esposa até o dia em que morrerem ou se divorciarem, e é saudável que pense dessa maneira se deseja que seu casamento seja bem-sucedido apesar dos obstáculos no caminho que ambos possam encontrar.

A situação mais conveniente para um casamento é não se confundir. Há pontos a favor e contra numa amizade e num casamento que é saudável que tenha em mente pelo bem-estar mental e emocional de ambos como indivíduos e como casal.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Por qué en la pareja ser «mejores amigos» es una utopía

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.