Perder um animal de estimação dói da mesma maneira que quando morre um ente querido

A ciência explica por que a morte do seu cão dói tanto.

Adriana Acosta Bujan

Em uma tarde como qualquer outra, meu marido estava consertando o carro no pátio. Ele estava embaixo do automóvel trocando peças, muito entretido, quando, de repente, algo chamou a sua atenção: uma língua molhada e um focinho úmido que cheirava seus ouvidos. Quando prestou atenção, viu, pela primeira vez, uma cachorrinha preta que se aproximou tímida e com medo.

Sua primeira impressão foi achar que a cadela tinha dono, então ele se levantou e começou a perguntar aos vizinhos e pessoas mais próximas sobre a origem do animal. Ninguém confirmou que a conhecia; de imediato, procurou uma fita, amarrou-a e ofereceu-lhe um prato de ração e um pote cheio de água.

A cachorrinha mal conseguia andar, estava desnutrida, doente e cheia de carrapatos. Sem hesitação, meu marido me disse que havia um animalzinho que precisava de ajuda urgente. Foi quando a levamos ao veterinário e salvamos sua vida.

Eu nunca havia tido a sorte de experimentar o amor que os cães podem oferecer, uma vez que durante boa parte da minha infância e adolescência eu tive vários gatos como animais de estimação. Hoje posso assegurar que o amor que tenho pela minha Tolsa (é como ela é chamada) é imenso e maravilhoso.

Os Cães são fantásticos! O amor que oferecem é puro, sincero e desinteressado. Por diversas vezes, eles nos fazem sentir-nos amados e especiais, e posso assegurar-lhes de que, na maioria dos lares, eles se tornam mais um membro da família.

Advertisement

Uma ligação muito forte

O vínculo afetivo criado com animais de estimação é maravilhoso. Segundo um estudo, os donos de animais de estimação sentem-se mais satisfeitos em sua relação com seus animais do que com os humanos, porque eles fornecem um tipo de relacionamento incondicional que geralmente está ausente em algumas pessoas. Inclusive, os cientistas asseguram que ter um animal de estimação é benéfico para a saúde física e emocional.

Com suas travessuras, persuasão e afeição, é lógico que os cães animam qualquer pessoa que cuide deles, oferecendo companhia, alegria e lealdade; portanto, o vínculo que se desenvolve entre os donos e seus animais de estimação é muito forte.

A despedida

Talvez algumas pessoas que nunca tiveram um cão como mascote possam dizer que é um exagero os seus donos sentirem uma grande dor no coração quando eles morrem. No entanto, não há como negar que a relação que temos com os cães é extremamente gratificante devido ao carinho incondicional que eles nos dão.

Por que dói tanto perder seu animal de estimação?

1. Por amor

A psicóloga Julie Axelrod disse que a perda de um cachorro é tão dolorosa porque seus donos não estão apenas perdendo o animal, mas uma fonte de amor incondicional, um companheiro essencial que oferece segurança e tranquilidade.

Advertisement

Como eu mencionei anteriormente, os cães são parte da família, então, quando eles morrem a dor é imensa, assim como quando um ente querido morre. Com a convivência cotidiana, o cuidado e a segurança que nossos animais de estimação nos oferecem, um apego emocional é criado, portanto, sua partida pode causar grande sofrimento.

2. A rotina é quebrada

Adoro chegar em casa e desfrutar a grande recepção que minha cachorra faz quando me vê. Em instantes, ela começa a pular de felicidade, pula em cima de mim e emite alguns sons como se estivesse chorando. Muitas vezes, até faz xixi de alegria devido à minha presença. Ela identifica perfeitamente o momento de sair para passear, descansar, comer ou assistir a um programa de televisão.

Quando o animal morre, obviamente a rotina muda, uma vez que ele não está mais lá para recebê-lo emocionado quando você chega em casa, nem para animá-lo a sair de casa para uma caminhada quando chega a noite, você nem mesmo terá que lhe dar um prato de comida.

Muitas vezes, os donos organizam seus horários, viagens ou saídas em torno das necessidades dos animais de estimação. Essas mudanças na rotina e estilo de vida são quebradas, por essa razão, a perda pode afetar seriamente uma pessoa.

3. Emoções fragmentadas

O nível de bem-estar e felicidade que os animais de estimação nos proporcionam é inigualável. Com suas demonstrações de afeto, brincadeiras e travessuras eles conquistam nossos corações. É inevitável que uma pessoa, ao conviver com um cachorro, deixe de sorrir e de se sentir feliz quando eles morrem, nossas emoções tendem a ser automaticamente fragmentadas.

Advertisement

4. Sensação de solidão

Você pode estar cercado por pessoas que amam você, no entanto, quando seu animal de estimação morre, você sentirá uma dor na alma, uma sensação de solidão incapaz de ser preenchida por qualquer pessoa. Seu mascote costumava acompanhá-lo para todo lado, era seu amigo fiel e confidente, talvez o mais leal que você já conheceu.

5. Insegurança

Os cães nos dão segurança quando estamos em casa. Eles costumam latir com algum barulho diferente, o que significa que devemos ficar alertas para qualquer situação incomum ou estranha. Ainda que você tenha um cão de raça pequena, tenho certeza de que ele vai defendê-lo com unhas e dentes. Por essa razão, quando ele morre, você terá uma sensação de insegurança e desconfiança em relação a qualquer ruído que ouvir.

Todas as pessoas afortunadas por terem animais de estimação conseguem entender como eles são importantes em suas vidas. Não são apenas animais, eles são da família, são amigos, são seres vivos que nos ajudam a nos sentirmos felizes, protegidos e cuidados. Por essa razão, quando eles partem desse mundo, a dor é semelhante à experimentada com a perda de um ente querido.

Portanto, evitemos julgar qualquer pessoa que sofra pela perda de seu animal de estimação, já que, muitas vezes, não somos capazes de compreender esse vínculo afetivo que é tão especial.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Perder una mascota duele de la misma forma que quando muere un ser querido

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.