Para a mãe que acha que fracassou

Tem hora que você acha que está fazendo tudo errado como mãe? Então separe um minuto para ler este texto e entender que você não precisa ser perfeita.

Mariana Cruz de Assis Rocha

Ser mãe não é uma tarefa nada fácil. São pilhas de roupas para lavar e passar, comidas para fazer, histórias para contar, brinquedos espalhados esperando alguém para guardar e, além de tudo isso, é necessário ser mulher, esposa, e às vezes até mesmo se preocupar com o emprego. Com tantas obrigações, nos esforçamos para cumprir o máximo de coisas, mas nem sempre tudo sai como queremos e isso nos dá a sensação de que estamos falhando.

Nas novelas e programas de televisão sempre vemos mães felizes e calmas, que brincam, cuidam das crianças, arrumam a casa, vão trabalhar fora e estão sempre lindas. Porém, em nosso dia a dia é bem diferente, a criança não dorme a noite toda, não temos tempo de tomar um café antes do trabalho, chegamos exaustas, não conseguimos cuidar da casa toda, e, muitas vezes, esquecemos de que nós também precisamos de cuidados.

Leia: O que os filhos não sabem a respeito de suas mães

E com o passar do tempo passamos a nos questionar e nos sentimos culpadas por não estarmos sendo o exemplo de mãe que gostaríamos de ser. Se esse for o seu sentimento nesse momento, respire fundo, retire o peso dos seus ombros e veja algumas verdades que vão lhe ajudar a acalmar e entender que não precisa ser sofrido assim:

Quando estamos cansadas ficamos mais vulneráveis a acreditar em coisas que não são reais

Uma noite sem dormir pode fazer mais mal do que se imagina. O cansaço, além de diminuir o nosso ritmo, nos tira a capacidade de pensar criticamente, por isso, temos mais chances de acreditar que está tudo errado. Se dê um merecido descanso. No dia seguinte, com o humor melhor, você verá que as coisas não eram exatamente como você estava imaginando.

Advertisement

Ao invés de ver suas falhas, veja as suas vitórias

Você já parou para ver quantos sorrisos de encorajamento você dá em um dia? As refeições que prepara ou a roupa que cuida? A cada dia pequenas vitórias são alcançadas. Sempre iremos errar, mas não podemos parar. Por isso, mude seu foco das tarefas a cumprir para as tarefas já cumpridas.

Leia: 10 verdades que as mães não dizem – mas gostariam

Não seja imediatista

Às vezes as coisas não saem como esperamos. Mas nenhum resultado verdadeiro é conquistado em pouco tempo. Não são alguns dias ruins que vão definir o seu sucesso ou não como mãe, e sim, todo o processo.

Use o erro como impulso

Em vez de perder o seu tempo se julgando ou sentindo pena de você mesma, caso você erre, use o erro como incentivo para acertar da próxima vez. Mudando a sua postura você se sentirá mais confiante e mais leve.

Não se compare a outras mães

Não se critique e nem se vanglorie como mãe ao se comparar com as outras. Cada mãe vai encontrar dificuldades diferentes e não cabe a nós o julgamento.

Advertisement

Permita-se descansar

Às vezes é melhor “perder um dia” em que você sabe que não está bem para cumprir suas tarefas e se permitir descansar vendo TV o dia todo, ou indo dormir mais cedo, do que se esforçar, cansar mais e ainda assim, não conseguir alcançar o seu objetivo. Em alguns momentos, a melhor estratégia é se permitir um descanso extra e tentar novamente amanhã.

E não se esqueça nunca, você não precisa ser perfeita e dar conta de tudo para ser uma boa mãe. Lembre-se que os pequenos atos de uma mãe são os que realmente fazem a diferença na vida de um filho.

Leia: 10 coisas que somente os melhores pais e mães fazem

Toma un momento para compartir ...

Mariana Cruz de Assis Rocha

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.